caioporaqui::linezinhah::Acho que meu post abaixo responde todas suas dúvidas, mas se ficar alguma dúvida ainda, manda PM porque não acesso direto aqui.
https://ludopedia.com.br/topico/27971/guia-definitivo-s-expansoes-do-black-plague-e-green-horde
Eu li todos os posts que me pareceram relevantes no fórum e o seu com ctz me foi referência. Foi dele minha questão do hype e o do all in. Apesar de você deixar claro a questão de cada opção do jogo, ele não me ajudou a convergir em algo que fizesse sentido pra mim. Ainda mais pela questão de preço de financiamento coletivo vs comprar após o hype. Se você entrasse no zombicide hoje, em 2023, qual seria sua visão?
Hehehehe respondi hoje o último que me perguntou lá naquele post.
Basicamente, eu iria atrás do Zombicide da Marvel ou pegaria o da DC que está pra sair. Essa opção é caso tivesse a grana pra um KS.
Hoje eu não gastaria em quase nada que gastei lá atrás(e olha que meus zumbis do Black Plague são dobrados em quantidade pq comprei separado na época). Por mais que o jogo te dê liberdade pra criar qualquer missão, no fim vai ser uma partida igual e começa a entrar uma monotonia absurda.
No início tenso, já que não tem armas e nem habilidades, o jogo fica bem desafiador.
Meio do jogo você começa a enrolar o Level pra tentar achar uma arma boa (ou a bile do dragão) antes de ficar vermelho e ferrar tudo de vez. Aqui você já controla boa parte do jogo, exceto algumas abominações especiais (no meu caso de all in).
E final de jogo, dependendo do tamanho do mapa fica muito repetitivo e soh surge zumbi pra morrer sem qualquer diversão.
Resumindo, eu, hoje, curto muito a parte inicial do zombicide, que essa sim dá dificuldade. Geral é merda e não tem equipamento, qualquer zumbi pode ferrar contigo.
Se você pretende usar pra um RPG, a jogabilidade aumenta bastante. Eu até comecei a criar um mecanismo de overlord pra controlar os zumbis, mas não tenho tido tempo pra nada.
Agora, levando em consideração a grana curta e se você não for uma pessoa que não se importa de ter apenas alguns personagens, iria com a versão de varejo da Marvel (ainda que eu ache estupidamente cara) e depois comprava uns heróis e zumbis individuais. Lá fora é fácil de achar e se for comprar apenas alguns vale a pena.
Se ainda assim a grana for escassa pra essa alternativa... Sinceramente, cogitaria o Marvel United Tb. Sei que não tem nada a ver com suas dúvidas, mas foi um jogo bem agradável e que tem uma dificuldade boa em alguns vilões.
Espero ter ajudado mais dessa vez.
Sobre comprar no KS ou no Pós Hype. Eu não acho que existe pós Hype no zombicide. Basta ver o preço de um Black Plague que já está "ultrapassado".
Versão 1.0 tem miniaturas ruins. Black Plague foi um divisor de águas em qualidade, antes dele não vale a pena. De resto eu acho que é mais o gosto pessoal da temática que você deseja.
Marvel tá caro agora? Sim... Vai baixar como ocorreu com o Hellboy? Não.
"ah mas eu não estou com pressa, posso esperar uns 2 anos"... Sinceramente, então você não está tão afim assim em ter o jogo. Aluga ele numa luderia por uns 50 reais e se divirta com o base (não estou dando fora ou sendo Ignorante, mas sim dando a realidade que não vale a pena gastar se ficar pensando em baixar a Hype num jogo que não tem uma baixa significativa).
Ahhh, cogitaria o Gear UP Tb. Gostei da proposta de ser em caneta e carta. Mas claro que não se compara com o de miniaturas.