Post original: https://www.boardseyeview.net/post/aurum
Aurum é a palavra latina para ouro, e ouro está no centro deste inteligente jogo de cartas da editora Pandasaurus, onde, teoricamente, os jogadores estão transformando metal básico (cartas de baixa classificação) em ouro (trunfos com pontuação no final da mão). Projetado por Shreesh Bhat, com arte estilosa de Steve Torres,
Aurum é principalmente um jogo de cartas para quatro jogadores (duas duplas), embora você também possa jogar com três jogadores usando regras modificadas. É jogado usando um baralho composto de cinco naipes de cartas classificados de 1 a 10, mais um naipe de trunfo de 15 cartas douradas (duas numeradas de 1 a 3; uma de 4 a 8; mais uma carta zero que cada jogador recebe no início de cada mão).

Usando apenas as cartas que não sejam douradas, cada jogador recebe uma mão de 12 cartas mais a carta dourada de valor zero. Haverá duas cartas sobrando, e elas serão exibidas abertamente. Os trunfos de ouro também são exibidos abertamente, pois formam o suprimento usado durante cada rodada. Cada jogador usa uma carta como lance/previsão de quantas vazas ele e seu parceiro ganharão. Ambos os parceiros estão licitando, então haverá duas cartas para cada parceria e é a maior das duas que se torna o lance desse par. No final da mão, se a sua parceria tiver realizado menos vazas do que a sua aposta, você não receberá pontos pelas suas vazas. Se você realizar mais vazas do que licitou, receberá o número de pontos igual ao seu lance. Se o número de vazas que você realizou corresponder exatamente ao lance do seu par, você pontuará o dobro do valor do seu lance.
Ao contrário da grande maioria dos jogos de truques, em
Aurum você não deve seguir o exemplo. Isso significa que você não pode jogar um naipe de nenhuma carta jogada naquela mão, embora possa seguir com uma carta dourada (trunfo), mesmo que uma já tenha sido jogada. Supondo que nenhuma carta dourada tenha sido jogada, o jogador que jogar a carta de maior valor ganha a vaza. Se dois ou mais jogadores jogaram a mesma carta de maior valor, é a última carta jogada que é considerada vencedora. O jogador que jogou a carta mais baixa da vaza pega uma carta dourada do estoque igual ao valor da carta que jogou; se não houver mais cartas douradas no estoque que correspondam ao valor da sua carta, você não ganha nada. O jogador com a carta mais baixa também lidera a próxima vaza.

Embora os jogadores não estejam se comunicando com seus parceiros sobre seus lances iniciais, as cartas que eles jogam certamente se complementarão: se meu parceiro liderar alto e não tiver sido derrotado, sei que precisarei jogar baixo para tentar ganhar o ouro e também o truque. A mão termina instantaneamente quando um jogador não consegue jogar uma vaza (ou seja: ele só tem cartas em sua mão que correspondem aos naipes daquelas já jogadas), e os jogadores nunca são forçados a jogar uma carta dourada, então você pode encontrar jogadores planejando uma final antecipada de uma rodada, a fim de negar aos seus oponentes o sucesso em atingir sua meta do lance. Quando um jogador não consegue fazer uma jogada legal para uma vaza e opta por não usar uma carta dourada, a vaza é abandonada e, portanto, não conta para pontuação.
E em
Aurum há decisões a serem tomadas não apenas sobre quais cartas jogar em cada vaza, mas também como usar suas cartas douradas porque elas são multifuncionais. Obviamente, elas podem ser usadas como trunfos para uma vaza, mas quando você joga uma carta dourada para uma vaza, ela vai para o suprimento e não para o vencedor da vaza. Além da carta zero que você tem no início, as cartas douradas adicionam de 1 a 3 pontos à pontuação do seu time no final da mão, então quando você joga uma carta dourada você está efetivamente sacrificando seu valor em pontos... Você pode também gastar uma carta dourada para alterar o lance de sua equipe (substituindo a carta de lance mais alto atual de sua equipe por outra carta de sua mão). Você pode fazer isso a qualquer momento durante uma mão, mas antes que qualquer carta tenha sido jogada na vaza atual. Dado que a sua equipe pontua o dobro por acertar exatamente o seu lance, muitas vezes isso pode ser um uso mais lucrativo de um cartão dourado do que simplesmente guardá-lo pelo seu próprio valor de pontuação.

O jogo inclui três pepitas de ouro (de plástico) com a ideia de que uma é concedida ao par que teve a maior pontuação em uma mão, e o jogo continua para que a vitória geral seja determinada no melhor de três. As regras sugerem a opção de dispensar as pepitas e, em vez disso, registrar e transferir as pontuações reais para três mãos. Nós gostamos de ambas as versões. Também passamos a jogar no 'modo especialista' ao não incluir as cartas zero de ouro. As regras sugerem que esta variante seja usada apenas no 'modo de treinamento'. Quando você joga sem elas, cada carta dourada tem que ser ganha e cada carta dourada que você usa durante o jogo significa um sacrifício de pontos...
Houve um renascimento nos jogos de vazas nos últimos anos e
Aurum enfrenta uma competição acirrada, mas ainda assim brilha!
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.