Primeiras vezes
Há alguns anos considero Twilight Imperium meu jogo de tabuleiro preferido. Apesar disso, nos últimos anos, tive poucas oportunidades de jogá-lo. Cheguei a pegar a expansão na pré-venda, mas ainda não tinha experimentado até agora.
Recentemente, tive uma boa surpresa: Adolfo, um amigo do Noite de Jogos, evento carioca, me convidou para uma partida. Estava ansioso para finalmente estrear a "Profecia dos Reis".
Adolfo organizou um "Milty Draft" on-line, permitindo que escolhêssemos alternadamente as facções, seções do mapa e a ordem de jogo antes do dia da partida, agilizando tudo no dia da partida.
E o melhor de tudo, isso também nos permitiu estudar as facções em jogo e nos preparar para a partida - que foi o que eu fiz nas semanas anteriores.
Preparação antes da partida!
O draft foi concluído da seguinte forma:
Adolfo foi o Porta-Voz e escolheu os Titãs de Ul.
Eu, Bruno, jogando em segundo, optei pelos Emirados de Hacan.
Ricardo, em terceiro, selecionou a Irmandade Yin.
Vinicius, na quarta posição, pegou o Clã dos Saar.
Rodrigo, por último, escolheu os Arborec.
Sim, éramos apenas 5 pessoas porque o sexto jogador furou no dia anterior. Isso nos permitiu usar as Hiper Lanes, uma novidade da expansão que permite posicionar as facções de maneira equidistante, criando uma geometria impossível apenas com os hexágonos tradicionais.
Essa foi a Galáxia em que jogamos
O jogo começou às 11AM de 15/11, um dos dias mais quentes do ano. E no deserto do Rio de Janeiro, eu estava vestido de Hacan.
Os concorrentes ao trono de Mecatol Rex.
Primeira rodada
Minha preparação para a primeira rodada com Hacan valeu o esforço e tudo correu conforme o planejado. Escolhi a carta de estratégia "Comércio" com tranquilidade após Adolfo optar por "Tecnologia". As demais escolhas foram respectivamente "Liderança", "Política" e "Reposicionamento"
Antes do meu turno, Ricardo e Rodrigo realizaram movimentos táticos para colonizar sistemas adjacentes. Usei imediatamente a minha carta de estratégia para garantir recursos para a secundária de tecnologia. Minhas negociações foram bem recebidas: liberei meus adversários do uso do Marcador de Comando para fazer a secundária de “Comércio” (minha habilidade de Hacan) e recebi um bem de comércio de cada. Depois de usar meu agente para ganhar 2 commodities e trocar tudo por bens de comércio, fiquei em uma situação muito confortável.
Hacan: negociadores de boas no início da partida
Adolfo percebeu o movimento de capitalização da mesa e preferiu atrasar o uso de sua carta de estratégia, fazendo também um movimento tático.
No segundo turno, colonizei os planetas culturais Dal Bootha e Xxchan, imediatamente na minha frente, aproveitando as cartas de exploração azuis, já que eu queria ter a chance de acesso rápido à uma relíquia. Eu não sei se foi uma boa decisão, mas esse era o máximo que eu sabia sobre a estratégia de exploração, numa expansão que eu nunca havia jogado.
Ainda sem cartas de estratégias jogadas pelos meus adversários, no meu terceiro turno, fiz outra colonização – desta vez do sistema com os planetas Centauri e Graal. E sem conseguir três fragmentos azuis, minha relíquia iria que ficar para outra rodada.
Então as cartas de Estratégia bateram na mesa na ordem que eu precisava! Executei a ação secundária de "Liderança", esgotando dois planetas menos valiosos e gastando vários bens de comércio para conseguir Marcadores de Comando adicionais. Em seguida, fiz a secundária de "Reposicionamento" para produzir um Encouraçado e um Mecha (sim, é bom ser rico). E minha última ação estratégica foi secundária de "Tecnologia", pesquisando “Logística de Frota”, a fim de aumentar a movimentação das minhas naves e colonizar um terceiro sistema.
Meu plano inicial de colonizar Vefut II foi frustrado pela chegada antecipada dos rápidos cruzadores dos Titãs de Ul. Mas como última ação, consegui colonizar Ang, pegando um terceiro sistema na primeira rodada.
Tática da primeira rodada Hacan
Primeiros Objetivos na Segunda Rodada
No início do jogo, foram revelados os primeiros objetivos públicos:
· Funde Postos Avançados de Pesquisa –
Controle 3 planetas com especialidades tecnológicas. (1 PV)
· Diversifique as Pesquisas –
Possua 2 tecnologias em cada uma de 2 cores. (1 PV)
Naturalmente, não consegui converter nenhum ponto na primeira rodada. E o terceiro objetivo público revelado não facilitou a minha vida:
· Ocupe a Orla Exterior –
Tenha unidades em 3 sistemas na borda do tabuleiro do jogo, sem contar seu sistema natal. (1PV)
O problema aqui era que meu vizinho Yin é um fã inveterado de Star Trek e para ir audaciosamente aonde nenhum Yin jamais esteve, a primeira tecnologia que ele pesquisou foi Exploração da Energia Escura. Antes que eu pudesse pensar, ele já tinha um cruzador no hexágono 77 que eu precisava para completar esse objetivo.
Aproveitei para colonizar Bakal e Alio Prima, que ainda estavam desocupados. Depois, tomando a iniciativa que ninguém teve, fui para Mecatol Rex, marcando meu primeiro ponto ao pegar o marcador dos guardiões.
Tentei colocar pouquíssimas forças em Mecatol, com o discurso que eu estava de passagem, evitando ser o alvo evidente que qualquer facção em Mecatol Rex naturalmente se torna.
Tática da segunda rodada Hacan
Durante a segunda rodada, vi uma oportunidade de negociar também com Ricardo, à minha esquerda, sobre a seleção das cartas de estratégia para a rodada seguinte.
Ambos, sendo o quarto e quinto na escolha de estratégia, compartilhávamos a intenção de mover o marcador de Porta-Voz para perto de nós. Propus que Ricardo escolhesse "Comércio" (essencial para um Hacan) para que eu pudesse pegar "Política". A negociação incluiu usar o efeito do meu agente para reabastecer suas commodities, tornando Ricardo o Yin mais rico da história.
Neste ponto, é relevante mencionar que eu tinha um objetivo secreto desde o início da partida que eu ainda não havia pontuado. E escolher a carta "Política" tinha duplo propósito: adquirir o Porta-Voz e acumular cartas de ação para o final do jogo.
Outros objetivos e evolução da Partida
As rodadas passavam e a partida avançava com poucas batalhas, especialmente em minha região da Galáxia. Rodrigo, o Arborec, parecia ser o mais disposto a iniciar conflitos.
Arborec começando a briga com os Yin
Os objetivos públicos que surgiram em seguida foram:
· Negocie Rotas Comerciais –
Gaste 5 bens de comércio. (1PV)
· Faça História –
Tenha unidades em 2 sistemas que contenham planetas lendários, Mecatol Rex ou anomalias. (1 PV)
Consegui cumprir o objetivo comercial, claro, e estava com tudo pronto para completar o segundo.
Nesse ponto do jogo, já liderava o placar com 6 pontos.
· 3 objetivos públicos
· 1 ponto do marcador dos guardiões
· 1 por usar a “Imperial” enquanto estava em Mecatol Rex
· 1 por possuir um planeta com anexo de ponto por uma lei da fase de pauta
Depois de pontuar com a Imperial, Vinicius, o Saar, começou a atacar minha posição em Mecatol. Eu não ofereci muita resistência. Nesse momento, o primeiro objetivo de nível 2 já estava aberto:
· Revolucione a Guerra –
Possua 3 tecnologias de aprimoramento de unidade. (2 PV)
Eu não tive dúvidas em fazer o aprimoramento do meu encouraçado, cujos pré-requisitos eu já tinha conseguido desde a primeira rodada. Eu daria um passo em direção a um objetivo nível 2 e ao mesmo tempo fortaleceria minhas forças sob ataque.
Na quinta rodada eu fiz a secundária de “Imperial” e meu segundo objetivo secreto foi perfeito:
· Crie uma Aliança –
Controle 4 planetas culturais. (1 PV)
Com um acordo de troca de planetas feito com os Titãs de Ul usando a habilidade do meu Mecha, na próxima fase de situação eu poderia completar o último objetivo público nível 1 aberto além do meu novo objetivo secreto! Agora era a última chance para tentar acordos, trocar promissórias (quem sabe até Apoio ao Trono), antes que a mesa tivesse medo de mim.
Troca de planetas entre os Titãs de Ul e os Hacan
Minha primeira manobra foi a de comprar o marcador de Porta-Voz do Ricardo, que agora tinha a carta “Política”. Em seguida, propus uma troca de “Apoio ao Trono” que faria cada um avançar um ponto no placar. Para minha surpresa, ele aceitou, me fazendo chegar em 7 pontos, para logo em seguida jogar a ação “Revogar Lei”, tentando tirar meu planeta com anexo de pontuação e me colocar de volta nos 6 pontos.
Percebi a malandragem dele como um tipo de traição, reforçando meus planos para uma futura retaliação.
Nesse momento, Rodrigo, o Arborec, me ofereceu vender o uso de sua carta de ação de Sabotagem. O preço? 10 bens de comércio e um reabastecimento gratuito das suas commodities. Eu tinha a carta de “Comércio” na mão e poderia pagá-lo. Era uma proposta cara, mas valia um ponto de vitória.
Considerando a baixa probabilidade do próximo objetivo nível 2 ser financeiro, decidi aceitar os termos dos Arborec, apostando que o jogo terminaria antes que os bens de comércio fizessem falta.
Ao final da fase de ação da quinta rodada, atingi 7 pontos. Na fase de situação, conforme planejado, adicionei mais dois pontos ao meu placar. Isso desencadeou uma onda de desespero entre os outros jogadores, que iniciaram um conluio aberto contra mim.
Eu acreditava ter o controle da situação. Em breve descobriria que estava enganado...
Rodada Final
A rodada decisiva começou com um golpe inesperado. O objetivo público revelado foi:
· Inicie uma Era de Ouro –
Gaste 16 recursos. (2 PV)
Ironia pura! Após ter dado quase todos os meus bens de comércio aos Arborec, esse objetivo se tornou inalcançável logo para mim, um Hacan.
Mas eu também daria meu golpe: No acordo com os Yin para obter o marcador de Porta-Voz, havia uma cláusula permitindo que Ricardo vetasse uma carta de Estratégia. Ele escolheu vetar a Imperial, mas eu a selecionei de qualquer forma.
A mesa inteira entendeu isso como uma traição, mas os Yin já haviam feito sua cota de malandragem comigo. Eu estava determinado a fazer o que fosse necessário para assegurar o trono e quebrar o acordo com o Ricardo não me tiraria o sono.
Hacan mostrando seu lado sombrio
Antes do meu turno, todos os jogadores me atacaram.
Mais relevantes foram os Saar, que primeiro atacaram minha posição no planeta com o ponto anexo. A máquina de guerra ambulante de Vinicius me fez voltar para 8 pontos.
Em seguida, Os Yin atacaram uma de minhas fronteiras, bloqueando minha chance de pontuar o objetivo público de ter naves na borda do mapa.
Impedido de pontuar com a “Imperial”, usei uma ação tática para mover três cruzadores através do sistema Yin, empregando minha tecnologia “Defletor de Luz/Onda”, e me posicionei em um sistema de borda para usar a ação estratégica na próxima rodada.
Mas os Yin enviaram a temida Van Hauge, sua Nave Almirante, contra meus cruzadores. A Van Hauge tem uma habilidade especial: ao ser destruída, elimina todas as naves em um sistema. Apesar do movimento suicida, minhas tropas nem conseguiram destrui-la devido a uma sequência de azar nos dados.
Desesperado com os objetivos públicos, abandonei meus planetas de Kenara e foquei em retomar o planeta com ponto dos Saar. Deu certo! Recuperei o ponto, voltando aos 9.
Os Yin, ainda buscando vingança pela traição na fase de estratégia, finalmente capturaram meu sistema natal.
Então joguei a “Imperial” para tentar adquirir um objetivo secreto de fase de ação milagroso e...
· Faça do Mundo deles um Exemplo –
Use Bombardeio para destruir as últimas forças de um jogador em um planeta. (1 PV)
Era um objetivo perfeito de fase de ação, mas eu não tinha mais sistemas para ativar e usar o bombardeio!
Mas tinha uma Relíquia que poderia servir a esse propósito...
· Conversor Estelar –
AÇÃO: Escolha 1 planeta não natal, não lendário além de Mecatol Rex em um sistema que esteja adjacente a 1 ou mais de suas unidades que tenha BOMBARDEIO; destrua todas as unidades nesse planeta e exclua seus anexos e sua carta de planeta. Depois, coloque o marcador de planeta destruído nesse planeta e exclua esta carta.
... e isso que é emoção! Será que uma relíquia me faria terminar o jogo?
Mas uma pesquisa na internet revelou que a ação do Conversor Estelar não contava como BOMBARDEIO pelas regras do jogo.
Com as perdas militares acumuladas e muitos planetas esgotados, o único jogador capaz de atingir o novo objetivo nível 2 era Adolfo, dos Titãs de Ul, que estava com 8 pontos. Decidi usar meu Conversor Estelar para destruir um planeta dos Titãs e o Arborec terminou o trabalho de bloqueio ao capturar outro planeta, deixando-o com menos de 16 recursos para finalizar o jogo.
Aos poucos, a adrenalina e os marcadores de comando foram se esgotando. Parecia que ninguém conseguiria terminar a partida na sexta rodada. Durante a fase de situação, um após outro, os jogadores revelavam que não haviam alcançado os 10 pontos necessários para a vitória.
Foi então que, usando a carta estratégica número 8 com um toque de suspense, revelei meu objetivo secreto, guardado desde o início do jogo:
· Forme uma Rede de Espionagem – Descarte 5 cartas de ação. (1 PV)
Contra todas as expectativas e sem meu sistema natal para pontuar objetivos públicos, descartei as últimas 5 cartas de ação que possuía, finalizando a partida com um objetivo secreto.
Vitória!
Epílogo
Essa foi mais uma partida memorável de TI4. Achei a expansão absolutamente incrível e o sabor da vitória foi ainda melhor por ter sido uma das mesas mais experientes e competitivas de TI4 em que estive.
Como só havia jogado antes com o Rodrigo, quero de agradecer aos companheiros de galáxia pelo convite e pela experiência incrível no feriado do dia 15 de novembro.
Espero que a narrativa, preocupada em contar as histórias interessantes (ilustradas com ajuda do DALL-E), mas também minhas estratégias e raciocínio (ilustradas com ajuda do Power Point), tenha sido interessante tanto para leigos quanto para os aficionados em Twilight Imperium.
O próximo passo? Jogar minha primeira partida usando os CODEX!
PAX MAGNIFICA BELLUM GLORIOSUM