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Ação de Atualizar

Eclipse: O Segundo Despertar da Galáxia
  • avatar
    grivours22/10/23 17:59
    avatar
    grivours
    22/10/23 17:59
    863 mensagens MD

    Boa tarde a todos !!

    Estava jogando ontem e tive uma dúvida.

    As atualizações que você já fez nas suas naves podem ser reorganizadas entre elas ou, pelo menos, dentro da mesma nave? Movendo ela para outro espaço, no caso.

    Desde já, agradeço a atenção de quem responder !

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  • Victor
    2539 mensagens MD
    avatar
    Victor22/10/23 19:26
    Victor » 22/10/23 19:26

    grivours::Boa tarde a todos !!

    Estava jogando ontem e tive uma dúvida.

    As atualizações que você já fez nas suas naves podem ser reorganizadas entre elas ou, pelo menos, dentro da mesma nave? Movendo ela para outro espaço, no caso.

    Desde já, agradeço a atenção de quem responder !


    Grivours, eu nao tenho a 2a edicao do Eclipse, então vou lhe passar o que sei da 1E, ok?

    Quando voce realiza essa acao, voce pode REMOVER PARA O ESTOQUE quantos tiles QUISER dos modelos de naves E TAMBEM adicionar aos seus modelos de naves até dois tiles NOVOS, sendo que algumas raças diferem dessa quantidade de tiles adicionasos, acordo com a sua cartela, descrito no espaço da acao. 
    Ou seja, uma vez adicionado tile a uma nave, voce só pode remove-lo para o estoque. Daí, voce pode adicionar este tile a esse mesmo modelo ou a um outro modelo como um dos dois tiles normalmente permitidos nesta acao. 

    Exemplo:  voce quer colocar uma peça de canhao de ions no seu modelo de caça/interceptador (nao sei a traducao utilizada), colocando-a no lugar de uma peça de blindagem neste modelo (pois nao tem mais espaço para upgrades). Em adicao, voce quer adicionar uma blindagem semelhante ao modelo do cruzador. Então ao realizar essa ação de atualizacao, voce remove livremente a blindagem do caça/interceptador, que volta para o estoque. Daí, voce pode adicionar até 2 tiles em seus modelos de nave, alocando o canhão de ions nessa nave menor e alocando a peca de blindagem ao cruzador. Ou seja, não há uma troca direta entre os modelos de naves.

    Assim era na 1E. Inclusive, naquela edicao, uma vez adicionando peças especiais (= poderosas peças de upgrades de naves que só se encontram em em discovery tiles/peças de descobertas), estas se removidas daquele modelo de nave serão perdidas para sempre! Por isso planeje muito bem onde alocará essaa peças especiais se conseguí-las.

    1
  • gusdzilla
    238 mensagens MD
    avatar
    gusdzilla22/10/23 19:53
    gusdzilla » 22/10/23 19:53

    no manual de regras diz o seguinte

    Quando vc faz a ação de atualizar vc pode

    1 - devolver pra bandeja quantas atualizacoes vc quiser, retirando das suas naves

    2 - mover atualizações da bandeja para espaços vazios em qualquer nave sua, obedecendo as regras (pelo menos um propulsor, pre requisitos de tecnologia, pelo menos  1 motor na nave).

    1
  • Tuor_Raptor
    151 mensagens MD
    avatar
    Tuor_Raptor23/10/23 09:34
    Tuor_Raptor » 23/10/23 09:34

    Para responder a sua pergunta, acho que cabe o bom senso dos jogadores.

    Conforme os colegas acima explicaram, existem essas regras aí do jogo para a Ação de Atualização. Agora mexer no blueprint das naves (livremente) eu não me lembro de ter lido nada relativo a isso no manual.

    Quando jogamos aqui em casa, ficou estipulado em comum acordo que mexer ou trocar de lugar os mecanismos da mesma nave em seus blueprint sem afetar o desempenho dela ficou livre, não precisa gastar uma Ação de Atualizar.

    Mas veja bem, sem afetar o desempenho das naves... Agora, caso algum jogador queira mexer um tile de Canhão (sobrando no blueprint) para algum espaço vago do blueprint da nave, por que ganhou um tile de energia em alguma descoberta no final de um combate ou como resultado de uma Ação de Explorar, por exemplo, esse jogador precisará fazer obrigatoriamente a Ação de Atualizar, mesmo não comprando nenhum tile ou trocando por alguma atualização da bandeja.

    Entendemos que ficaria desproporcional ao andamento do jogo caso  algum jogador ganhe alguma atualização boa, e por estar sobrando no blueprint de alguma nave um tile de canhão, acabe remanejando gratuitamente.

    Imagine se na fase de combate existissem 2 combates, por exemplo:
    Temos combate no Tile de Espaço 203 (Adversário 1 X Antigo);
    Temos combate no Tile de Espaço 120 (Você X Adversário 1);
    Num cenário onde o Adversário 1 ataca um Antigo e como resultado do combate ele ganha uma descoberta e coloca na nave no final da fase de combate dele um tile de (Energia 11),  e ainda troca a posição de um tile de canhão deixando a nave dele com um poder ofensivo ainda maior é meio complicado. Sendo que ainda nem encerrou as fases de combates restantes, pois ainda aconteceria o combate no Tile de Espaço 120 (Você X Adversário 1), o jogo ficaria totalmente desproporcional...

    Espero ter ajudado.

    1
  • patrickbnu
    2011 mensagens MD
    avatar
    patrickbnu23/10/23 19:58
    patrickbnu » 23/10/23 19:58

    Resumindo, não pode mexer nas peças. Pode remover quais quiser, e comprar 2 novas, é isso.

    2
  • grivours
    863 mensagens MD
    avatar
    grivours23/10/23 21:49
    grivours » 23/10/23 21:49

    Tuor_Raptor::Para responder a sua pergunta, acho que cabe o bom senso dos jogadores.

    Conforme os colegas acima explicaram, existem essas regras aí do jogo para a Ação de Atualização. Agora mexer no blueprint das naves (livremente) eu não me lembro de ter lido nada relativo a isso no manual.

    Quando jogamos aqui em casa, ficou estipulado em comum acordo que mexer ou trocar de lugar os mecanismos da mesma nave em seus blueprint sem afetar o desempenho dela ficou livre, não precisa gastar uma Ação de Atualizar.

    Mas veja bem, sem afetar o desempenho das naves... Agora, caso algum jogador queira mexer um tile de Canhão (sobrando no blueprint) para algum espaço vago do blueprint da nave, por que ganhou um tile de energia em alguma descoberta no final de um combate ou como resultado de uma Ação de Explorar, por exemplo, esse jogador precisará fazer obrigatoriamente a Ação de Atualizar, mesmo não comprando nenhum tile ou trocando por alguma atualização da bandeja.

    Entendemos que ficaria desproporcional ao andamento do jogo caso  algum jogador ganhe alguma atualização boa, e por estar sobrando no blueprint de alguma nave um tile de canhão, acabe remanejando gratuitamente.

    Imagine se na fase de combate existissem 2 combates, por exemplo:
    Temos combate no Tile de Espaço 203 (Adversário 1 X Antigo);
    Temos combate no Tile de Espaço 120 (Você X Adversário 1);
    Num cenário onde o Adversário 1 ataca um Antigo e como resultado do combate ele ganha uma descoberta e coloca na nave no final da fase de combate dele um tile de (Energia 11),  e ainda troca a posição de um tile de canhão deixando a nave dele com um poder ofensivo ainda maior é meio complicado. Sendo que ainda nem encerrou as fases de combates restantes, pois ainda aconteceria o combate no Tile de Espaço 120 (Você X Adversário 1), o jogo ficaria totalmente desproporcional...

    Espero ter ajudado.


    Entendi sua explicação, obrigado por compartilhar suas experiências !!

    Mas, um detalhe me chamou atenção: na fase de combate, a parte de receber as Descobertas e, por consequência, se for algum sistema, posicionar na matriz de uma nave, somente ocorreria ao final de todos os combates ocorrerem, não? Que eu me recorde, isso fica naquelas etapas que ocorrem após o fim de todos os combates, quais sejam: atacar população, coletar descobertas e etc...

    Tira essa dúvida se souber @Victor

    0
  • Victor
    2539 mensagens MD
    avatar
    Victor23/10/23 23:13
    Victor » 23/10/23 23:13

    grivours::
    Tuor_Raptor::Para responder a sua pergunta, acho que cabe o bom senso dos jogadores.

    Conforme os colegas acima explicaram, existem essas regras aí do jogo para a Ação de Atualização. Agora mexer no blueprint das naves (livremente) eu não me lembro de ter lido nada relativo a isso no manual.

    Quando jogamos aqui em casa, ficou estipulado em comum acordo que mexer ou trocar de lugar os mecanismos da mesma nave em seus blueprint sem afetar o desempenho dela ficou livre, não precisa gastar uma Ação de Atualizar.

    Mas veja bem, sem afetar o desempenho das naves... Agora, caso algum jogador queira mexer um tile de Canhão (sobrando no blueprint) para algum espaço vago do blueprint da nave, por que ganhou um tile de energia em alguma descoberta no final de um combate ou como resultado de uma Ação de Explorar, por exemplo, esse jogador precisará fazer obrigatoriamente a Ação de Atualizar, mesmo não comprando nenhum tile ou trocando por alguma atualização da bandeja.

    Entendemos que ficaria desproporcional ao andamento do jogo caso  algum jogador ganhe alguma atualização boa, e por estar sobrando no blueprint de alguma nave um tile de canhão, acabe remanejando gratuitamente.

    Imagine se na fase de combate existissem 2 combates, por exemplo:
    Temos combate no Tile de Espaço 203 (Adversário 1 X Antigo);
    Temos combate no Tile de Espaço 120 (Você X Adversário 1);
    Num cenário onde o Adversário 1 ataca um Antigo e como resultado do combate ele ganha uma descoberta e coloca na nave no final da fase de combate dele um tile de (Energia 11),  e ainda troca a posição de um tile de canhão deixando a nave dele com um poder ofensivo ainda maior é meio complicado. Sendo que ainda nem encerrou as fases de combates restantes, pois ainda aconteceria o combate no Tile de Espaço 120 (Você X Adversário 1), o jogo ficaria totalmente desproporcional...

    Espero ter ajudado.


    Entendi sua explicação, obrigado por compartilhar suas experiências !!

    Mas, um detalhe me chamou atenção: na fase de combate, a parte de receber as Descobertas e, por consequência, se for algum sistema, posicionar na matriz de uma nave, somente ocorreria ao final de todos os combates ocorrerem, não? Que eu me recorde, isso fica naquelas etapas que ocorrem após o fim de todos os combates, quais sejam: atacar população, coletar descobertas e etc...

    Tira essa dúvida se souber @Victor

    Eu dei uma olhada nas paginas do BGG e na 2a edicao voce receberia a Descoberta no final da fase de combate (mas nao me lembro se atacar a populacao faz parte dessa fase ou logo depois). O mais importante é que nao poderia aplicar uma peça de tecnologia na matriz de uma nave antes de finalizar todos os combates daquela rodada.

    2
  • Tuor_Raptor
    151 mensagens MD
    avatar
    Tuor_Raptor24/10/23 08:25
    Tuor_Raptor » 24/10/23 08:25

    Victor::
    grivours::
    Tuor_Raptor::Para responder a sua pergunta, acho que cabe o bom senso dos jogadores.

    Conforme os colegas acima explicaram, existem essas regras aí do jogo para a Ação de Atualização. Agora mexer no blueprint das naves (livremente) eu não me lembro de ter lido nada relativo a isso no manual.

    Quando jogamos aqui em casa, ficou estipulado em comum acordo que mexer ou trocar de lugar os mecanismos da mesma nave em seus blueprint sem afetar o desempenho dela ficou livre, não precisa gastar uma Ação de Atualizar.

    Mas veja bem, sem afetar o desempenho das naves... Agora, caso algum jogador queira mexer um tile de Canhão (sobrando no blueprint) para algum espaço vago do blueprint da nave, por que ganhou um tile de energia em alguma descoberta no final de um combate ou como resultado de uma Ação de Explorar, por exemplo, esse jogador precisará fazer obrigatoriamente a Ação de Atualizar, mesmo não comprando nenhum tile ou trocando por alguma atualização da bandeja.

    Entendemos que ficaria desproporcional ao andamento do jogo caso  algum jogador ganhe alguma atualização boa, e por estar sobrando no blueprint de alguma nave um tile de canhão, acabe remanejando gratuitamente.

    Imagine se na fase de combate existissem 2 combates, por exemplo:
    Temos combate no Tile de Espaço 203 (Adversário 1 X Antigo);
    Temos combate no Tile de Espaço 120 (Você X Adversário 1);
    Num cenário onde o Adversário 1 ataca um Antigo e como resultado do combate ele ganha uma descoberta e coloca na nave no final da fase de combate dele um tile de (Energia 11),  e ainda troca a posição de um tile de canhão deixando a nave dele com um poder ofensivo ainda maior é meio complicado. Sendo que ainda nem encerrou as fases de combates restantes, pois ainda aconteceria o combate no Tile de Espaço 120 (Você X Adversário 1), o jogo ficaria totalmente desproporcional...

    Espero ter ajudado.


    Entendi sua explicação, obrigado por compartilhar suas experiências !!

    Mas, um detalhe me chamou atenção: na fase de combate, a parte de receber as Descobertas e, por consequência, se for algum sistema, posicionar na matriz de uma nave, somente ocorreria ao final de todos os combates ocorrerem, não? Que eu me recorde, isso fica naquelas etapas que ocorrem após o fim de todos os combates, quais sejam: atacar população, coletar descobertas e etc...

    Tira essa dúvida se souber @Victor

    Eu dei uma olhada nas paginas do BGG e na 2a edicao voce receberia a Descoberta no final da fase de combate (mas nao me lembro se atacar a populacao faz parte dessa fase ou logo depois). O mais importante é que nao poderia aplicar uma peça de tecnologia na matriz de uma nave antes de finalizar todos os combates daquela rodada.

    @Victor Na página 21 do manual disponibilizado aqui na Ludopedia, do lado direito da folha temos o ítem "3" que em seu texto deixa bem esclarecido as Fases de Combate.
    Logo, todas as descobertas só poderão ser aproveitadas como atualizações das naves no ítem "3C", ou seja, após todos os combates terem acontecido.
    Deste modo o jogo fica bem menos aleatório e mais estratégico.
    Acho que todas as dúvidas foram sanadas agora! :D 

    2
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