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  3. Scythe
  4. Virando a Mesa: Stonemaier Games.

Virando a Mesa: Stonemaier Games.

Scythe
  • Swrain
    218 mensagens MD
    avatar
    Swrain23/10/23 09:55
    Swrain » 23/10/23 09:55

    Bom texto rs
    Como nao sou dessas pessoas que compram lado, ou seja, jogo euros e ameris numa boa sem criar caso, por exemplo, tb nao me ligo nisso de alguem defender uma marca, editora, criadores, etc.
    Pra mim é uma grande perda de tempo e uma bobagem sem tamanho vc ser fã de editora ou de criador, a ponto de pegar mal qd alguem critica rs... (do mesmo modo que so curtir euro ou so curtir ameri ou so curtir uma coisa ou outra ou nao curtir um jogo maravilhoso so pq "tem aleatoriedade" etc) mas ta no pacote desse mundo maluco moderno onde se vc curte A, automaticamente tem que ver problema em B e assim por diante.
    Minha unica ressalva qt ao Scythe no seu texto é o lance dele nao ser 4x. Ele pode nao ser aquele 4x clássico, raiz rs... mas nao deixa de ser um 4x se vc considerar um monte de outro 4x que tb tem mais ou menos um desses 'x' ai rs hj em dia com esses jogos mesclando mecanicas essas definicoes vao cada vez mais ficando menos absolutas, é algo com o que temos que lidar, nao tem pra onde fugir.
    No mais, reclamar dos navios flutuantes hahaha pow vc nao assistiu Vingadores nao? rs "free your mind Neo" curte o que é divertido e divirta-se sem essa neuras hahaha

    6
  • tpcordeiro
    1737 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro23/10/23 11:04
    tpcordeiro » 23/10/23 11:04

    Bombardium::Jogos de alocação de dados ainda não eram muito comuns, e ele fez um sucesso legal por onde passou, por mais que ele tenha ficado na sombra do seu contemporâneo.

    E qual seria esse jogo contemporâneo do Euphoria?
    Bombardium::Pessoalmente, eu nunca vi ninguém falando mal desse jogo.

    Já vi o pessoal reclamar q quem tira dado duplo leva muita vantagem e tem tb a questão de todo jogo da Stonemaier, q vc nem chegou a comentar mas é muito criticado, q é sempre um final anticlímax, pq ele termina na hora, sem deixar todos os jogadores fazerem o mesmo número de rodadas.

    1
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium23/10/23 11:15
    Bombardium » 23/10/23 11:15

    tpcordeiro::
    Bombardium::Jogos de alocação de dados ainda não eram muito comuns, e ele fez um sucesso legal por onde passou, por mais que ele tenha ficado na sombra do seu contemporâneo.

    E qual seria esse jogo contemporâneo do Euphoria?


    Bombardium::Pessoalmente, eu nunca vi ninguém falando mal desse jogo.

    Já vi o pessoal reclamar q quem tira dado duplo leva muita vantagem e tem tb a questão de todo jogo da Stonemaier, q vc nem chegou a comentar mas é muito criticado, q é sempre um final anticlímax, pq ele termina na hora, sem deixar todos os jogadores fazerem o mesmo número de rodadas.

    Isso sou eu citando mais uma vez o Viticulture, os dois saíram no mesmo ano.


    Te falar que eu nunca reparei isso, mas legal você levantar essa bola. Vou dar uma olhada sobre isso. Quando escrever parte 2 eu te cito.

    0
  • Mateus_abude
    161 mensagens MD
    avatar
    Mateus_abude23/10/23 11:29
    Mateus_abude » 23/10/23 11:29

    Vou comentar somente os jogos aue eu tenho e gosto, acho Wingspan e Viticulture bons jogos mas não morro de amores por eles.

    Scythe 

    - Dos seus pontos de critica do Scythe a maioria foram relacionados ao tema e ao formato dos meeples. Na minha visão pessoal o tema possui 0 influência pra eu gostar do jogo ou não, claro que o tema possibilita uma abordagem estética que permite a parte artística do jogo se destacar, mas o que interessa de verdade é se a mecânica do jogo é boa ou não. Então na minha visão esses pontos são totalmente irrelevantes para se analisar a qualidade do jogo.

    - Quanto a ser 4x ou não. De novo, pra mim isso não interessa. Além disso eu particularmente não me recordo de ter visto videos e posts do proprio Jamey afirmando que o jogo era 4x, pode até ser que existam, mas eu nunca vi, diferentemente do tapestry que de fato possui na caixa "Um jogo de civilização". Mas mesmo que tivesse sido anunciado como um 4x, basta uma rapida lida no manual ou assistir um video de análise que se notará rapidamente que o jogo não é 4x ou wargame. 

    - Você disse que o jogo base não possui muitas combinações quanto a rejogabilidade. Bom, só considerando as combinações de facção e tabuleiro de ação são 23 combinações permitidas no jogo base, então você pode jogar 23 partidas sem repetir nem uma vez sua combinação. Além disso, as facções e as respectivas combinações que você enfrenta tem um impacto muito grande nas suas decisões, Scythe é um jogo que é muito mais importante prestar atenção no que os outros fazem. 23 partidas sem repetir me parece uma boa rejogabilidade, sem contar que depois da 23ª partida você não vai lembrar exatamente como jogar com cada combinação e essa é a graça do jogo, aprender a jogar com e contra todas as combinações possíveis. Isso que eu nem levei em conta outros fatores importantes de rejogabilidade, como os objetivos, encontros e cartas de fábrica. Não vejo o fato das bases serem fixas como receita de bolo, mas uma possibilidade de se estudar aberturas diferentes para cada combinação, como muitos fazem no bgg.

    - Quanto a limitação de cruzar rios. Realmente não entendi sua crítica, pois é uma limitação como qualquer outra existente em jogos. E não é como se fosse tão restritiva, em 6 rodadas ou menos é possível sair da sua pequena ilha tranquilamente.

    - Como já citaram em outros comentários, a grande graça do Scythe é ser um jogo de corrida, não de controle de área, por mais que essa seja uma mecânica presente no jogo. É muito interessante tentar decifrar a melhor ordem de realizar apenas 4 ações para tentar colocar a 6ª estrela antes dos oponentes. Você ainda nem citou no post o grande problema de fato do scythe, que é o desbalanceamento, se não fosse isso pra mim seria um jogo quase nota 10. As expansões não são feitas para corrigir o jogo base, pelo contrário, na minha visão a maioria delas acaba desvirtuado muito a natureza do jogo.

    Tapestry 

    - No Tapestry serei mais breve pois é um jogo que, por mais que eu goste, ele tem problemas um pouco maiores que o Scythe e que, de novo, não foram citados no post como o (de novo) desbalanceamenro e o fator sorte. Mas não é um jogo com baixa profundidade de decisões, tanto que em uma partida é possível que um jogador pontur 135 e outro 370, o que demonstra que não basta fazer qualquer coisa e o resultado será o mesmo.

    - Sobre o jogo ser ou não de civilização. Bom, um jogo de civilização é só aquele que respeita os moldes de Civilization, Clash of Cultures e TtA? No jogo você controla uma civilização e vai evoluindo ao longo da partida, mas volto a ressaltar meu ponto, pra mim esse apelo temático não influencia em nada, poderia ser qualquer coisa, só me interessa a mecânica.

    11
  • Joabfast
    923 mensagens MD
    avatar
    Joabfast23/10/23 12:07
    Joabfast » 23/10/23 12:07

     Mateus_abude::Vou comentar somente os jogos aue eu tenho e gosto, acho Wingspan e Viticulture bons jogos mas não morro de amores por eles.

    Scythe 

    - Dos seus pontos de critica do Scythe a maioria foram relacionados ao tema e ao formato dos meeples. Na minha visão pessoal o tema possui 0 influência pra eu gostar do jogo ou não, claro que o tema possibilita uma abordagem estética que permite a parte artística do jogo se destacar, mas o que interessa de verdade é se a mecânica do jogo é boa ou não. Então na minha visão esses pontos são totalmente irrelevantes para se analisar a qualidade do jogo.

    - Quanto a ser 4x ou não. De novo, pra mim isso não interessa. Além disso eu particularmente não me recordo de ter visto videos e posts do proprio Jamey afirmando que o jogo era 4x, pode até ser que existam, mas eu nunca vi, diferentemente do tapestry que de fato possui na caixa "Um jogo de civilização". Mas mesmo que tivesse sido anunciado como um 4x, basta uma rapida lida no manual ou assistir um video de análise que se notará rapidamente que o jogo não é 4x ou wargame. 

    - Você disse que o jogo base não possui muitas combinações quanto a rejogabilidade. Bom, só considerando as combinações de facção e tabuleiro de ação são 23 combinações permitidas no jogo base, então você pode jogar 23 partidas sem repetir nem uma vez sua combinação. Além disso, as facções e as respectivas combinações que você enfrenta tem um impacto muito grande nas suas decisões, Scythe é um jogo que é muito mais importante prestar atenção no que os outros fazem. 23 partidas sem repetir me parece uma boa rejogabilidade, sem contar que depois da 23ª partida você não vai lembrar exatamente como jogar com cada combinação e essa é a graça do jogo, aprender a jogar com e contra todas as combinações possíveis. Isso que eu nem levei em conta outros fatores importantes de rejogabilidade, como os objetivos, encontros e cartas de fábrica. Não vejo o fato das bases serem fixas como receita de bolo, mas uma possibilidade de se estudar aberturas diferentes para cada combinação, como muitos fazem no bgg.

    - Quanto a limitação de cruzar rios. Realmente não entendi sua crítica, pois é uma limitação como qualquer outra existente em jogos. E não é como se fosse tão restritiva, em 6 rodadas ou menos é possível sair da sua pequena ilha tranquilamente.

    - Como já citaram em outros comentários, a grande graça do Scythe é ser um jogo de corrida, não de controle de área, por mais que essa seja uma mecânica presente no jogo. É muito interessante tentar decifrar a melhor ordem de realizar apenas 4 ações para tentar colocar a 6ª estrela antes dos oponentes. Você ainda nem citou no post o grande problema de fato do scythe, que é o desbalanceamento, se não fosse isso pra mim seria um jogo quase nota 10. As expansões não são feitas para corrigir o jogo base, pelo contrário, na minha visão a maioria delas acaba desvirtuado muito a natureza do jogo.

    Tapestry 

    - No Tapestry serei mais breve pois é um jogo que, por mais que eu goste, ele tem problemas um pouco maiores que o Scythe e que, de novo, não foram citados no post como o (de novo) desbalanceamenro e o fator sorte. Mas não é um jogo com baixa profundidade de decisões, tanto que em uma partida é possível que um jogador pontur 135 e outro 370, o que demonstra que não basta fazer qualquer coisa e o resultado será o mesmo.

    - Sobre o jogo ser ou não de civilização. Bom, um jogo de civilização é só aquele que respeita os moldes de Civilization, Clash of Cultures e TtA? No jogo você controla uma civilização e vai evoluindo ao longo da partida, mas volto a ressaltar meu ponto, pra mim esse apelo temático não influencia em nada, poderia ser qualquer coisa, só me interessa a mecânica.

    Como eu disse no meu comentário, acho que ele criou o post com a intenção de ser engraçado e descontraído mesmo, pq com certeza não leu o manual ou leu e não entendeu os aspectos e mecânicas  do scythe. Rsrs

    eu gosto do jogo pq não ligo pra essas coisas que o pessoal liga, tipo ser 4x, 5x ou não.

    Obs: não sei como a gente consegue jogar gloomhaven, né? Onde já se viu, monstro não existe, 
    cadê o sentido? kkkk.

    6
  • fugasx
    91 mensagens MD
    avatar
    fugasx23/10/23 12:08
    fugasx » 23/10/23 12:08

    Belo texto, concordo que a stonemeier surfa no hype é faz bem esse trabalho. Dos jogos deles gosto do wing span. 

    Mas o scythe esse me enganou legal, vendo a capa do jogo uma arte belíssima, achava q ia ser um jogo foda 4x, no final foi um euro meh, com seleções de ações, administração de recursos e engine building.... Faltam muitos Xs pará ser um 4x

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436123/10/23 12:28
    excluido_74361 » 23/10/23 12:28

    Mateus_abude::

    - Quanto a ser 4x ou não. De novo, pra mim isso não interessa. Além disso eu particularmente não me recordo de ter visto videos e posts do proprio Jamey afirmando que o jogo era 4x, pode até ser que existam, mas eu nunca vi, diferentemente do tapestry que de fato possui na caixa "Um jogo de civilização". Mas mesmo que tivesse sido anunciado como um 4x, basta uma rapida lida no manual ou assistir um video de análise que se notará rapidamente que o jogo não é 4x ou wargame. 


    - Sobre o jogo ser ou não de civilização. Bom, um jogo de civilização é só aquele que respeita os moldes de Civilization, Clash of Cultures e TtA? No jogo você controla uma civilização e vai evoluindo ao longo da partida, mas volto a ressaltar meu ponto, pra mim esse apelo temático não influencia em nada, poderia ser qualquer coisa, só me interessa a mecânica.

    Fiz duas quotes pq queria postar coisas relevantes aqui:
    1 - O KS do Scythe e explicito sobre o jogo ser marketeado como 4X. E acho pouco provavel que o Jamie nao deu OK nele. Pessoalmente, eu acho que o Scythe e mais 4X que varios jogos considerados 4X pesados. Especialmente o Ti4 sem a expansao, que nem exploracao tem.
    Link para o KS: https://www.kickstarter.com/projects/jameystegmaier/scythe
    2 - De verdade, em termos de avanco, evolucao, o Tapestry faz isso muito, mas muito melhor que o New Dawn. Entao se o Tapestry nao entra, tem muita coisa q sai dai, ate mesmo o TTA (que p mim e o melhor jogo de CIV) que nao tem nem mapa para voce conquistar. Acho que o grande problema e que o povo que quer uma evolucao como a do mundo real nao ve isso no Tapestry, pois voce desenvolve tecnologias em ordens bem diferentes do que vivenciamos na realidade. Mas a verdade e que o tapestry e um jogo bem redondinho. Infelizmente entre as faccoes e as tapestries vc tem uma range muito grande na pontuacao, e ai acaba parecendo desbalanceado. Fico me perguntanto se nao teria sido melhor ter 5 decks, e todo tendo a mesma mao de tapestry para escolher nao faria o jogo menos variante, e talvez mais interessante.
    Seria ate bem legal se alguem tivesse publicado um artigo cientifico analisando possiveis caminhos para desenvolvimento tecno de uma sociedade tecnologica, para verificar se e possivel ocorrer com tecnologias em outras ordem. Imagino que matematica, e escrita seriam necessarias, mas papel, tinta,e fogo podem nao ser necessarias, ou ate mesmo possivel (imagine uma especia q viva dentro de agua).

    1
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium23/10/23 12:35
    Bombardium » 23/10/23 12:35

    Mateus_abude::Vou comentar somente os jogos aue eu tenho e gosto, acho Wingspan e Viticulture bons jogos mas não morro de amores por eles.

    Scythe 

    - Dos seus pontos de critica do Scythe a maioria foram relacionados ao tema e ao formato dos meeples. Na minha visão pessoal o tema possui 0 influência pra eu gostar do jogo ou não, claro que o tema possibilita uma abordagem estética que permite a parte artística do jogo se destacar, mas o que interessa de verdade é se a mecânica do jogo é boa ou não. Então na minha visão esses pontos são totalmente irrelevantes para se analisar a qualidade do jogo.

    - Quanto a ser 4x ou não. De novo, pra mim isso não interessa. Além disso eu particularmente não me recordo de ter visto videos e posts do proprio Jamey afirmando que o jogo era 4x, pode até ser que existam, mas eu nunca vi, diferentemente do tapestry que de fato possui na caixa "Um jogo de civilização". Mas mesmo que tivesse sido anunciado como um 4x, basta uma rapida lida no manual ou assistir um video de análise que se notará rapidamente que o jogo não é 4x ou wargame. 

    - Você disse que o jogo base não possui muitas combinações quanto a rejogabilidade. Bom, só considerando as combinações de facção e tabuleiro de ação são 23 combinações permitidas no jogo base, então você pode jogar 23 partidas sem repetir nem uma vez sua combinação. Além disso, as facções e as respectivas combinações que você enfrenta tem um impacto muito grande nas suas decisões, Scythe é um jogo que é muito mais importante prestar atenção no que os outros fazem. 23 partidas sem repetir me parece uma boa rejogabilidade, sem contar que depois da 23ª partida você não vai lembrar exatamente como jogar com cada combinação e essa é a graça do jogo, aprender a jogar com e contra todas as combinações possíveis. Isso que eu nem levei em conta outros fatores importantes de rejogabilidade, como os objetivos, encontros e cartas de fábrica. Não vejo o fato das bases serem fixas como receita de bolo, mas uma possibilidade de se estudar aberturas diferentes para cada combinação, como muitos fazem no bgg.

    - Quanto a limitação de cruzar rios. Realmente não entendi sua crítica, pois é uma limitação como qualquer outra existente em jogos. E não é como se fosse tão restritiva, em 6 rodadas ou menos é possível sair da sua pequena ilha tranquilamente.

    - Como já citaram em outros comentários, a grande graça do Scythe é ser um jogo de corrida, não de controle de área, por mais que essa seja uma mecânica presente no jogo. É muito interessante tentar decifrar a melhor ordem de realizar apenas 4 ações para tentar colocar a 6ª estrela antes dos oponentes. Você ainda nem citou no post o grande problema de fato do scythe, que é o desbalanceamento, se não fosse isso pra mim seria um jogo quase nota 10. As expansões não são feitas para corrigir o jogo base, pelo contrário, na minha visão a maioria delas acaba desvirtuado muito a natureza do jogo.

    Tapestry 

    - No Tapestry serei mais breve pois é um jogo que, por mais que eu goste, ele tem problemas um pouco maiores que o Scythe e que, de novo, não foram citados no post como o (de novo) desbalanceamenro e o fator sorte. Mas não é um jogo com baixa profundidade de decisões, tanto que em uma partida é possível que um jogador pontur 135 e outro 370, o que demonstra que não basta fazer qualquer coisa e o resultado será o mesmo.

    - Sobre o jogo ser ou não de civilização. Bom, um jogo de civilização é só aquele que respeita os moldes de Civilization, Clash of Cultures e TtA? No jogo você controla uma civilização e vai evoluindo ao longo da partida, mas volto a ressaltar meu ponto, pra mim esse apelo temático não influencia em nada, poderia ser qualquer coisa, só me interessa a mecânica.

    Vamo lá meu brother:

    - Sobre seu primeiro ponto, a minha opinião já diverge do Sr., visto que pra mim um jogo ideal tem que ser legal na arte e na mecânica também. A experiência em minha opinião fica muito mais completa dessa forma. Mas gosto é gosto, se mecânica é o que importa pra ti, tá tudo bem! Inclusive, tem vários jogos que eu gosto que são feios e legais mecanicamente e é isso.

    - Sobre o segundo ponto, pode não interessar pra você o fato de ele não ser 4x. Mas é fato que o Stegmaier meteu um caô brabo na sua campanha de financiamento coletivo, e sim ele tomou um baque e críticas por isso na época.

    No post original, eu tava com preguiça então não fui atrás da prova, mas eu fui rapidinho na página do financiamento coletivo do Scythe, e voilà, tá lá a afirmação ainda.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3ebd8_ez3ona.png


    O problema em estar no manual ou ter que ver vídeo de análise pra saber se o jogo tem um estilo ou não é meio merd4.

    Quando você faz financiamento, ele deve ser o mais claro possível sobre o que é o produto final. Eu não culpo as pessoas que deram pledge e depois ficaram putas. Tanto que hoje em dia o hype dos jogos dele são bem menores por causa dessa pataquada e a do Tapestry.

    - No seu terceiro ponto, você diz que o jogo tem 23 possibilidades antes de se repetir. OK. Numericamente parece legal mesmo. Mas isso não tira o gosto de que toda partida parece a mesma, visto que as facções tendem a ir atrás do mesmo tipo de ponto toda partida, sem arriscar ir atrás de uma variância.

    - No seu quarto ponto, o meu problema não é o deslocamento inicial. O meu problema é o jogo ser engessado a ponto de eu fazer o terceiro mech (por exemplo) e isso não me dá o poder dos outros que em teoria são os "ultrapassados". Qual o motivo disso? Atrasar a partida?

    - No seu quinto ponto, agora o Scythe virou jogo de corrida. Eu queria que realmente as pessoas que gostam do jogo se decidissem o que exatamente ele é, porque cada um fala uma coisa :P

    EDIT:

    Consegui mais tempo vou falar do Tapestry.

    - Seu primeiro ponto, você realmente acredita que um jogador saber jogar bem um jogo e pontuar bem x outro jogador que pontua pouco significa que o jogo seja estrategicamente profundo?

    - Seu segundo ponto, é uma questão de nomenclatura irmão. A comunidade ficou mordida porque o cara não sabe pegar o joguinho dele e colocar na categoria correta.

    Se você vai criar um 4x ou se você vai criar um jogo Civ, ou se tu tá anunciando que teu jogo é um euro, ou que tem narrativa pesada (porque na verdade TANTO FAZ o que tu tá prometendo), VOCÊ TEM QUE ENTREGAR O QUE O CONSUMIDOR ESTÁ ESPERANDO!

    Coisa que ele não fez, 2x. E isso é o mais 4x que ele chegou perto da vida dele.


    Abraço no coração irmão, e ótima segunda.

    0
  • Pes Soberbos
    1075 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos23/10/23 12:53
    Pes Soberbos » 23/10/23 12:53

    Mateus_abude::Vou comentar somente os jogos aue eu tenho e gosto, acho Wingspan e Viticulture bons jogos mas não morro de amores por eles.

    Scythe 

    - Dos seus pontos de critica do Scythe a maioria foram relacionados ao tema e ao formato dos meeples. Na minha visão pessoal o tema possui 0 influência pra eu gostar do jogo ou não, claro que o tema possibilita uma abordagem estética que permite a parte artística do jogo se destacar, mas o que interessa de verdade é se a mecânica do jogo é boa ou não. Então na minha visão esses pontos são totalmente irrelevantes para se analisar a qualidade do jogo.

    - Quanto a ser 4x ou não. De novo, pra mim isso não interessa. Além disso eu particularmente não me recordo de ter visto videos e posts do proprio Jamey afirmando que o jogo era 4x, pode até ser que existam, mas eu nunca vi, diferentemente do tapestry que de fato possui na caixa "Um jogo de civilização". Mas mesmo que tivesse sido anunciado como um 4x, basta uma rapida lida no manual ou assistir um video de análise que se notará rapidamente que o jogo não é 4x ou wargame. 

    - Você disse que o jogo base não possui muitas combinações quanto a rejogabilidade. Bom, só considerando as combinações de facção e tabuleiro de ação são 23 combinações permitidas no jogo base, então você pode jogar 23 partidas sem repetir nem uma vez sua combinação. Além disso, as facções e as respectivas combinações que você enfrenta tem um impacto muito grande nas suas decisões, Scythe é um jogo que é muito mais importante prestar atenção no que os outros fazem. 23 partidas sem repetir me parece uma boa rejogabilidade, sem contar que depois da 23ª partida você não vai lembrar exatamente como jogar com cada combinação e essa é a graça do jogo, aprender a jogar com e contra todas as combinações possíveis. Isso que eu nem levei em conta outros fatores importantes de rejogabilidade, como os objetivos, encontros e cartas de fábrica. Não vejo o fato das bases serem fixas como receita de bolo, mas uma possibilidade de se estudar aberturas diferentes para cada combinação, como muitos fazem no bgg.

    - Quanto a limitação de cruzar rios. Realmente não entendi sua crítica, pois é uma limitação como qualquer outra existente em jogos. E não é como se fosse tão restritiva, em 6 rodadas ou menos é possível sair da sua pequena ilha tranquilamente.

    - Como já citaram em outros comentários, a grande graça do Scythe é ser um jogo de corrida, não de controle de área, por mais que essa seja uma mecânica presente no jogo. É muito interessante tentar decifrar a melhor ordem de realizar apenas 4 ações para tentar colocar a 6ª estrela antes dos oponentes. Você ainda nem citou no post o grande problema de fato do scythe, que é o desbalanceamento, se não fosse isso pra mim seria um jogo quase nota 10. As expansões não são feitas para corrigir o jogo base, pelo contrário, na minha visão a maioria delas acaba desvirtuado muito a natureza do jogo.

    Tapestry 

    - No Tapestry serei mais breve pois é um jogo que, por mais que eu goste, ele tem problemas um pouco maiores que o Scythe e que, de novo, não foram citados no post como o (de novo) desbalanceamenro e o fator sorte. Mas não é um jogo com baixa profundidade de decisões, tanto que em uma partida é possível que um jogador pontur 135 e outro 370, o que demonstra que não basta fazer qualquer coisa e o resultado será o mesmo.

    - Sobre o jogo ser ou não de civilização. Bom, um jogo de civilização é só aquele que respeita os moldes de Civilization, Clash of Cultures e TtA? No jogo você controla uma civilização e vai evoluindo ao longo da partida, mas volto a ressaltar meu ponto, pra mim esse apelo temático não influencia em nada, poderia ser qualquer coisa, só me interessa a mecânica.


    Aonde é que eu assino?

    1
  • Joabfast
    923 mensagens MD
    avatar
    Joabfast23/10/23 13:08
    Joabfast » 23/10/23 13:08

    Bombardium::

    - No seu terceiro ponto, você diz que o jogo tem 23 possibilidades antes de se repetir. OK. Numericamente parece legal mesmo. Mas isso não tira o gosto de que toda partida parece a mesma, visto que as facções tendem a ir atrás do mesmo tipo de ponto toda partida, sem arriscar ir atrás de uma variância.



    Opa, desculpe me meter no seu debate com o colega, mas sobre isso aí que escreveu eu quis responder.

    O tal jogo tem uma boa variedade de pontuar e finalizar a partida. São várias possibilidades de colocar estrela.
    Isso sem falar na expansão Rise of Fenris, que adiciona muitas e muitas formas de colocar estrelas ao jogo, variando muito. Inclusive podendo colocar várias entrelas de combate.
    Numa partida você pode tentar vencer por estrelas de combate, estruturas, recrutas e etc, na outra, dependendo da facção, isso já pode mudar, dependendo da sua estratégia.
    E com o tabuleiro modular, é impossível ter uma partida igual a outra, pois as opções de início sempre vão mudar.

    Parece que simplesmente você nunca jogou e está falando coisas da sua imaginação. Kkkk

    Eu gosto muito de ver críticas negativas sobre os jogos, mas quando há um embasamento, argumentos válidos.

    Concordo que não é 4x, concordo com o hype da empresa e etc, mas ainda bem que não ligo muito pra essas coisas. Se não, ia deixar de me divertir com muitos jogos :)

    Mas não adianta, quem não gostou desse jogo, não há Santo que vá fazer gostar ou enxergar algo de bom nele.

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Scythe - Virando a Mesa: Stonemaier Games.
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