Vamos arrumar confusao.
Viticulture precisa de uma house rule p ficar bom: Cada garraga produzida, precisa de 1 garrafa aberta em IRL. O jogo fica bom p caramba da metade para frente quanto foram derrubadas 7 ou mais garrafas. Infelizmente, o jogo nao e para quem nao pode ou nao quer beber
Tecnicamente, se TI4 (meu jogo favorito) e Eclipse sao considerado 4x,o Scythe e um 4x tb. O problema dele, para mim, e que ele nao joga como um 4x normal, pq na verdade ele e um jogo de corrida. Tanto que a 1a vez que jogueieu nao gostei do jogo, mas entendi que nao era o que foi prometido. Dai jogando como uma corrida, passei a curtir bastante o jogo. Mas realmente nao e para todo mundo.
Por fim, o Tapestry, mais uma vez nao e um civ tradicional. e de verdade se olharmos para parar e ver o que cairia como um civ tradicional se basearmos no jogo do PC, acho que so teriamos o CIV 2010 e o Clash of cultures como jogos que caberiam como CIV tradicional. Talvez o CIV da eaglegame se encaixe, mas o sistema de recursos dele ficou ruim demais. Se pararmos para pensar Nem o CIV original (aquele que foi lancado antes do jogo de PC) seria considerado tradicional pela expansao e sistema comercial. E olha que muitos desses jogos tem o feeling do feeling de crescimento de civilizacao). Mas de verdade o que para mim mais peca na funcao e o New Dawn (nem com a expansao salva), ele consegue perder ate para o Dominations nessa questao. (sim, eu tenho jogos de civ demais, muito mais do que deveria, e o unico que vendi ate hj foi o New Dawn).
Dai em diante, prefiro nem falar, pq realmente os jogos acabaram sendo um grande disperdicio... E nesse ponto, acho que e onde voce mais acerta no post: O Stoney vende gato por lebre, pois os jogos acabam nunca sendo o que ele vende.
Mais uma vez otimo texto.