Post original: https://www.boardseyeview.net/post/ratland
Em
Ratland da Eclipse Publishing, os jogadores controlam colônias concorrentes de ratos. Se isso não parece imediatamente atraente, a arte dos desenhos animados de Ramses Bosque e Matias Cazorla ajuda a definir o tema irônico; embora os artistas optem pelo engraçado em vez do fofo. E isso é apropriado porque o design de Eduardo Garciá Martin para Ratland nos deu um jogo divertido, às vezes frustrante, de forçar a sorte, com um alto fator de 'Toma Essa'.

Cada jogador começa com sete ratos e no final do jogo (que é aleatório no intervalo de 7 a 12 turnos) a vitória vai para o jogador que tiver mais ratos. Os jogadores têm seus próprios tabuleiros e telas individuais e, portanto, simultaneamente e escondidos atrás da tela, você faz a alocação de trabalhadores dos ratos em vários locais do tabuleiro. Quaisquer ratos alocados no berçário se reproduzirão e assim aumentarão o número de ratos disponíveis para você no próximo turno. É claro que seus ratos precisam ser alimentados, então o jogo exige que os jogadores coletem queijo.

Cada rodada há uma carta de evento com um efeito específico, além de uma carta que mostra a mistura de pedaços de queijo de plástico para colocar em uma sacola para cada um dos três locais. Escolha um local e retire o queijo do saco, mas isso pode incluir pedaços de queijo de várias cores, alguns dos quais têm efeitos particulares: os queijos laranja valem dois queijos normais (amarelos), mas os queijos brancos não têm valor algum. Você também pode comprar queijo venenoso.

Seu tabuleiro mostra canos que levam à esquerda e à direita e, portanto, outra opção é alocar ratos para atacar as despensas dos jogadores vizinhos. Para proteger seus estoques de queijo de ataques, você precisará alocar ratos como guardas da despensa. Como você pode imaginar, a alocação secreta simultânea de ratos para posições no seu tabuleiro envolve uma mistura saudável de bravatas, blefes e apostas de forçar a sorte. Você precisa terminar um turno com comida suficiente para alimentar sua população de ratos ou um ou mais serão enviados para o cemitério, onde valerão pontos negativos na pontuação final do jogo.
Resumindo,
Ratland é um jogo simples e fácil de jogar, onde a diversão está em adivinhar as alocações dos vizinhos e tentar tirar vantagem delas. É descaradamente 'Toma Essa': é quase certo que você invadirá e será invadido por vizinhos, especialmente quando os locais oferecem escolhas comparativamente escassas, mas o tema alegre faz com que tudo pareça muito menos pessoal do que outros jogos. Você pode até intensificar o elemento 'Toma Essa' jogando com o lado mais agressivo do tabuleiro do jogador, onde os ataques podem matar os ratos dos oponentes em vez de apenas roubá-los.
Embora os ratos sejam representados apenas por fichas de papelão, você certamente ficará impressionado com as lindas fatias de queijo de plástico. Isso é tudo, menos cafona, e certamente aumenta o apelo do jogo.
Ratland aceita de 2 a 6 jogadores, mas gostamos mais com 4 ou 5; apenas o suficiente para blefar e desorientar sem prolongar excessivamente a partida, especialmente se a carta aleatória de final do jogo não aparecer até a 12ª rodada. A maioria de nossas partidas no Board's Eye View duraram confortáveis 30 minutos.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.