Post original: https://www.boardseyeview.net/post/solar-sphere
Você pode ser perdoado por pensar erroneamente que
Solar Sphere é uma sequência de
Solar Storm da Dranda Games. Em Solar Storm, os jogadores estavam em uma nave caindo em direção ao sol. Em
Solar Sphere, entretanto, os jogadores são empreiteiros que coletam recursos para construir uma Esfera de Dyson ao redor do sol. A jogabilidade também é muito diferente daquela de Solar Storm: o design de Solar Sphere de Arden Lowther e Simon Milburn usa uma mecânica de colocação de dados em sua essência, mas com amplas oportunidades de mitigação para que os jogadores geralmente não fiquem à mercê de rolagens dados infelizes.

Em cada uma das seis rodadas, os 1-4 jogadores lançarão seus três dados de seis lados e se revezarão para colocá-los nos locais. Primeiro, eles aumentam a moral em seu tabuleiro de jogador individual na quantidade correspondente a cada dado (números mais baixos dão mais moral). Isto é importante porque você pode sacrificar a moral para aceitar propinas que lhe permitem ganhar um recurso, fabricar um drone ou salvar dois drones (movê-los da área usada para a área ativa do seu tabuleiro). Seus dados representam suas naves espaciais, mas são seus drones que formam a moeda principal do jogo: você precisará deles para ações importantes e poderá usá-los para modificar rolagens de dados...

Cada local onde você coloca seus dados permite que você execute uma ação específica. Isso pode ser para coletar o recurso naquele local (minério, ouro ou cristal), necessário para realizar outras ações, contratar tripulação, fabricar ou resgatar drones, construir um hexágono dentro da Esfera de Dyson ou lutar contra a Frota de Resistência que se opõe ao projeto. Os locais de construção e de drone aceitam qualquer dado, embora um número maior no local de salvamento de drones lhe renderá mais drones. Os vários locais de recursos requerem um de dois números específicos (1 ou 2 para minério; 3 ou 4 para ouro; 5 ou 6 para cristal). O local de contratação da tripulação exige que o dado seja ímpar, e o local para combater a Frota da Resistência exige um número par no dado.

A mecânica básica de posicionamento é bastante direta. As ações dependem da posse dos recursos necessários, sejam eles minério, ouro, cristal ou drones. Você precisará de várias combinações destes para construir (e obter os bônus e pontos que eles geram), para contratar tripulação (que pode lhe dar ações extras a cada rodada) e para enfrentar a Frota da Resistência. Este último dá alguma recompensa a todos os participantes na batalha, mas a maior parte da recompensa vai para o 'comandante' (o jogador que contribuiu com mais drones para a luta; ou, em caso de empate, o jogador que foi o primeiro a implantar). Se alguma carta da Frota da Resistência estiver invicta, ela permanecerá no lugar por mais uma rodada. Ninguém ganha bônus se a carta da Frota de Resistência ainda estiver invicta na segunda rodada, mas o comandante ainda pode pegar a carta; e as cartas são valiosas porque carregam ícones de facção que podem contribuir para o que poderia ser um bônus substancial de coleção de conjuntos na pontuação final do jogo. Os membros da tripulação e os hexágonos Esfera de Dyson que você construiu também contribuem com ícones de ação.

Solar Sphere é um jogo onde as ações individuais podem ser simples, mas você precisa encontrar a maneira mais eficaz de encadeá-las ao longo das seis rodadas. Decidir quando ir para um local também pode ser importante: ir para um local não impede que outros jogadores também vão até ele, mas se um dado de nave já estiver em um local, os jogadores precisarão gastar um drone para colocar outro dado naquele local. Os jogadores também precisam avaliar os benefícios da gratificação diferida: em todos os locais, você tem a opção de renunciar ao benefício imediato e, em vez disso, colocar um drone. Isso significa que se você retornar a esse local em qualquer rodada futura, você obterá um benefício maior... Apenas esteja avisado que alguns jogadores podem estar propensos a hesitar em tais decisões - estendendo-se através da Paralisia de Análise, o que de outra forma seria um jogo de 60 minutos.
Há mais em
Solar Sphere do que aparenta. A arte é de Igor Ershov e Elias Stern, e embora Solar Sphere venha em uma caixa de tamanho modesto, este é na verdade um jogo euro de peso médio, onde os jogadores se encontrarão lutando com uma sucessão de decisões substanciais. E esses importantes bônus de coleta de conjuntos de final de jogo significam que não tem como adivinhar o vencedor até que as pontuações finais sejam computadas.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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