Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2557267/article/38246136#38246136
Componentes
A frente da caixa é simples, com a imagem de um salmão e o rosto de um ancião no canto. A parte de trás da caixa deixa óbvio que esta é uma expansão para
Nusfjord e fornece moedas de metal (exatamente as mesmas que as moedas do
Nusfjord: Plaice Deck) para uso como ouro no jogo. As novas cartas têm o mesmo estilo artístico dos outros baralhos do jogo, com um grande salmão no verso para ajudar a distinguir o baralho. Um apêndice é novamente incluído descrevendo todos os edifícios em grande detalhe, juntamente com possíveis problemas de tempo com outros edifícios. Há também um novo ancião incluído (como alternativa ao ancião anterior), mas na primeira impressão infelizmente foi impresso
incorretamente, mas o apêndice mostra a contagem correta de jogadores em que ele pode ser usado.
Jogabilidade: Nova Mecânica
No geral, este baralho de cartas não adiciona nenhuma mecânica nova ao jogo, apenas novas cartas com algumas habilidades diferentes. O baralho é um nível de dificuldade superior aos baralhos de jogo básicos e tem um nível semelhante ao Plaice Deck. Existem alguns efeitos totalmente novos incluídos no baralho, que giram em torno da manipulação do número de peixes nos anciões ou do uso de um ancião sem tirar um peixe da área do prato. Também existe um edifício B, que permite remover do jogo um ancião sem peixe e pegar um novo ancião da exibição e usá-lo imediatamente. Isso lhe dá acesso a mais ações anciãs em um turno, se você planejar com antecedência. Existem também edifícios que permitem converter os peixes da sua reserva em ouro ou madeira, aumentando o gerenciamento de recursos a cada turno. Os edifícios C neste deck são de onde vem a maior parte da complexidade adicional. Existem agora edifícios C que valem menos pontos de vitória, mas recompensam ouro quando certas ações são realizadas, com mais ouro oferecido para ações em rodadas posteriores. Além disso, mais da metade dos pontos de vitória desses edifícios C são baseados em condições que dependem de 2 fatores, como pontos por ouro, mas apenas até o tamanho do seu transporte, ou pontos por madeira, mas apenas até o número de florestas restantes em seu tabuleiro. Estes são significativamente mais difíceis de pontuar em comparação com os edifícios C dos outros decks e realmente exigem que você se concentre em duas coisas para obter recompensas de pontos altos. O novo ancião é muito direto, oferecendo um peixe por prédio em sua aldeia.

Tema e duração
O tema permanece o mesmo e o tempo médio de jogo não é afetado, pois é simplesmente um novo baralho para jogar, aumentando a variabilidade do jogo.
Estratégia
Como afirmado anteriormente, não há novos mecanismos adicionados ao jogo, apenas vários novos edifícios. No geral, eu diria que os edifícios A e B valem mais pontos do que nos decks anteriores, portanto, se você construir muitos edifícios, ganhará mais pontos do que teria feito antes. As cartas A são uma mistura de cartas imediatas e de construção de combos que recompensam você por certas ações, portanto (como nos baralhos anteriores) o tempo é fundamental para as cartas imediatas e você será mais incentivado a realizar certas ações. No entanto, é fácil ter essas ações bloqueadas por outros jogadores, especialmente com contagens de jogadores mais baixas, então você não quer se comprometer muito com uma ação. Um dos meus novos edifícios favoritos é o banco imediato, que recompensa você com ouro por todos os outros edifícios que estão imediatamente no texto. Isso pode ser muito lucrativo em contagens menores de jogadores, onde você tem mais controle sobre os edifícios. As cartas de construção que permitem transformar os peixes da sua reserva em outros recursos abrem novas maneiras de jogar. Você pode preencher sua reserva a cada turno e converter os peixes em outros recursos, permitindo que você realize uma grande ação de transferência de reserva no final do jogo para obter muitos recursos e não apenas peixes. Os edifícios C deste deck são muito interessantes e gosto particularmente daqueles que recompensam ouro por realizar determinadas ações nas últimas 3 rodadas do jogo, especialmente porque recompensam mais ouro à medida que o jogo avança. Se você comprar um desses em sua mão na rodada 4, certifique-se de construí-lo o mais rápido possível para obter o máximo benefício dele. Os edifícios C que recompensam o número de recursos restantes no final do jogo adicionam um motivo para manter os recursos em vez de apenas gastá-los em edifícios por alguns pontos. Eles podem dar muitos pontos, mas precisam de um planejamento cuidadoso, e você precisa ter certeza de que seus oponentes não podem impedi-lo de otimizar os pontos desses edifícios e isso aumenta a profundidade de sua tomada de decisão. A rejogabilidade do jogo foi melhorada com todas as novas cartas de construção e efeitos, e você pode misturá-los e combiná-los com os decks base para uma variedade quase infinita. A pontuação final do jogo permanece a mesma, embora os novos edifícios C possam fazer com que isso demore um pouco mais, pois você precisa contar 2 parâmetros para alguns.

Acessibilidade
O jogo permanece com o mesmo peso, sem nenhum novo mecanismo adicionado, mas este deck é um pouco mais difícil de jogar do que os decks básicos e tem um peso semelhante à expansão
Nusfjord: Plaice Deck. A expansão é fácil de ensinar a novos jogadores, mas provavelmente é mais adequada para jogadores que já jogaram o jogo algumas vezes. O apêndice incluído é conciso e cobre todas as possíveis dúvidas que tive até agora e tem a mesma qualidade dos jogos básicos. A expansão e as moedas cabem facilmente na caixa principal.
Considerações finais
Esta é mais uma expansão em termos de cartas e as moedas são um ótimo complemento. Você terá moedas de metal suficientes para um jogo de 1 a 3 jogadores com esta expansão e se possuir a expansão anterior, agora terá o suficiente para um jogo de 4 a 5 jogadores. Este é um deck para jogadores com alguma experiência no jogo base, com os edifícios oferecendo mais pontos do que outros decks. Eu recomendaria esta expansão em vez do Plaice Deck, pois os efeitos de construção são mais exclusivos e os edifícios do deck C exigem mais planejamento e otimização para serem bem utilizados. Não há razão para não adicionar esta expansão ao jogo base e você deve escolhê-la se quiser mais variedade.
Silver Duck Reviews
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.