GabrielAlmeida::Antonio Ernande::Aos colegas que estão afirmando ser ou não ser o melhor lançamento de 2023, não há qualquer sentido nessa discussão. Obviamente não há um critério objetivo pra dizer qual é ou não o melhor lançamento, é a subjetividade de cada um que vai dizer se pra ele é o melhor ou não... é só se prender à ideia central do texto, que é dizer que o jogo é um jogaço.
Também é óbvio que não vai agradar a todos kkkk mas acho que estão exagerando quando querem criticar o jogo, chegaram a dizer que não é um jogo, mas uma simulação hahaha quanto exagero, sinceramente... se não curtiu, basta dizer que não curtiu e vida q segue, muita gente vai curtir.
No mais, eu não joguei ainda, espero jogar em breve, a temática é maneira, bem atual, e parece realista nas escolhas a serem feitas, além de ser bonito tbm... de maneira geral, parece um jogão mesmo, e independente de ser "o melhor lançamento" ou não, acho que vale dar crédito ao escritor do texto, vale a pena conferir esse jogão (que não é um simulador kkk)
Eu também não joguei, então não posso dar minha opinião empírica. Mas eu também tenho essa impressão, de que é uma simulação e não um jogo. Esta é a principal reclamação nas avaliações de nota baixa no BGG. Aqui na Ludopédia também tem. Noto um padrão.
Cara, eu acho que o problema é que as pessoas tão usando a palavra "simulador" como uma forma de fazer uma crítica, de que o jogo é ruim, não é divertido, etc., ou seja, de forma pejorativa. Na verdade, querem provavelmente dizer que o jogo não é divertido, pois parece uma simples simulação da vida real. Parecem não compreender o que significa, de fato, o termo "simulador" e qual é o objetivo de se criar um "simulador". Por isso disse que acho um exagero esse tipo de crítica... primeiro pq é tecnicamente impossível, segundo pq a pessoa só quer dizer que o jogo é chato no ponto de vista dela rsrsrs (simuladores são chatos

)
Bem, tanto no BGG quanto aqui, há muitos elogios ao jogo, dizendo que é divertido, etc.... daí volta naquilo que disse antes, é questão de gosto pessoal, e se quer criticar, diga que o jogo é muito demorado, regras confusas, muito pesado, etc., mas não diga que ele é um simulador, pois ele não é, na acepção técnica do termo. É um jogo, oras! kkkk Se não gostou por algum motivo, apenas diga que não gostou kkkk
Aliás, o termo usado na própria descrição do jogo no BGG ( "Simulate a whole contemporary nation in this asymmetric, politico-economic euro-game.") não pode ser interpretado como um "simulador", pois o que se afirma é que ele simula dinâmicas sociais reais como tema do jogo, que trata desses assuntos baseados em estudos e evidências sociais comprovadas e embasadas em conceitos já muito estudados, tanto que há cientistas sociais no projeto.
Assim, é um elogio dizer que ele simula bem as dinâmicas sociais contemporâneas no tema do jogo e seus mecanismos, e mesmo assim é um jogo divertido, que muita gente gosta, tanto que sua nota no BGG é 8.5, com poucas notas baixas, e por aqui no Brasil já está fazendo uma legião de fãs, mas isso não quer dizer que ele é um simulador, enfim. rs
A única coisa que se pode afirmar com certeza, sem ter jogado, é: é um euro pesado demais, tome cuidado se vc não gosta desse tipo de jogo.
Abraços!