rebolo::Quais expansões recomendam para o jogo?
Eu recomendo as expansões de campanha: Fort Hendrix, Whashigton ZC e Rio Z Janeiro. Eu zerei a Fort Hendrix e tenho lido o manual das outras duas eu acho que a Fort Hendrix é minha favorita, mas as mecânicas da Rio Z Janeiro também são legais.
rebolo::É possível usar os itens, personagens e tiles das expansões em outras missões fora da expansão?
Sim. As expansões de campanha trazem novas missões para serem jogadas em forma de campanha, mas nada impede de você incorporar os novos tiles de terreno a missões personalizadas ou com as missões do jogo base. Os Sobrevivente/Zumbis e equipamentos são sempre compatíveis.
rebolo::As mecânicas adicionadas nas expansões podem ser utilizadas no jogo base/missões da comunidade?
Sim. Por exemplo: Você pode usar o mecanismo de dia e noite da Fort Hendrix com qualquer missão do jogo base ou mesmo outras expansões, pode usar também os Zumbis atiradores também da Fort Hendrix. Da Rio Z Janeiro também pode pegar o mecanismo de cartas de ferimento e se quiser os mecanismos de beco e quebrar paredes (mas pra isso vai precisar incorporar também os tiles de terreno que tem esses mecanismos).
rebolo::Dá para jogar os cenários das expansões sem ser como campanha também? (sei que cada cenário tem segredos diferentes, mas queria saber o quanto afeta a partida e tudo mais)
Sim. Se você comprar qualquer uma das expansões de campanha, você vai ter as regras, equipamentos e fichas para jogar as missões originais do zombicide como uma campanha.
Na verdade
você nem precisa comprar uma expansão de campanha pra jogar o jogo base como uma campanha. Usando as regras das expansões de campanha, mas você vai precisar so adicionar uma regra de dificuldade para manter os equipamentos do jogo base entre missões. Também vai precisar imprimir as fichas de campanha de qualquer expansão, essa fichas podem vir com novas habilidades que você pode consultar no manual da mesmo expansão que vc escolheu imprimir a ficha.
Nas expansões de campanha os equipamentos já vem com um valor impresso de "durabilidade" que é o quão fácil é esse equipamento quebrar apos uma missão, as cartas do jogo base não tem isso, você teria que determinar esse valor pra cada carta no jogo base. Se quiser poupar trabalho, pode usar minha regra de adaptação:
Regras para manter Equipamentos entre missões (usando o baralho do jogo base):
No final de uma missão, para cada equipamento que o sobrevivente tenha, ele rola dados igual a dificuldade para manter o equipamentos e qualquer resultado "1" quebra a arma, caso contrário ele começa com ela na proxima missão
Role 1 dado + 1 dado para cado dado de combate da arma + 1 dado para cada ponto de dano que a arma causa. Se a carta tiver multiplos valores possiveis, você deve considerar o maior (por exemplo, Baioneta).
Dessa forma, para o jogador manter um Rifle de Precisão (imagem abaixo), ele precisa rolar 1 + 1 + 2 = 4 dados.
Para manter uma Escopeta, ele precisa rolar 1 + 2 + 2 = 5 dados.
Se qualquer um dos dados rolados resultar em "1", a arma quebra e não pode ser levada para a outra missão (ela é devolvida para o baralho de equipamentos).
Para manter
Armas Tunadas a regra é a mesma, mas você sempre soma 1 dado ao número de dados que devem ser rolados (até o limite de 6 dados).
Você nunca pode manter nenhum equipamento/item consumível, isto é,
não pode manter Saco de Arroz, Comida Enlatada, Muitas Balas, Molotov ou Lanterna.
Cada sobrevivemente pode manter tantos itens quanto tem espaços em seu inventário (ignorando habilidades que aumentam o inventário) e equipamentos inicais não precisam passar por testes de durabilidades.