Metalegit::Furar um acordo previamente estabelecido não é legal. Não sei como vcs abordam, mas eu não jogaria mais contigo depois de uma dessa e pararia ali mesmo.
Jogar um rider político depois de passar o speaker é super de boas. Mas não honrar um acordo é falta grave.
Do ponto de vista de regras, só os acordos que são resolvidos instantaneamente são vinculantes. Em outras palavras, se eu falar que troco minha carta de ação por seus bens de comércio e isso se resolver na hora, eu não posso deixar de honrar minha parte do acordo.
Nesse caso, o acordo não era vinculante. Então eu pude, pelas regras, descumprir o acordo. Eu ainda me justifiquei mostrando que algumas coisas aconteceram depois do acordo ser firmado - por exemplo, os Yin usaram uma carta que me faria perder um ponto - mas eu nem precisava de justificativa... pelas regras eu poderia quebrar a promessa sem nenhum motivo.
Pessoalmente, eu só acho justificável quebrar um acordo quando isso vai definir o vencedor da partida. Mas vai de cada um saber quanto a própria palavra vale - e como o
meta da sua mesa lida com isso.
Dito isso, se você joga TI4 em um grupo que nunca quebra nenhum acordo, você está abrindo mão de uma parte grande - e temática - do jogo. Em termos de impacto é como jogar poker sem blefar. Mesmo quando não acontece
nenhuma traição/quebra de acordo na partida (como foi o caso na maioria das partidas que joguei), só a
possibilidade da quebra já muda a maneira como as pessoas jogam.