É um post válido, assim como qualquer opinião sobre jogos, ainda mais aqui na Ludopedia.
Discordo de muitas coisas, concordo com algumas (sobretudo com a crítica assertiva ao modelo de negócio da editora) e beleza. Acredito que alguns jogos da Stonemaier de fato tenham alguns problemas de balanceamento, mas muitos jogos adorados por ai também tem e parecem não "viralizar tanto". Isso não deixa de ser um problema, mas algo que vai para além da editora. Para citar um mais recente, em Arnak, por exemplo, se você não avança mais que os outros jogadores na trilha de pesquisa, é quase que impossível ganhar. Poucas jogadas ou nenhuma, independentemente do cenário, são mais vantajosas que avançar na trilha. Por qual razão, em Scythe, o desbalanceamento parece ser TÃO ALARMANTE assim?
Voltando a post, ele tem seu mérito, mas principalmente nas argumentações de Scythe, ficou claro que é muito mais picuinha (e quebra de expectativa) do que um argumento sólido para não gostar de jogo. Veja bem, não há problema em não gostar e muito menos em não saber explicar a razão por qual vc não gosta de algo. Muitas vezes desgostamos sem motivo e isso é completamente humano. Tem jogo famoso por ai e muito bem avaliado que eu desgosto e não tenho muita explicação. Nem tudo tem que ter explicação, mas idealmente, se você vai fazer um comentário público e de visibilidade, o ideal é que se tenha argumentos fundamentados para o desgosto.
Infelizmente, reclamar de que não faz sentido ter um MECH na lore da jogo, simplesmente ignorando o cenário estabelecido no manual e nos materiais promocionais, só me parece ser uma má vontade crônica com o jogo. Isso sem contar a reclamação sobre líderes de facção terem animais como companheiro ou sobre as políticas de travessias. Como se realmente fosse anormal mídias de fantasias relacionarem humanos com animais ou então como se as mídias não precisassem de limitações para estabelecer um cenário harmonioso, mantendo uma progressão da escala de poder. Video-games tem isso à todo momento, e muitos board games também.
Novamente, não é que exista problema em desgostar desses aspectos do jogo, mas a partir do momento que esses pequenos detalhes são o foco da argumentação, o texto todo sobre Scythe só parece querer achar uma justificativa lógica para o autor do post não gostar de jogo. Parece questão de ego, achar algum um defeito grande para racionalizar suas emoções. A gente pode só não gostar de algo, sem ter justificativas, somos todos humanos, nem tudo precisa ter uma dissertação ou uma concatenação lógica sobre. Eu não gosto, por exemplo, de Terraforming Mars, e não sei sequer explicar o porquê.
Scythe tem desbalanceamentos (embora eu só ache perceptível depois de MUITAS partidas), mas o erro dele é ter, quiçá, levado as pessoas a crerem que seria um jogo diferente. Sendo culpa do criador ou não. Para quebra de expectativa, não precisa ter argumentação, apenas acontece. Quem dera eu nunca tivesse expectativa com um produto quebrada, mas isso, no fim das contas, diz muito mais de mim do que do produto.