Mateus_abude::Vou comentar somente os jogos aue eu tenho e gosto, acho Wingspan e Viticulture bons jogos mas não morro de amores por eles.
Scythe
- Dos seus pontos de critica do Scythe a maioria foram relacionados ao tema e ao formato dos meeples. Na minha visão pessoal o tema possui 0 influência pra eu gostar do jogo ou não, claro que o tema possibilita uma abordagem estética que permite a parte artística do jogo se destacar, mas o que interessa de verdade é se a mecânica do jogo é boa ou não. Então na minha visão esses pontos são totalmente irrelevantes para se analisar a qualidade do jogo.
- Quanto a ser 4x ou não. De novo, pra mim isso não interessa. Além disso eu particularmente não me recordo de ter visto videos e posts do proprio Jamey afirmando que o jogo era 4x, pode até ser que existam, mas eu nunca vi, diferentemente do tapestry que de fato possui na caixa "Um jogo de civilização". Mas mesmo que tivesse sido anunciado como um 4x, basta uma rapida lida no manual ou assistir um video de análise que se notará rapidamente que o jogo não é 4x ou wargame.
- Você disse que o jogo base não possui muitas combinações quanto a rejogabilidade. Bom, só considerando as combinações de facção e tabuleiro de ação são 23 combinações permitidas no jogo base, então você pode jogar 23 partidas sem repetir nem uma vez sua combinação. Além disso, as facções e as respectivas combinações que você enfrenta tem um impacto muito grande nas suas decisões, Scythe é um jogo que é muito mais importante prestar atenção no que os outros fazem. 23 partidas sem repetir me parece uma boa rejogabilidade, sem contar que depois da 23ª partida você não vai lembrar exatamente como jogar com cada combinação e essa é a graça do jogo, aprender a jogar com e contra todas as combinações possíveis. Isso que eu nem levei em conta outros fatores importantes de rejogabilidade, como os objetivos, encontros e cartas de fábrica. Não vejo o fato das bases serem fixas como receita de bolo, mas uma possibilidade de se estudar aberturas diferentes para cada combinação, como muitos fazem no bgg.
- Quanto a limitação de cruzar rios. Realmente não entendi sua crítica, pois é uma limitação como qualquer outra existente em jogos. E não é como se fosse tão restritiva, em 6 rodadas ou menos é possível sair da sua pequena ilha tranquilamente.
- Como já citaram em outros comentários, a grande graça do Scythe é ser um jogo de corrida, não de controle de área, por mais que essa seja uma mecânica presente no jogo. É muito interessante tentar decifrar a melhor ordem de realizar apenas 4 ações para tentar colocar a 6ª estrela antes dos oponentes. Você ainda nem citou no post o grande problema de fato do scythe, que é o desbalanceamento, se não fosse isso pra mim seria um jogo quase nota 10. As expansões não são feitas para corrigir o jogo base, pelo contrário, na minha visão a maioria delas acaba desvirtuado muito a natureza do jogo.
Tapestry
- No Tapestry serei mais breve pois é um jogo que, por mais que eu goste, ele tem problemas um pouco maiores que o Scythe e que, de novo, não foram citados no post como o (de novo) desbalanceamenro e o fator sorte. Mas não é um jogo com baixa profundidade de decisões, tanto que em uma partida é possível que um jogador pontur 135 e outro 370, o que demonstra que não basta fazer qualquer coisa e o resultado será o mesmo.
- Sobre o jogo ser ou não de civilização. Bom, um jogo de civilização é só aquele que respeita os moldes de Civilization, Clash of Cultures e TtA? No jogo você controla uma civilização e vai evoluindo ao longo da partida, mas volto a ressaltar meu ponto, pra mim esse apelo temático não influencia em nada, poderia ser qualquer coisa, só me interessa a mecânica.
Vamo lá meu brother:
- Sobre seu primeiro ponto, a minha opinião já diverge do Sr., visto que pra mim um jogo ideal tem que ser legal na arte e na mecânica também. A experiência em minha opinião fica muito mais completa dessa forma. Mas gosto é gosto, se mecânica é o que importa pra ti, tá tudo bem! Inclusive, tem vários jogos que eu gosto que são feios e legais mecanicamente e é isso.
- Sobre o segundo ponto, pode não interessar pra você o fato de ele não ser 4x. Mas é fato que o Stegmaier meteu um caô brabo na sua campanha de financiamento coletivo, e sim ele tomou um baque e críticas por isso na época.
No post original, eu tava com preguiça então não fui atrás da prova, mas eu fui rapidinho na página do financiamento coletivo do Scythe, e voilà, tá lá a afirmação ainda.
O problema em estar no manual ou ter que ver vídeo de análise pra saber se o jogo tem um estilo ou não é meio merd4.
Quando você faz financiamento, ele deve ser o mais claro possível sobre o que é o produto final. Eu não culpo as pessoas que deram pledge e depois ficaram putas. Tanto que hoje em dia o hype dos jogos dele são bem menores por causa dessa pataquada e a do Tapestry.
- No seu terceiro ponto, você diz que o jogo tem 23 possibilidades antes de se repetir. OK. Numericamente parece legal mesmo. Mas isso não tira o gosto de que toda partida parece a mesma, visto que as facções tendem a ir atrás do mesmo tipo de ponto toda partida, sem arriscar ir atrás de uma variância.
- No seu quarto ponto, o meu problema não é o deslocamento inicial. O meu problema é o jogo ser engessado a ponto de eu fazer o terceiro mech (por exemplo) e isso não me dá o poder dos outros que em teoria são os "ultrapassados". Qual o motivo disso? Atrasar a partida?
- No seu quinto ponto, agora o Scythe virou jogo de corrida. Eu queria que realmente as pessoas que gostam do jogo se decidissem o que exatamente ele é, porque cada um fala uma coisa
EDIT:
Consegui mais tempo vou falar do Tapestry.
- Seu primeiro ponto, você realmente acredita que um jogador saber jogar bem um jogo e pontuar bem x outro jogador que pontua pouco significa que o jogo seja estrategicamente profundo?
- Seu segundo ponto, é uma questão de nomenclatura irmão. A comunidade ficou mordida porque o cara não sabe pegar o joguinho dele e colocar na categoria correta.
Se você vai criar um 4x ou se você vai criar um jogo Civ, ou se tu tá anunciando que teu jogo é um euro, ou que tem narrativa pesada (porque na verdade TANTO FAZ o que tu tá prometendo), VOCÊ TEM QUE ENTREGAR O QUE O CONSUMIDOR ESTÁ ESPERANDO!
Coisa que ele não fez, 2x. E isso é o mais 4x que ele chegou perto da vida dele.
Abraço no coração irmão, e ótima segunda.