Meu colega norDicoBR me enviou um link do KICKSTARTER que me deixou bem animado, sobre um jogo que está sendo desenvolvido chamado CHAMPIONSHIP FORMULA RACING. Este jogo nada mais é do que um REMAKE de um dos jogos de corrida de maior sucesso do universo dos boardgames antigos, chamado SPEED CIRCUIT (pois é, mais um jogo de corrida...)
Para os curiosos, segue o link: https://www.kickstarter.com/projects/144129814/championship-formula-racing
Ok, tá dizendo que esse tal "Speed Circuit" aí é tão bom a ponto de muita gente estar esperando um remake? Que jogo é esse? Nunca ouvi falar!!!
Claro que você nunca ouviu, é um jogo da década de 70, que foi sendo gradativamente melhorado no decorrer dos anos (até 83 se não me engano) no entanto "parou no tempo" e nunca mais sofreu interferência da produtora, salvo pela comunidade fã do jogo, que foi melhorando e o manteve vivo durante praticamente 40 anos. Esse jogo tem uma historinha bacana. Fiz um estudo em cima do SPEED CIRCUIT porque achei sua mecânica muito interessante, baseada em cima das velocidades reais das pistas existentes pelo mundo - o que o torna simplesmente fascinante. Não vou postar uma RESENHA dele (apesar dela estar prontinha) porque não sei se o projeto vai vingar, vamos apenas dar uma pincelada nele para saberem o que está por vir.
O ANTIGO SPEED CIRCUIT
Em 1971 uma empresa chamada 3M lançou um simulador de corridas chamado SPEED CIRCUIT. Os jogos de tabuleiro engatinhavam mas as corridas de Fórmula 1 começavam a despontar como principal categoria de corrida mundial.

E o que SPEED CIRCUIT tem de especial? Basicamente o jogo consistia em distribuir a cada piloto uma cartinha informando nela alguns atributos como Velocidade de Largada, Aceleração, Top Speed, Freio (tudo isso em Milhas por Hora) e "pontos de pneu". O jogo também oferecia um "velocímetro", um marcador para o jogador controlar a velocidade atual em que se encontrava.

Simplórias cartinhas para cada carro informando seus atributos.
Então um carro poderia arrancar a 60MHP, acelerar 40 MHP por turno, ir no máximo a 120 MHP (Top Speed), frear 40MHP e por aí vai.
Para mover o carro, bastava marcar em seu velocímetro secretamente a nova velocidade. Após revelar seu velocímetro, bastava o jogador dividir o valor de sua velocidade por 20 MHP. Então se um carro arranca a 60 MHP, ele poderia mover 3 casas (60/20 = 3). No turno seguinte ele poderia somar 40 (sua aceleração) a esses 60 MHP, indo a 100 MHP. Dividindo 100/20 = 5 casas.

Velocímetro onde cada piloto marcava secretamente sua velocidade.
Um dos grandes baratos do SPEED CIRCUIT eram suas pistas. As curvas possuíam casinhas que mostravam valores de velocidade (em milhas) baseadas em números reais para aquela curva naquela pista.

As curvas possuem valores considerados REAIS para aquele circuito em sua escala natural (tudo em MILHAS POR HORA).

Com o passar dos anos os fãs comprava carrinhos e faziam suas próprias pistas (algo relativamente fácil).
A despeito de todo esse realismo tático, SPEED CIRCUIT sofria de um mal comprometedor: Falta de eventos aleatórios. Se um piloto larga na ponta (com determinada carta) e faz tudo certinho, ele simplesmente NÃO PERDE a corrida.
O jogo também carecia de regras de pit stop, pneus diferenciados, além de um fraco sistema de colisões. Alguns pontos foram revistos pela AVALON HILL, no entanto boa parte das melhorias feitas no SPEED CIRCUIT veio dos fãs, que modificaram bastante o jogo adaptando-o para DISPUTA DE CAMPEONATOS. As cartas dos carros foram alteradas com inclusão de novos atributos, inclusão de mudança de tempo (sol e chuva), regras para pneus, colisões mais realistas, entre outras coisas.
O NOVO SPEED CIRCUIT
Por aí vocês já devem imaginar o que aconteceu. As alterações agradaram tanto os fãs que alguém comprou a ideia e resolveu lançar esse "novo speed circuit" com outro nome (ele já era chamado CHAMPIONSHIP FORMULA RACING pelos fãs que jogavam esta versão de campeonato).

A nova versão vem com todas as mudanças feitas para regras de campeonato, no entanto possui uma série de novidades, como MINIATURAS de carrinhos (ainda baseados em 1970), regras para JOGO SOLO onde o jogador pode enfrentar as lendas da F1 como AYRTON SENNA e JUAN MANOEL FANGIO entre outras coisas que só serão fornecidas se o usuário pagar "uma coisinha a mais" no brinquedo.

Carrinhos baseados na década de 70, mantendo o saudosismo do jogo original.


As curvas informam a VELOCIDADE certa para atacá-las bem como alguns "traçados" ideais.

Em partidas solo é possível enfrentar LENDAS da Fórmula 1. Vai encarar?
Portanto entra em financiamento pelo KICKSTARTER um novo (que não é tão novo assim) simulador de corridas que, se financiado, vem a se somar ao já badalado universo de boardgames. Os fãs da velocidade agradecem!