hugovasconcelos::Helton_Gomes:::Galera, na minha ultima jogatina, bolei uma estratégia com Deus Anúbis que achei muito overpower o que desbalanceou em muito o jogo. Por isso gostaria de compartilhar com vocês para ver se existe alguma falha devido as regras, embora eu mesmo analisei e não encontrei nenhuma, mas...
ESTRATÉGIA:
DESBLOQUEAR OS PODERES DO ANKH:
-Resplandecente: A força base do seu Deus é 3 se você controlar pelo menos 3 monumentos do mesmo tipo.
-Em Harmonia com os Obeliscos: Inicio da sua batalha mova qtas das suas miniaturas que vc quiser para espaços adjacentes aos seus obeliscos na região.
HABILIDADE DO ANÚBIS:
-Sempre que Guerreiros inimigos forem mortos, o jogador de Anúbis pode aprisionar 1 deles em um dos espaços disponíveis no seu Tabuleiro do Deus. Durante a Resolução da Batalha, a miniatura do Deus Anúbis tem +1 de força por Guerreiro aprisionado, até um máximo de +3 de força.
Ou seja, se eu desbloquear o poder do Ankh Resplandecente e tiver 3 obeliscos sob meu controle meu Anúbis terá uma força base de 3. Se eu utilizar a habilidade dele de aprisionar guerreiros inimigos, eu posso ter até +3 de força resultando em uma força base de 6.
Agora, desbloqueando o "Em Harmonia com os Obeliscos", se eu tiver ao menos 1 miniatura em qualquer região, implicando assim no envolvimento de uma batalha e nestas mesmas regiões, eu tiver "obeliscos", eu poderia estar teletransportando um Deus com força base de 6 em todas as batalhas. Eu digo em todas as batalhas, pois mesmo que por ventura eu venha a perder uma batalha, pela regra, um Deus não morre, ou seja eu ainda poderia continuar com ele e teletransporta-lo para outras regiões. Muito overpower.
Seria isso mesmo? Ou existe alguma regra que impeça esta estratégia que eu desconheço?
Você chegou a jogar de fato usando essa estratégia? Ela existe, mas não é desbalanceada, por alguns motivos:
1. Monumentos não são seus durante todo o jogo, alguém pode roubar de você;
2. As colocações de camelo e de miniaturas ao redor do seu obelisco podem prejudicar a utilização da sua habilidade (você pode ficar sem espaços adjacentes a ele para ir), até porque outras pessoas podem ter o alinhamento e mover antes de você;
3. A habilidade do Anubis de ter 3 guerreiros com ele efetivamente depende dos outros jogadores não pagarem para recuperar seus guerreiros na hora de fazer summon.
Enfim, Ankh é justamente sobre interações e combos que você cria ao longo da partida, mas não é razoável dizer que uma estratégia em um jogo é forte ou desbalanceada jogando uma vez ou mesmo só pensando nela.
Sim, eu consegui efetivamente usar esta estratégia.
Respondendo aos seus comentários:
1-Sim, concordo, porém você só pode roubar monumentos quando não houver mais nenhum monumento neutro em jogo, desta forma, eu apenas analiso o monumento mais isolado e isolo a possibilidade de alguem preenchelo, como? Colocando 1 miniatura adjacente e construindo obelisco em outro campo adjacente, ou como vc mesmo comentou abaixo posso usar as colocações de camelo. Falo isso pois foi o q fiz na jogatina no qual consegui a estratégia do Anubis citada.
2-Para mitigar essa ação eu construo obeliscos em areas com maiores espaços adjacentes ao seu redor.
3-Sim, concordo, porém qualquer miniatura que "morra" durante um combate, seja comigo envolvido ou não eu poderia aprisiona-lo. Ou seja, nos 3 ultimos eventos de batalha eu levaria os 3 primeiros conflitos para chegar ao maximo e teria os outros 4 e 5 conflitos com Anubis em base 6.
Resumindo, quando você sabe o que pode afetar a sua estratégia, você procura meios de mitiga-la, mas ainda sim eu não consigo deixar de acreditar que esta estratégia é facil de executar e consequentemente desbalanceada.