Post original: https://www.boardseyeview.net/post/rauha
Provavelmente não precisamos nos preocupar muito com a premissa e o tema sutil de
Rauha sobre os xamãs usando seus poderes para semear novamente a vida no planeta morto. Rauha é um jogo de seleção de cartas, padrões e construção de combos onde 2 a 5 jogadores selecionam cartas, alternadamente da esquerda e da direita, e as sobrepõem em suas grades individuais de 3 x 3. O jogo foi criado por Johannes Goupy e Théo Riviere, com arte de O'lee. É publicado pela GRRRE Games e distribuído no Reino Unido pela Hachette Boardgames.

Um marcador se move ao redor da borda dos tabuleiros dos jogadores, indicando qual linha ou coluna está ativada naquele turno. Após os jogadores terem selecionado e colocado a carta que pegaram, a coluna ou linha é ativada: os jogadores ganham os benefícios indicados nos três quadrados afetados. Normalmente, esses benefícios serão para lhe dar pontos ou cristais. Os pontos são obviamente o que você precisa acumular para a vitória, mas muitas vezes você precisará pagar cristais para colocar as cartas mais desejáveis: se você não tiver os cristais para pagar pela sua colocação, você não poderá escolher aquela carta. Durante a rodada de seleção, você pode descartar a carta escolhida em troca de quatro cristais. Em nossas partidas no Board's Eye View, nos encontramos trocando cartas por cristais não apenas porque precisávamos desses cristais para colocações futuras, mas também para negar a carta a um oponente que provavelmente iria querer adquiri-la no próximo turno.

Algumas cartas permitem trocar cristais por pontos e há cartas, em uma posição padrão na sua grade inicial, que permite gastar cristais para distribuir uma ficha de esporo. Cartas com fichas de esporo serão ativadas não apenas quando sua linha e coluna forem ativadas, mas também no final de cada rodada (quando o marcador de turno chegar a um canto). É aqui que a construção do combo entra em ação: o ideal é que você queira colocar esporos que gerem cristais, pontos e a oportunidade de colocar mais esporos.

Claro que há mais. Como você pode imaginar, com uma grade 3 x 3, existem bônus de 'entidade divina' de três linhas consecutivas que podem ser coletados quando os quadrados em qualquer linha ou coluna têm o mesmo ícone. Você pega o token relevante e recebe o bônus imediatamente (geralmente 3 pontos adicionais), mas você o receberá novamente se ainda tiver o token no final da rodada. No entanto, isso é um grande "se", pois um oponente tira a ficha de você se posteriormente conseguir os mesmos três consecutivos. Esses tokens são como ioiô durante a partida.

Finalmente, existem ícones de água. Estes também são pontuados no final de cada rodada. Eles marcam pontos com base na diferença entre o total de ícones de gotas d'água e os do jogador com menos. Se um jogador sobrepõe o espaço padrão que lhe dá um pouco de água e não consegue comprar nenhuma outra carta de água, então outro jogador que tenha juntado vários ícones de água (e talvez tenha pegado a ficha de três em linha que lhe dá mais dois) pode obter um enorme bônus de pontos que pode diminuir os pontos coletados por outros jogadores, especialmente nas primeiras rodadas do jogo, antes que os jogadores tenham construído combos eficazes.
Há uma ordem de turno, com o jogador na liderança sempre jogando primeiro, mas isso só é relevante para os bônus de três em linha e para ficar de olho no abastecimento relativo de água dos outros jogadores, onde pode ser vantajoso fazer a colocação de suas cartas depois de outros jogadores. Na verdade, grande parte do jogo em
Rauha é simultâneo, o que significa que joga rapidamente e tem pouco tempo de inatividade, mesmo com o conjunto completo de cinco jogadores.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.