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  4. Análise - Teotihuacan: Expansion Period

Análise - Teotihuacan: Expansion Period

Teotihuacan: Expansion Period
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    Ludopedia18/10/23 08:00
    avatar
    Ludopedia
    18/10/23 08:00
    2547 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8dbe2_fnfvai.jpg


    Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2661918/silver-duck-reviews-teotihuacan-expansion-period-e

    Componentes

    A frente da caixa combina com o estilo artístico do jogo base e das expansões anteriores, mas é muito mais colorida, por isso se destaca mais. A parte de trás da caixa indica o tema do jogo, mas a maior parte do espaço é dedicada à descrição dos novos módulos e à exibição dos componentes de cada um. Isso lhe dá uma ótima ideia de cada módulo e o que eles trazem para o jogo. Também deixa bem claro que se trata de uma expansão para o jogo base. As novas peças e tabuleiros de papelão têm a mesma qualidade do jogo base. O tabuleiro do império é um ótimo complemento, pois realmente traz muitas cores que faltavam nas peças e templos anteriores. Os novos recursos de obsidiana são de ótima qualidade, embora sejam um pouco grandes quando comparados aos recursos do jogo base. As peças de madeira têm a mesma qualidade do jogo base, embora as peças vermelhas sejam rosa, o que não afeta a jogabilidade, mas é decepcionante do ponto de vista da consistência. No geral, com exceção das peças vermelhas do jogador, componentes de ótima qualidade.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fdfcb_fnfvai.jpg


    Jogabilidade: Nova Mecânica

    Existem 4 módulos incluídos nesta expansão, que acrescentam coisas muito diferentes ao jogo base e são totalmente compatíveis com todos os módulos da expansão Teotihuacan: Late Preclassic Period. O primeiro módulo, o módulo obsidiana, é necessário para jogar os outros três módulos desta expansão. Obsidiana agora pode ser coletada nos painéis de recursos e funciona como um recurso selvagem. O segundo módulo substitui o tabuleiro do palácio pelo tabuleiro da mansão. Isso funciona de maneira semelhante ao tabuleiro do palácio, com a exceção de que você pode desbloquear movimentos adicionais do templo ao longo da partida. Quando um jogador atinge o último degrau principal de um dos três templos do jogo base, ele coloca um marcador de propriedade no local correspondente no tabuleiro da mansão. Quando um jogador adora em um local com um marcador de jogador, ele pode pagar um cacau para subir naquele templo e o jogador com seu disco de propriedade ganha um aumento de poder grátis de um trabalhador. Além disso, sua ação de adoração neste tabuleiro pode ser aumentada com trabalhadores adicionais desbloqueados presentes. Há também uma grande peça de descoberta neste local e pode ser comprada com um cacau e seu custo listado. As peças de descoberta principais funcionam de maneira semelhante às peças de descoberta, mas custam mais recursos, como obsidiana, e oferecem benefícios maiores, por exemplo, 2 movimentos do templo ou um dado extra para qualquer ação que você realizar.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/500d9_fnfvai.jpg


    O módulo altares e xamã adiciona 4 altares ao tabuleiro de jogo base entre os tabuleiros de ações principais para onde seu xamã pode se mover. Cada ponto do altar tem dois pontos, um apontando para um tabuleiro de ação à direita e outro à esquerda. Um local tem um número de peças de descoberta principais igual ao número de jogadores e o outro oferece uma ação relacionada à obtenção de obsidiana, desbloqueio de trabalhadores ou movimentação de trabalhadores no tabuleiro. Ao usar este módulo você tem uma nova ação principal que pode realizar, ativando seu xamã. Isso move seu xamã um passo no sentido anti-horário até o próximo altar em um dos dois locais e o ativa, executando a ação listada ou pegando a peça de descoberta principal. Se você for para uma peça com um xamã presente, ele se moverá para o próximo altar no sentido anti-horário e continuará até que apenas um xamã esteja presente em cada altar. Quando você realiza uma ação em um tabuleiro de ação com seu xamã presente em um altar apontando para este tabuleiro você executa a ação com um dado a mais de força, sendo este trabalhador virtual igual ao menor dado seu presente. Em seguida, ele fica incapaz de aumentar a força de uma ação até ser movido.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2bc81_fnfvai.jpg


    O módulo final é o módulo de expansão do império, onde o tabuleiro de ação de conquista substitui o tabuleiro de ação dos nobres. Cada jogador recebe dez guerreiros e cada jogador coloca um guerreiro no tabuleiro do império no início do jogo. Cada área deste tabuleiro só pode conter um guerreiro, portanto quando um novo é colocado o restante deve ser movido um espaço para a direita até que apenas um guerreiro esteja presente em cada espaço. Ao realizar a ação neste tabuleiro, você recebe recompensas de império, permitindo colocar um guerreiro no tabuleiro e uma recompensa de construção. As recompensas de construção permitem que você construa um edifício por duas madeiras (semelhante à ação nobre) onde você tem um guerreiro presente. Seu guerreiro é removido do jogo e você recebe a recompensa listada na região, bem como os pontos de vitória. As recompensas variam desde movimentação do templo, ganho de peças de descoberta ou até mesmo novas máscaras exclusivas. Quaisquer guerreiros que ainda estejam no mapa durante a fase do eclipse marcam pontos de acordo com o quão à direita sua região está.

    Também estão incluídas novas peças reais, peças de tecnologia, peças iniciais, novos poderes de jogador e uma peça de estação que são compatíveis com os módulos antigos, permitindo que sejam combinados. Existem também componentes para tornar o modo solo compatível com todos esses módulos e algumas peças alternativas de movimento do teotibot para fazê-lo se comportar mais como um jogador humano.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e7969_fnfvai.jpg


    Tema e duração

    O tema ainda é forte e os xamãs combinam bem com o tema geral do jogo. Um dos elementos menos temáticos do jogo base era a ação nobre, mas a ação do novo império faz muito mais sentido tematicamente. O tempo médio da partida aumenta cerca de 10 minutos por jogador se você jogar com todos os módulos em comparação com o jogo base. Os módulos xamã e império serão muito mais interessantes em contagens mais altas de jogadores, pois adicionam interação entre eles.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9d6d1_fnfvai.jpg


    Estratégia

    A principal coisa que esta expansão acrescenta é mais profundidade nas decisões e opções, em oposição à primeira grande expansão que se concentrava na assimetria. Obsidiana realmente ajuda no fluxo do jogo e permite que você seja mais eficiente. No jogo base, você pode estar com falta de um recurso e ter que realizar uma ação abaixo da média para coletar o recurso necessário, mas com a obsidiana você tem muito mais flexibilidade e pode realizar mais com menos ações. O tabuleiro da mansão é muito melhor que o tabuleiro do palácio, especialmente quando outros espaços são desbloqueados com o movimento dos jogadores no templo, e dá uma utilidade aos trabalhadores desbloqueados que são colocados lá após a morte de um trabalhador.

    Minha nova adição favorita (de qualquer módulo) é o módulo xamã. Isso adiciona uma ação totalmente nova ao jogo e permite que você faça ações poderosas enquanto coleta obsidiana para ações futuras ou uma peça de descoberta importante que pode beneficiá-lo. Você pode usar este xamã para obter melhores ações com menos dados, o que significa que desbloquear seu quarto trabalhador não é tão essencial quanto no jogo base. Também pode ser uma ação muito útil quando você não vê nenhuma outra boa ação para realizar com seus trabalhadores de dados. No entanto, pode demorar um pouco para se acostumar com a forma como ele se move, pois ele se move no sentido anti-horário em relação aos seus trabalhadores, o que não é muito intuitivo. O módulo de expansão do império melhora a ação mais fraca do jogo base, a ação nobre. Antes isso apenas gerava pontos e melhorava sua pontuação na Avenida dos Mortos. Agora você pode mover guerreiros para ganhar pontos em cada fase do eclipse (uma nova e excelente estratégia válida de geração de pontos) e obter melhores recompensas ao construir um edifício. Mais jogadores significarão que seus guerreiros serão adicionados ao tabuleiro de conquista, então você terá mais chances de levar guerreiros para as regiões mais à direita do tabuleiro, dando-lhe mais pontos e maiores recompensas.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4cb95_fnfvai.jpg


    Esses módulos aumentam significativamente a estratégia da máscara e ela passa de uma que precisa de uma determinada preparação para um caminho válido para a vitória, que você pode fazer sempre que desejar. Existem 3 cópias de uma nova máscara nas principais peças de descoberta que seu xamã pode obter e 2 novas máscaras como recompensa por construir em 2 regiões do tabuleiro do império. Isso significa que há 2 máscaras disponíveis em cada partida sem a preparação de peças de descoberta, o que já é um começo sólido para esta estratégia, mas você terá que se concentrar na ação do império para que isso aconteça.

    Esta expansão adiciona novas formas de marcar pontos e torna a estratégia da máscara um caminho válido para a vitória. A capacidade de repetição do jogo é aprimorada com novos tabuleiros de ação e novos poderes de jogador, além de muitas novas peças de descoberta importantes para ajudar em suas estratégias. A pontuação final do jogo permanece relativamente simples, embora agora você precise se lembrar de pontuar o tabuleiro do império, pois ele não está impresso no tabuleiro principal.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ca074_fnfvai.jpg


    Acessibilidade

    O jogo ganhou peso com o novo tabuleiro do império, o gerenciamento da obsidiana e principalmente a ação do xamã. Agora exige que você pense nos dados e no movimento do xamã e recompense o planejamento cuidadoso com antecedência, mais do que no jogo base. A expansão é fácil de ensinar e entender, embora o xamã possa demorar um pouco para se acostumar. O livro de regras está ok, mas faz com que alguns dos módulos pareçam um pouco mais complicados do que são e poderiam servir com mais exemplos. A preparação do jogo agora é ainda mais longa, com mais peças para randomizar e distribuir e leva cerca de 15 minutos. A expansão não cabe na caixa base porque há muitos novos tabuleiros de ação. A iconografia permanece consistente com o jogo base e outras expansões e é fácil de entender. O livro de regras vem com um glossário para todos os novos componentes.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d9a4d_fnfvai.jpg


    Considerações finais

    Esta é uma expansão que, na minha opinião, completa o jogo, embora eu diria que com todos os módulos adicionados é quase uma sequência do jogo base. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, pois corrigiu todas as falhas do jogo base, melhorando cada estratégia e dando vários caminhos para a vitória e muito mais espaço de decisão. O módulo xamã é realmente o destaque com uma nova ação a ser considerada e executada e é meu módulo favorito de qualquer uma das expansões. O tabuleiro do império é uma ótima adição com melhores benefícios e maneiras de marcar pontos na fase do eclipse. Eu sugeriria obter esta expansão após a expansão Teotihuacan: Late Preclassic Period, pois aumenta ainda mais a complexidade do jogo. Uma excelente expansão que completa um jogo tornando cada elemento fraco mais interessante e significa que Teotihuacan está agora no meu top 10 de todos os tempos.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/91cdb_d9fivx.jpg
    Silver Duck Reviews

    Traduzido*** por Vania Telles
    ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
    * Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.

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    Comentários:

  • tpcordeiro
    1766 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro18/10/23 13:45
    tpcordeiro » 18/10/23 13:45

    Ludopedia::Componentes

    A frente da caixa combina com o estilo artístico do jogo base e das expansões anteriores, mas é muito mais colorida, por isso se destaca mais.

    Pode até combinar no estilo, mas simplesmente não consigo olhar pra essa caixa e não pensar em um desfile de escola de samba :D
    Ludopedia::A principal coisa que esta expansão acrescenta é mais profundidade nas decisões e opções, em oposição à primeira grande expansão que se concentrava na assimetria.

    Esta expansão adiciona novas formas de marcar pontos e torna a estratégia da máscara um caminho válido para a vitória. A capacidade de repetição do jogo é aprimorada com novos tabuleiros de ação e novos poderes de jogador, além de muitas novas peças de descoberta importantes para ajudar em suas estratégias.

    Não sou muito adepto do "não joguei e não gostei", mas, sem jogar, admito q oq eu vi até agora dessa expansão não me pareceu tão atraente. Tenho o jogo base e a 1a. expansão, e considero q só no jogo base já tem rejogabilidade para centenas de partidas, a expansão Late Preclassic só aumenta ainda mais isso e cobre a coisa oq eu mais senti falta no base: a assimetria (tanto é q eu comentei com o meu grupo, assim q terminou minha 1a partida, q esse jogo ganharia muito com poderes variáveis - como foi a exp. do Tzolkin - isso bem antes de anunciarem a 1a expansão).
    Outra "falha" do base realmente é a estratégia das máscaras, oq tentaram melhorar na 1a. expansão, mas ainda assim ficou abaixo do ideal. Mas não me incomoda tanto, é plenamente possível encará-la como uma estratégia complementar, não acho q valha uma expansão apenas por conta disso.
    Mas oq mais estranhei nessa nova expansão é q quiseram tanto transformar o jogo num Megazord q parece q ficou muito exagerado. Só o base já tem uma rejogabilidade muito boa (e vamos combinar q não é um passeio no parque em termos de regras), a 1a expansão adicionou novidades, consertou algumas coisas (o tabuleiro verde(7) de colocar decorações se integra tão bem ao jogo q deveria vir no base) e adicionou assimetria sem aumentar muito a necessidade de mais explicações, tornando o jogo praticamente infinito. Nessa nova expansão me pareceu q incharam muito o negócio... O tal tabuleiro do império, por exemplo, de cara não me parece integrar com o jogo, nunca pensei em colocar "controle de área" no Tchutchucão, não sinto q combine. Jogar com todos os módulos então (base + exp1 + exp2) me parece impensável.
    Dos módulos todos q foram descritos, o único q me pareceu q integraria bem é o q substitui o palácio. Sempre o achei meio sem graça e "travado" (com o perdão do trocadilho lúdico) e ter algo a mais na estratégia dele seria bem vindo. Se os módulos fossem vendidos em separado quem sabe eu até compraria, mas como é não me parece valer a pena só por isso.

    2
  • Marllos Dias
    425 mensagens MD
    avatar
    Marllos Dias18/10/23 16:23
    Marllos Dias » 18/10/23 16:23

    tpcordeiro::
    Ludopedia::Componentes

    A frente da caixa combina com o estilo artístico do jogo base e das expansões anteriores, mas é muito mais colorida, por isso se destaca mais.

    Pode até combinar no estilo, mas simplesmente não consigo olhar pra essa caixa e não pensar em um desfile de escola de samba :D

    Ludopedia::A principal coisa que esta expansão acrescenta é mais profundidade nas decisões e opções, em oposição à primeira grande expansão que se concentrava na assimetria.

    Esta expansão adiciona novas formas de marcar pontos e torna a estratégia da máscara um caminho válido para a vitória. A capacidade de repetição do jogo é aprimorada com novos tabuleiros de ação e novos poderes de jogador, além de muitas novas peças de descoberta importantes para ajudar em suas estratégias.

    Não sou muito adepto do "não joguei e não gostei", mas, sem jogar, admito q oq eu vi até agora dessa expansão não me pareceu tão atraente. Tenho o jogo base e a 1a. expansão, e considero q só no jogo base já tem rejogabilidade para centenas de partidas, a expansão Late Preclassic só aumenta ainda mais isso e cobre a coisa oq eu mais senti falta no base: a assimetria (tanto é q eu comentei com o meu grupo, assim q terminou minha 1a partida, q esse jogo ganharia muito com poderes variáveis - como foi a exp. do Tzolkin - isso bem antes de anunciarem a 1a expansão).
    Outra "falha" do base realmente é a estratégia das máscaras, oq tentaram melhorar na 1a. expansão, mas ainda assim ficou abaixo do ideal. Mas não me incomoda tanto, é plenamente possível encará-la como uma estratégia complementar, não acho q valha uma expansão apenas por conta disso.
    Mas oq mais estranhei nessa nova expansão é q quiseram tanto transformar o jogo num Megazord q parece q ficou muito exagerado. Só o base já tem uma rejogabilidade muito boa (e vamos combinar q não é um passeio no parque em termos de regras), a 1a expansão adicionou novidades, consertou algumas coisas (o tabuleiro verde(7) de colocar decorações se integra tão bem ao jogo q deveria vir no base) e adicionou assimetria sem aumentar muito a necessidade de mais explicações, tornando o jogo praticamente infinito. Nessa nova expansão me pareceu q incharam muito o negócio... O tal tabuleiro do império, por exemplo, de cara não me parece integrar com o jogo, nunca pensei em colocar "controle de área" no Tchutchucão, não sinto q combine. Jogar com todos os módulos então (base + exp1 + exp2) me parece impensável.
    Dos módulos todos q foram descritos, o único q me pareceu q integraria bem é o q substitui o palácio. Sempre o achei meio sem graça e "travado" (com o perdão do trocadilho lúdico) e ter algo a mais na estratégia dele seria bem vindo. Se os módulos fossem vendidos em separado quem sabe eu até compraria, mas como é não me parece valer a pena só por isso.

    Tenho todas as expansões e concordo com você. A mini-expansão e a 1ª expansão grande se integram tão bem ao base que eu nem jogo mais sem elas. O templo laranja adiciona recompensas excelentes e é muito fácil de ser explicado junto com o jogo-base. Os sacerdotes ajudam na rejogabilidade e trazem um balanço interessante entre vantagens e desvantagens. Mas a 2ª expansão eu ainda não consegui por na mesa, tanto por preguiça de explicar as diferenças quanto por achar que complicam demais um jogo que já não é tão simples.

    1
  • Apoan
    385 mensagens MD
    avatar
    Apoan18/10/23 17:24
    Apoan » 18/10/23 17:24

    Qdo comprei o jogo, pesquisei e adquiri duas expansões:
     Late Preclassic Period:

    • ainda não usei o templo laranja,
    •  não gostei do módulo das estações.
    • os xamãs e os novos tiles de espaços são excelentes, só de ter uma possibilidade de destravar um dado com uma ação forte já muda muita cosia. 


    Shadow of Xitle: 
    • muiiiitos tiles iniciais
    • Novas fichas de tecnologia - isso aqui muda muito o jogo, cada partida precisa analisar a combinações entre o Xamã e bônus de tecnologias. Considerando que o base so tem 7 e praticamente 3 são voltadas a construção da pirâmide.



    Essa expansão aí eu dei olhada por alto e a única que chamou atenção foi o módulo do palácio, mas ainda longe de vontade de adquirir. 

    1
  • tpcordeiro
    1766 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro19/10/23 21:20
    tpcordeiro » 19/10/23 21:20

    Apoan::Qdo comprei o jogo, pesquisei e adquiri duas expansões:
     Late Preclassic Period:

    • ainda não usei o templo laranja,
    •  não gostei do módulo das estações.
    • os xamãs e os novos tiles de espaços são excelentes, só de ter uma possibilidade de destravar um dado com uma ação forte já muda muita cosia. 


    Shadow of Xitle: 

    • muiiiitos tiles iniciais
    • Novas fichas de tecnologia - isso aqui muda muito o jogo, cada partida precisa analisar a combinações entre o Xamã e bônus de tecnologias. Considerando que o base so tem 7 e praticamente 3 são voltadas a construção da pirâmide.


    Essa expansão aí eu dei olhada por alto e a única que chamou atenção foi o módulo do palácio, mas ainda longe de vontade de adquirir. 

    Concordo totalmente contigo. Achei a Xitle muito tentadora, queria muito a variedade q ela dá, mas não comprei pq a achei muito cara para a quantidade de componentes q fornece.

    0
  • Felipe023
    210 mensagens MD
    avatar
    Felipe02320/10/23 01:57
    Felipe023 » 20/10/23 01:57

    Deve ser a única opinião para QUEM JOGOU DE VERDADE POR AQUI.
    Depois de 10 partidas do base
    14 com a primeira expansao e 7 dessa última, arrisco a dizer que é uma das melhores adições presentes nesse jogo.
    Pra quem está com dúvida em adquirir, pode comprar sem medo, mas claro é uma expansão que add complexidade no jogo, deixando mais pesado e melhor

    1
  • Apoan
    385 mensagens MD
    avatar
    Apoan20/10/23 07:06
    Apoan » 20/10/23 07:06



    tpcordeiro::

    Concordo totalmente contigo. Achei a Xitle muito tentadora, queria muito a variedade q ela dá, mas não comprei pq a achei muito cara para a quantidade de componentes q fornece.

    é caro mesmo, mais de $150 em poucos  tiles hahaha, mas a variedade estratégica das fichas de tecnologia muda absurdamente.
    Qdo comprei foi sem caixa, aí foi bem mais barato....

    0
  • Rimor
    1181 mensagens MD
    avatar
    Rimor21/10/23 11:02
    Rimor » 21/10/23 11:02

    Felipe023::Deve ser a única opinião para QUEM JOGOU DE VERDADE POR AQUI.
    Depois de 10 partidas do base
    14 com a primeira expansao e 7 dessa última, arrisco a dizer que é uma das melhores adições presentes nesse jogo.
    Pra quem está com dúvida em adquirir, pode comprar sem medo, mas claro é uma expansão que add complexidade no jogo, deixando mais pesado e melhor

    como seria o pessoal QUE JOGA DE MENTIRA? sem sarcasmo, fiquei curioso

    0
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Teotihuacan: Expansion Period - Análise - Teotihuacan: Expansion Period
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