thiago_heide::
1 - objetivo de batalha:
uma das cartas de objetivo de batalha tem como objetivo ter 7 ou menos xp adiquiridos durante o cenario. A duvids é: para a conta destes 7 pontos de xp considero apenas o adiquirido via cartas de habilidade ate o final do cenario, ou ao final do cenario devo somar o adquirido via habilidsde dss cartas, e ainds somar os bonus adiquirodos pelo cenario (como o bonus do cenario completo com sucesso)
Você só considera o EXP adquirido durante a partida em si. Tecnicamente falando, a EXP do cenário você só recebe ao voltar para Gloomhaven. Isso não tem impacto no jogo, e é apenas para flavour, mas fica aí a informação!
thiago_heide::
2 - cartas modificadoras para efeitos de area e papra alvo adicional:
Para ataques de area o manual é claro ao mencionar que para cara figura atingigida neste efeito de area, irei comprar uma carta de modificador de ataque. Alguns personagens, como a malandra, tem como efeito de ataque o "adicionar alvo" (pg 22), ali é mencionado que " .. a figura pode adicionar mais um alvo dentro de seu alcance... todos os efeitos e condicoes adicionais da açao de ataque tb sao ao aplicados ao alvo, exceto que resultariam em mais alvos adicionais", mas na pag. 21 é dito que devo comprar uma carta modificador para cada alvo em qualquer ataque que vise multiplos alvos. Para este efeito, devo comprar mais uma carta modificador de ataque, ou vou replicar exatamente o que ocorreu com o primeiro alvo e seu modificador?
Você vai comprar uma carta de modificador de ataque para cada alvo extra, inclusive, vai comprar duas cartas se o atacante tiver vantagem ou desvantagem. O que o manual menciona, e eu reitero aqui, é que, por exemplo, se o ataque original tiver alguma condição (por exemplo, atordoar), ela deve ser replicada para todos os alvos (o original e os extras), entretanto, se você virar uma carta que aplique uma condição no alvo, como uma carta +1 Ferir, esse ferimento só será aplicado ao alvo que tenha sofrido o ataque que gerou essa carta de modificador de ataque.
thiago_heide::
3- Duraçao dos efeitos negativos
No manual, é descrito que a duracao dos efeitos (de maneira geral, pgs 22 e 23) é ate o "final do proximo turno da figura" (a exemplo, atordoar, desarmar e imobilizar", mas o final deste turno é de qual figura? Final do turno de quem aplicou a condicão, ou de quem "tomou a condicao"?
O final do turno da figura que recebeu a condição. A ideia por trás dessa regra é que você garanta que uma condição vai durar um turno inteiro. Porém, uma boa utilização do status de invisibilidade é ficar invisível com iniciativa baixa (a invisibilidade só terminará no final do próximo turno da figura) e passar o turno todo invisível, e depois colocar uma iniciativa muito alta, para tentar ser o último a jogar naquele turno, essencialmente te deixando invisível por dois turnos inteiros. Pode te salvar hahahaha.
thiago_heide::
4- Segredo no objetivo de batalha / objetivo pesoal
O manual cita que o objetivo de batalha deve ser mantido em segredo, mas nao fala nada sobre o objetivo pessoal. O objetivo pessoal (para aposentadoria) prrcisa ser mantido em segredo ate a aposentadoria?
Não. O objetivo de vida do personagem não precisa ser mantido em segredo. Inclusive é interessante que vocês discutam sobre ele para garantir que todo mundo não só aposente, mas também aposente em um momento oportuno.
thiago_heide::
5 -Retaliacao:
Quando um personagem retalia, devo comprar carta modificadora? O manual (pq 26) cita que a habilidade "... nao é um ataque, nem um efeito com alvo"
Não! O dano de retaliar não é um ataque. Portanto não dá gatilho em nada que um ataque normalmente daria, inclusive ignora qualquer quantidade de escudo que o alvo possua. Pode ser uma boa forma de lidar com alguns inimigos que tem aquele escudo insuportável...
Espero ter ajudado.
Abraços,
Lorenzo.