Por David Brashaw
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/46026/designer-diary-clacks-discworld-board-game-or-goin
A Magia do Discworld
De volta a Setembro de 2011 Leonard Boyd e eu (David Brashaw) corremos para a Backspindle Games com nossa recente publicação de Guards! Guards! A Discworld Boardgame em conjunto com a Z-Man Games. Sendo ambas da Irlanda, onde era o melhor lugar para estarmos logo após o seu lançamento? A Convenção Discworld irlandesa, é claro! Este empreendimento foi cheio de desafios, uma vez que levamos cinco horas "de carro" para chegar lá, enquanto muitos outros que vieram de toda a Europa chegaram lá em menos de quatro horas...
Fomos sabotados por uma van da Post Office que quebrou na Mad Cow roundabout. Engraçado como isso mais tarde impactou subliminarmente no nosso jogo, Clacks: A Discworld Board Game! (danada de Post Office).
Engraçado como as coisas acontecem
A convenção em si era mágica, o local foi em um Hotel excelente na County Clare, os funcionários encantadores e a comida deliciosa. Nós usamos bem nosso tempo demonstrando Guards! Guards! e até jogamos um jogo rápido e louco de correr em volta da convenção com prêmios de chocolate e cerveja.
No último dia, quando estávamos todos embalados e relaxados no lounge, conversamos com outros participantes sobre as adaptações da Sky TV dos livros de Discworld. Tinha acabado de falar que o meu favorito é Going Postal e sobre a grande corrida, quando Leonard saiu com a declaração: "Tenho certeza que existe um bom jogo em algum lugar." Daí começamos a falar sobre quantas lâmpadas estavam acesas em uma torre Clacks, o tipo de alfabeto, farol, transmissão de palavras, e em algum momento tudo veio à tona com uma ideia inicial de um jogo de tabuleiro em que os jogadores competem para transmitir palavras.
Jogando com as ideias
Uma vez de volta são e salvo em County Down, resolvemos levar a ideia adiante, chegando a um acordo sobre quantas lâmpadas devem estar em um tabuleiro, e Leonard criou o alfabeto Clacks. Cavamos nossas respectivas cópias de Going Postal para fins de referência. Leonard, então, criou um tabuleiro e tiles de lâmpadas simples e adesivos, enquanto peguei alguns blocos de madeira cortada e pintei de preto com a interferência de nosso gato – isso se tornou sua brincadeira durante a secagem no peitoril da janela - e tínhamos um jogo de demonstração pronto.
Protótipo
Diversidade
Então pensamos: "Não queremos ser os designers de jogos de tabuleiro que criam jogos à base de Discworld?" Isso é totalmente maravilhoso, mas sentimos que não, nós gostaríamos de fazer outros jogos também. Por isso, colocamos a ideia de
Clacks em espera e usamos a ideia dos dezesseis tiles por anos, desenvolvendo um jogo de estratégia simples e diferente chamado
Codinca.
Mandamos demos de Codinca para o Reino Unido, para a Expo Jogos em 2012 e foi amado. Na sequência desta resposta, para poupar tempo, nós auto-imprimimos uma quantidade muito pequena de Codinca e os levamos para a Spiel em Essen, Alemanha, onde as vendemos.
As luzes voltaram
No entanto,
Clacks não tinha ido embora. Estávamos cientes de que para qualquer produto precisávamos de uma licença de Sir Terry Pratchett, e os fãs vinham em primeiro lugar. Posteriormente, fizemos demos de Clacks na melhor qualidade possível e levamos duas cópias para a Convenção Discworld de Birmingham em 2012. A questão fundamental era: "Será que teremos uma boa reação dos fãs para esta versão antecipada de Clacks?" Ah sim!
Nós lembramos de ir para a sala de jogos às 23:45 no sábado à noite para garantir que tudo estivesse pronto para a manhã seguinte, apenas para descobrir que, para nosso horror, estava faltando uma cópia. Partimos para caçá-la. Tivemos o prazer de encontrá-la na área de espera sendo jogada por quatro meninas que disseram em uníssono: "Por favor, deixe-nos terminar este jogo!".
Sendo concedida uma licença
Ao longo de toda a convenção, ambas as cópias de
Clacks foram jogadas sem parar o dia todo pelos participantes. Foi muito agradável, mas ainda havia um longo caminho para ser um jogo completo e garantir uma licença de Sir Terry.
O feedback positivo da Convenção de Discworld chegou na equipe de Terry Pratchett e em 08 de fevereiro de 2013 recebi um email de Rob confirmando que Sir Terry estava satisfeito com o feedback e nos concederia uma licença para
Clacks! Impressionante...
Cumprindo um jogo de qualidade
Agora, a pressão era para torná-lo um jogo muito bom, com regras de qualidade, tabuleiro atraente, cartas temáticas e peças, e, claro, uma tampa apropriada. Mantivemos os elevados padrões de Discworld, que foi uma proposta desafiadora, e conseguimos! E foram muitos os que tentaram fazer algo como
Clacks.
Neste momento nós tivemos um "Relatório de Falha" nas cartas do jogo. Havia estes personagens habilitados para serem jogados contra seus oponentes ou usá-los para ajudar a ganhar no modo "jogador contra jogador" do jogo. O jogo teste foi desafiador já que queríamos algum tipo de jogo cooperativo dentro das regras, mas o equilíbrio do jogo e mecanismos para este foram se provando no mínimo difíceis. Como em todos os nossos jogos, não há só o trabalho no mecanismo de jogo, mas também os jogadores devem se sentir bem, ou seja, se encaixarem com o tema do jogo.
O sucesso pode ser uma distração
Enquanto isso, outra de nossas publicações chamava a atenção em 2013;
Luchador! Mexican Wrestling Dice veio a vida e se tornou um sucesso em todos os sentidos, então mais uma vez o desenvolvimento de
Clacks teve que tomar um segundo lugar temporário. No início de 2014 Luchador! tornou-se um grande sucesso para nós via Kickstarter e a pressão para entregar
Clacks em 2015 foi aumentando.
Protegendo o direito do ilustrador
Na convenção de 2014 de Discworld em Manchester ainda haviam jogos testes de
Clacks com os fãs dos livros de Sir Terry e conversamos com The Artful, também conhecido como
Amber Grundy, sobre a possibilidade de trabalhar como ilustrador para
Clacks. Nós já havíamos trabalhado com Amber em um jogo de cartas de caridade para a Convenção Discworld irlandesa e estávamos conscientes da obra de arte fabulosa que ele poderia produzir, particularmente suas ilustrações de dragões.
Além disso, Amber é uma grande fã de Discworld e muito bem informada sobre o assunto. Isto é, claro, essencial para um jogo de marca.
Financiamento do Desenvolvimento do Jogo
Pouco depois nós (Backspindle Games) garantimos algum apoio financeiro substancial do Fundo de Indústrias Criativas Inovadoras, o Conselho de Artes da Irlanda do Norte e da DCAL. Isto permitiu-nos trazer Ambar a bordo como nosso ilustrador, investir dinheiro em jogos testes e promoções adicionais, imprimir protótipos de alta qualidade para mostrar em feiras e outras coisas necessárias na indústria.
Mais jogos testes
Nós investigamos a ideia de que nós também poderíamos fazer
Clacks jogável por jogadores cegos e deficientes visuais. Isso era possível, mas infelizmente aumentaria substancialmente os custos e tornaria o preço de varejo proibitivo.
Além disso, começamos a brincar com uma nova abordagem para o jogo cooperativo que ligava muito bem com a ideia de recriar a corrida entre o
Clacks e o Post Office comentado no início deste artigo.
Esta ideia foi desenvolvida com mais jogos testes e alterações para o movimento do Post Office em torno do tabuleiro que foi criado em conjunto com as cartas com textos diferentes mais tarde conhecidas como cartas de "Relatórios de Incidentes" e "Operadores de log". Este mecanismo foi implementado usando os esforços despendidos pelos jogadores que operam o sistema
Clacks. Criamos duas rotas para o Post Office: uma mais fácil para os operadores Clacks (jogadores) e uma rota mais difícil.
Garantindo o equilíbrio do jogo
Também houve desafios com o equilíbrio do jogo, para um jogo com três jogadores, mas superamos isso com a introdução de um marcador Anão. Isto não só equilibrou o jogo com três jogadores competitivos, mas também acrescentou um pouco mais do tema de Discworld, o que é sempre uma coisa boa.
Não um, mas três jogos em um
Em seguida, em uma de nossas sessões teste no clube de jogos Wee, que se baseia em uma escola primária local, os jogadores sugeriram que talvez pudéssemos introduzir um jogo de corrida júnior introdutório dentro das regras. Gostamos desta ideia, e depois de mais testes incorporamos um jogo simplificado de dois jogadores para
Clacks que é voltado principalmente para as crianças.
Tudo precisa ser aprovado
Em todas as fases de um jogo Discworld licenciado, todo o conteúdo e obras de arte têm de ser aprovados, por isso ficamos muito satisfeitos no final de janeiro, quando recebemos a aprovação da Narativia para a tampa da caixa. Pouco tempo depois concordamos com a publicadora polonesa
Phalanx que o jogo de tabuleiro teria uma versão em língua polaca e também seria produzido naquele país.
Uma vez que ambos os conteúdos e obras de arte inglesas e polacas tinham sido aprovados, imprimimos. O material parecia soberbo, a pré-encomenda foi lançada no início de maio de 2015 para vendas ao redor do globo e terminando na Spiel 2015, em Essen.
Mais diversão na Expo Jogos do Reino Unido
Em junho de 2015, também levamos cópias de boa qualidade de demonstração para a Joso Expo do Reino Unido, em Birmingham, o maior evento de games realizado no Reino Unido anualmente. Estávamos nervosos com a demanda para jogar
Clacks. Alguns jogadores gostaram do modo jogador contra jogador enquanto outros amaram o jogo de corrida cooperativo. Mais uma vez o fato de que os jogadores adoraram brincar com
Clacks nos tranquilizou e vimos que tínhamos mais uma vez encontrado uma boa mistura de diversão, estratégia e blefe no nosso jogo, apenas o que gostamos na maioria dos jogos que jogamos.
Voltando a Van dos Correios (Post Office)
Curiosamente, quando estávamos em 2015 na Expo Jogos do Reino Unido onde fomos convidados, surgiu a pergunta "o Post Office não era o mocinho no livro e O Clacks os maus?". Bem, esta é a mensagem subliminar de descontentamento do nosso atraso em 2011 por causa de uma van da Post Office? Talvez fosse. No entanto, sabemos que os operadores de Clacks eram trabalhadores e não necessariamente maus. Isso fez-nos sorrir, é claro, e contribuímos para uma bela história.
Obrigado por ter tempo para ler as nossas notas

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Traduzido por mgstavale