fousfo::Fala, pessoal, agradeço a participação no debate, legal ver todos se ajudando para uma melhor experiência nos BoardGames.
Lembrando que não estou questionando apenas os marcos, estou questionando as ações em si - TODAS ELAS, que consequentemente tornaria a corrida pelos marcos mais justa. Isso inclui inclusive baixar as cartas, fazer projetos-padrão, etc.
Mas é claro que estou questionando o manual, que não foi claro nem na regra e nem nos exemplos. Não é minha intenção criticar o jogo, até porque ele está no meu top 3 com uma folga. No manual bastava uma simples expressão como "podendo repetir as ações", o que infelizmente suscitou essa minha dúvida. E essa brecha no manual fui perceber bem mais tarde, pois sempre joguei com duas ações pendendo repeti-las, acho que não atrapalha o jogo em nada, ou quase em nada, já que no caso dos marcos, hei de concordar com o colega que jogou essa questão no fórum e promoveu uma discussão acalorada rsrs, é injusto alguém pegar dois marcos em seguida, porque o prejuízo pode ser de 5 a 10 (DEEEEEZ) pontos no jogo, o que é uma enormidade. Foi através do tópico do colega citado que pensei: "será que não estou jogando errado?"
No manual fala-se de combinação das jogadas, mas não menciona a repetição. Na matemática, a combinação existe de duas formas: a combinação simples e a combinação com repetição. Na combinação simples de 2 elementos de "A" a "G" poderia ter as combinações AB, AC, AD, AE, AF, AG, BC, BD, BE, BF, BG, CD, CE, CF, CG, DE, DF, DG, EF, EG, FG (em ambas as ordens). Já na combinação com repetição permite-se o AA, BB, CC, DD, EE, FF e GG. E aí questionei: o que o manual quis dizer com combinação? Ficou a dúvida, infelizmente não solucionada.
Vi que a dúvida também foi levantada no fórum do BGG, nenhuma explicação convincente e nem uma posição do próprio Jacob Fryxelius. Sendo assim, acho que o mais correto mesmo é esquecer a literalidade do manual, e jogar como todos jogam, com a possibilidade de repetir ações e correr alucinadamente pelos Marcos.
Acredito que a informação de que uma mesma ação possa ser executada duas vezes em sequencia fica tão implícita nas regras que o autor achou irrelevante salientar ela ainda mais dentro do manual do jogo. Sobre não ter uma resposta oficial do autor do jogo nos tópicos existentes, as dúvidas foram respondidas no BGG e talvez pelos esclarecimentos da comunidade estarem corretos sobre o assunto o designer simplesmente não precisou adicionar mais nada ao assunto (os designers são bem ativos na comunidade e certamente teriam corrigido caso a informação estivesse errada).
https://boardgamegeek.com/thread/1695285/can-i-repeat-same-action-twice-same-turn
Sobre conquistar dois marcos em sequencia, eu questiono porque a contestação deste ponto. Para conquistar um marco é necessário preencher requisitos específicos, e em uma corrida pela pontuação a ação de reivindicar um marco deve ser feita tão logo os requisitos necessários sejam atingidos. Se um jogador conquistar dois marcos em duas ações consecutivas impedindo que outros jogadores que também já tenham os requisitos fiquem com uma das duas pontuações é bem provável que um dos jogadores tenha esquecido de reivindicar tal pontuação anteriormente, sendo recomendável ter mais atenção a esse ponto nas próximas partidas.
É a mesma coisa com o aumento da temperatura no início do jogo, muito provavelmente um jogador vai querer executar dois aumentos em sequencia para obter o bônus de geração de calor. Remover essa possibilidade afetaria bastante a estratégia em várias etapas do jogo.
Adicionalmente, quando todos os jogadores passarem o último jogador pode fazer ações ilimitadas antes de passar e iniciar a nova geração. Uma regra desse tipo poderia influir de forma que o jogador possa executar somente uma ação de cada tipo, e com a diversidade de ações ficaria difícil acompanhar o que ele já fez e o que ainda falta fazer.
Tudo isso para dizer que sim, as duas ações podem ser iguais por toda forma como o jogo foi pensado, especialmente pelas corridas por bônus de aumento de oxigênio e temperatura.