Bora falar de Sabika, o novo jogo de Germán Millán (mesmo autor de Bitoku) e lançado aqui no Brasil pela Mosaico!
Em
Sabika, você é um nobre que deve contribuir para a
construção de torres, jardins e monumentos de Alhambra, além de
estabelecer rotas comerciais e se tornar um membro memorável da dinastia Nasrid.
O jogo tem
complexidade alta (3,93/5,00 no BGG), mas
não acho que seja tão complexo assim. As partidas duram entre
1 a 2 horas.
As
rodadas são simples:
- Jogadores revezam fazendo ações (4 ações cada)
- Fase de fim de rodada (com várias etapas, como renda, impostos, pontuação e manutenção)
- Caso seja a última rodada, tem a fase de fim de jogo ao invés da fase de fim de rodada.
Para começar, o jogo é
lindo! A caixa com verniz localizado é um show à parte e o
manual explica muito bem o jogo. Você precisará dele durante as primeiras partidas, mas, em geral, ele soluciona bem as dúvidas. Além disso, o manual tem vários campos falando sobre a
história do jogo, o que pode enriquecer ainda mais a experiência.
Eu só
me perdi um pouco para entender o que era o
“tabuleiro” do jogador solo, que nada mais é que um papel mais grossinho, igual o papel do guia de jogador.
Ah, vale informar que o jogo vem em 2 línguas, holandês (se não me engano) e português, então tudo o que tiver texto estará duplicado.
Se você não curte muito a mecânica de rondéis, talvez esse jogo não seja para você.
Sabika tem
1 rondel, dividido em 3 discos, cada um responsável por um tipo de ação. No
disco externo, você utiliza o meeple de Mestre de Obras e é uma área voltada à
construção, em que você
melhora seus armazéns, coleta recursos e faz construções pequenas ou grandes. Cada jogador tem 2 Mestres de Obras.
O
disco central é focado na
exportação. Cada jogador tem 1 meeple de Mercador e as ações servem para
movimentar seus barcos por cidades e exportar mercadorias.
No
disco interno, onde ficam as poetisas, você tem acesso aos
poemas importantes (cartas que dão pontos no final do jogo) ou
menores (oferecem um bônus imediato ou fixo). Cada jogador tem apenas 1 meeple de poetisa.
Durante o jogo, cada meeple percorrerá o rondel em seus respectivos discos, sendo possível
combar algumas ações. Por exemplo, ao realizar a ação de construir, você pode escolher uma peça que permite realizar a ação de exportação, que te permitirá pegar um recurso. Ou seja, vai ter
bastante AP.
O jogo pode se tornar longo pelo AP, porque as ações em si são rápidas e são apenas 4 por jogador por rodada.
Cada movimento no rondel também precisa ser pensado, já que
não há custo para movimentar o meeple até 2 espaços, mas você terá que pagar
1 moeda para cada espaço extra que quiser se movimentar. Além disso, se você parar em um
espaço que já esteja ocupado por outro jogador, terá que pagar também. Sim, é preciso ter dinheiro constantemente no jogo, porque é muito difícil não parar onde já tenha alguém.
Eu
gosto de comparar Sabika com Marceneiros, talvez por terem complexidade parecida e o rondel.
Marceneiros é um jogo muito
mais punitivo. É
mais difícil se recuperar caso você “erre” e se você ficar sem recursos, as coisas podem ficar muito complicadas. Em
Sabika não, é
mais fácil conseguir recursos, mas eu sempre acho triste fazer uma jogada só pra conseguir moedas para outra hahaha.
Joguei Sabika 4 vezes, 3 em 2 jogadores e 1 solo e
consegui perder todas as partidas hahaha.
Nas primeiras 2 partidas, o jogo me deixou frustrado, foi o tipo de jogo que
você quer fazer muita coisa e no fim parece que não fez nada, mas nas outras 2 partidas consegui melhorar e fazer mais coisas, mesmo perdendo.
Em
Marceneiros, eu
não tenho essa sensação de frustração, eu quero jogar de novo para fazer melhor.
Talvez isso aconteça porque eu ganhei algumas partidas hahahaha.
Sabika é ótimo, mas eu, particularmente,
prefiro Marceneiros, já a Vanessa prefere Sabika. Quero jogar mais, principalmente, porque não ganhei uma partida hahaha.
O
modo solo funciona super bem, mas eu não gosto muito de jogar solo, exceto por O Legado de Yu (que é um jogo feito para ser solo).
Sabika só simula um outro jogador, você joga como se fosse uma partida em 2 jogadores, mas a simulação é muito boa.
Algo que
não curti muito: alguns poemas importantes tem 2 pontuações, sendo 14 se você for o jogador com mais X (alguma construção ou qualquer coisa do tipo), 9 se for o segundo e 6 se for o terceiro.
O objetivo só vale para você e isso é bacana, mas quando você joga em 2 jogadores, os 9 pontos são ignorados, só ficam disponíveis 14 ou 6. Eu achei isso muito discrepante, então, como regra da casa, prefiro ignorar o 14 e não o 9.
Resumindo: um
ótimo jogo, a
Mosaico tem acertado muito nos jogos que tem trazido. Aqui em casa,
Sabika dividiu opiniões em comparação com
Marceneiros, mas
eu teria ambos na coleção.
Se você
curte um jogo mais
complexo, com
rondel e
AP, só vai.
Já jogou
Sabika?
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