Eu entendo que sim. Apesar de não falar claramente sobre isso, a regra diz que: "Se o símbolo de uva já tiver um marcador nele ao colher uma uva nessa valor, você deve desvalorizar o marcador de uva até o próximo menor símbolo disponível."
Portanto, se você colheu uma uva de valor 1 e o marcador dela já está ocupado, você teria que desvalorizar o marcador da uva até o menor símbolo disponível, e como não há valor menor que 1 no jogo, você deve descartar a uva colhida. E entendo também que, como você alocou o trabalhador no local da colheira e fez a ação, mesmo que parcial, o campo é considerado colhido naquele ano.
Essa é uma das grandes sacadas do jogo, onde você tem que otimizar ao máximo suas ações para não perder pontos. Portanto, as vezes é melhor não colher o campo naquele ano e fazer outra ação, deixando a colheita para o ano seguinte. Tudo depende do momento do jogo e a leitura da mesa é fundamental.
Com a expansão Tuscany você amplia muito suas opções de jogo, podendo com algumas cartas especiais, maturar as uvas e vinhos durante o ano, conseguindo minimizar essa situação.