igorknop::Maravilha ver (ou seria ouvir?) esse jogo por aqui. Esse eu conheci com o mestre Halaban e me apaixonei. Depois o renatchos soltou uma cópia no leilão e consegui pegar. Ano passado estava na CovilCon e quando bateu na mesa ficou por um bom tempo. Arrastei até o @evieira para a bagunça e rapidinho começou a ganhar tudo.
Tem o jeito alemão e o jeito brasileiro de jogar. O alemão não pode falar ou negociar. O brasileiro é uma discussão de feira com todo mundo pedindo número e até pedindo número para cortar na sequência.
Realmente é um que tem cara que faria sucesso aqui no Brasil, mas do último editor que conversei ele falou que tinha uma restrição de ser impresso lá na Alemanha que inviabilizava. Não sei se isso ainda se mantém e se agora, com o empurrão do GBG, vai.
Grande Igor! Essa parada do jeito alemão e do jeito BR é curioso, pq nas regras, a única coisa que ele especifica é que vc não pode compartilhar informações das cartas que vc tem na sua mão, mas nada na regra impede de virar gritaria pedindo pra igualar carta ou tentar bater carta na mesa kkkkk acho que seria muito triste jogar esse jogo sem essa interação na mesa, pq essas alianças expontâneas e fugazes elevam a magia matemática do jogo.
É uma pena se ele tem alguma restrição de impressão, olhando aqui no BGG entre 2016 e 2019 ele foi publicado pela 2F-Spiele originalmente (como Futschikato, que é a cópia que eu tenho), mas tem uma versão da Edge Entertainment em Frances e Espanhol, depois em 2016 tbm foi publicado em inglês pela Stronghold Games (que foi a que eu joguei a primeira vez), tem uma versão só em francês pela Edge tbm, em Holandês pela White Goblin Games (que curiosamente na capa o 20 não está em destaque...) e por fim em 2019 pela Mandou em coreano. Pode ter alguma informação errada aqui, pq a Holandesa e a Coreana não tem data de lançamento, só o ano, mas as demais tem lá no BGG. Não custa sonhar, pq como a gente comentou, são só cartas...