Post original: https://www.boardseyeview.net/post/vaalbara
Em
Vaalbara do Studio H, os 2 a 5 jogadores são líderes de clã selecionando um membro de sua tribo para assumir o controle de algum território. Pelo menos essa é a premissa deste jogo de cartas animado e muito acessível. Na prática, Vaalbara é um jogo de coleção de conjuntos fácil de jogar e bem projetado, com algumas artes de destaque de Félix Donadio e Alexandre Renaud.
Você coletará conjuntos selecionando uma carta de território em cada uma das nove rodadas e adicionando-a ao seu tabuleiro individual. Você está selecionando da mesa que mostra o número de cartas igual ao número de jogadores, mas uma segunda camada na mesa também mostra as cartas de território que devem estar disponíveis no próximo turno.
Cada jogador tem baralhos idênticos de 12 cartas representando os membros de sua tribo. Os jogadores sempre começam seu turno com uma mão de cinco cartas e, embora você veja todas as 12 cartas em sua mão durante o jogo, não poderá jogar todas elas. O número na carta determina a ordem do turno, com a carta de menor número indo primeiro. Em uma mecânica bacana incorporada pelo designer Oliver Cipiere, cada verso das cartas tem as cores/ícones de cada tribo em uma ordem diferente e os empates são resolvidos em favor da ordem indicada no verso de qualquer carta que esteja no topo do baralho.

A carta que você joga também indica uma ação. Algumas ações oferecem benefícios dependendo da ordem do turno; por exemplo, a carta nº 3 dá-lhe um bónus de 3 pontos se jogar antes de qualquer um dos jogadores vizinhos, enquanto a carta nº 6 permite-lhe roubar 2 pontos ao jogador que jogou antes de si. Em ambos os casos, você só receberá o benefício se sua ordem de turno o qualificar para isso. Alguns cartões permitem manipular a exibição; por exemplo, seu número 9 permite trocar uma carta da linha superior por uma carta da parte inferior. Isso significa que você pode escolher aquela carta nesta rodada.

Os diferentes tipos de território pontuam de maneiras diferentes. Por exemplo, as florestas apenas pontuam o valor da carta (embora observe que jogar a carta #5 lhe dará 3 pontos extras para cada uma das florestas do seu tabuleiro); campos marcam 2 pontos para cada campo do seu tabuleiro, então se você já coletou quatro campos, o quinto valerá 10 pontos. O primeiro prado coletado no jogo marcará um mísero ponto, mas os prados subsequentes marcarão um ponto para cada prado em seu próprio tabuleiro e no de seus vizinhos. Outros tipos de território pontuam para cada tipo diferente em seu tabuleiro, e há um bônus adicional no final do jogo por ter cinco ou seis tipos de território diferentes. Tudo isto significa que existem muitas formas diferentes de marcar pontos, e é uma prova do quão equilibrado o jogo é.

Há interação entre os jogadores, especialmente quando dois ou mais jogadores estão competindo para adicionar a mesma carta de território da exibição, e no final do jogo os jogadores podem adaptar suas escolhas para frustrar um oponente tanto quanto para ajudar a si mesmos. Ao decidir qual carta jogar, os jogadores podem avaliar a conveniência das cartas exibidas para os oponentes: acho que isso torna mais ou menos provável que você jogue uma carta de número baixo. Mesmo quando rouba alguns pontos de outro jogador, nada disso parece uma interação agressiva do tipo "Toma Essa", o que, para muitos jogadores, será outra vantagem deste jogo.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.