Acabei lançar uma nova série no canal onde quero levantar alguns tópicos para gerar um debate dentro da comunidade, e já começamos com um assunto quente, kkkk.
O que faz um jogo de tabuleiro ser ruim?
Na minha opinião, na verdade, existe sim bastante jogos ruins, mas não tanto quanto falam. Acredito que, as vezes as pessoas confundem muito o fato de não gostar de algo, com ele ser ruim, isso acontece em muitas coisas, musica, filme, comida etc, e com jogos de tabuleiro não seria diferente.
Eu, particularmente, odeio tema de super-herói, entretanto, devo concordar que tem muita coisa boa relacionado a esse tema.
Quando pensamos em board games, a parada é mais complicada ainda, pois temos tantos temas, tantas mecânicas, temos preço, qualidade dos componentes etc.
Ai que vem a pergunta, será que o jogo é ruim mesmo, ou eu que não gostei?
Atualmente penso que o fato de não gostar de um jogo, é muito subjetivo, pois depende muito do seu gosto pessoal, com quem você joga, quando e onde você joga.
Enquanto definir um jogo como ruim, é algo bem mais objetivo (O jogo é ruim porque ele é desbalanceado demais, por exemplo).
Na minha opinião, um jogo ruim é um jogo que tenha:
Mecânicas quebradas: Um jogo desbalanceado, mal estruturado etc;
Manual mal escrito: Deixando diversas mecânicas ambíguas ou sem explicação, e, sem alguma nota de que essa parte é aberta pra interpretação.
Isso, pra mim.
Agora, algumas coisas que me ajudam a definir se eu gosto ou não de um jogo, são:
Se o jogo é fluido;
Mecânicas bem encaixadas (Manual etc);
Diversão;
Qualidade dos componentes X Preço (o famoso custo benefício);
Beleza do game e boa iconografia (Mal de designer).
Eu explico um pouco mais do meu ponto de vista no vídeo que postei, caso tenha interesse em assistir vou deixar aqui em baixo.
Aproveitando a deixa, gostaria que vocês opinassem sobre esse assunto também.
Pra você, o que define um jogo ruim? Você acha que todo jogo que você não gosta, é ruim?
Além disso, como vocês decidem a nota que vão dar pra um jogo na hora de avaliar ele por aqui?
brunonervoso::... será que o jogo é ruim mesmo, ou eu que não gostei?
Penso exatamente da mesma forma, todo jogo tem seu público.
brunonervoso::Além disso, como vocês decidem a nota que vão dar pra um jogo na hora de avaliar ele por aqui?
Minhas notas sempre levam em consideração se o jogo cumpriu seu objetivo em relação ao seu publico alvo. Há muitos jogos para o público infantil que quase sempre recebem notas baixas por não ter mecânicas elaboradas ou estratégias envolvidas.
Temática não interessante ou nerd demais = não gosto.
Muito pesado = não gosto.
Arte feia = não gosto.
Tabuleiro poluído = não gosto.
Pouca interação = não gosto.
Mímica, adivinhar palavras, macaquice = não gosto.
brunonervoso::... será que o jogo é ruim mesmo, ou eu que não gostei?
Penso exatamente da mesma forma, todo jogo tem seu público.
brunonervoso::Além disso, como vocês decidem a nota que vão dar pra um jogo na hora de avaliar ele por aqui?
Minhas notas sempre levam em consideração se o jogo cumpriu seu objetivo em relação ao seu publico alvo. Há muitos jogos para o público infantil que quase sempre recebem notas baixas por não ter mecânicas elaboradas ou estratégias envolvidas.
Parabéns pelo texto!
Boa!
Penso da mesma forma na hora de dar nota, tem muito jogo que cumpre seu papel direitinho e é taxado de ruim.
Disclaimer: Sou uma pessoa que so da nota e comenta em jogos no BGG - para ter so um local para colocar notas e afins. Entao esse comentario e com relacao a escala de notas no BGG.
A questao da nota de jogos no BGG, eu acho bem legal por que a nota e para ser dada em termos de o quanto voce quer jogar o jogo, e nao o com o jogo e bom, segundo uma definicao individual, inconsistente e arbitraria. Quano voce para para analisar, a nota no BGG tem um criterio super bem definido, simples de explicar, e com exemplos de o quao voce quer ou nao jogar o jogo.
Infelizmente, nem todo mundo segue esse criterio, - eu adoro os 10s e 1s que sao dados para conter outros 10s e 1s, chega a ser comigo. Mas como la temos dezenas de milhares de notas nos jogos (mais de 120K em Catan e Carcassone - por incrivel que pareca, agora, 2023-09-11, a diferenca e menos de 150 votos entre eles), voce acaba facilmente caindo em uma media verdadeira conforme previsto pelo teorema do limite central. Entao o volume de dados, acaba permitindo ter uma relacao razoavel entre o quanto as pessoas querem jogar o jogo na media. Falado isso, eu tendo a nao considerar jogos com menos de 1000 notas por conta do impacto grande que ainda existe de notas ma-intencionadas.
Por ultimo, e complicado querer dar uma nota baseada na qualidade do jogo, pois cada um tera um criterio: por exemplo, eu nao colocaria o preco como um fastor, mas colocaria o quao interativo e epico o jogo eh. O quao streamlined o jogo eh (especialmente em reedicao de jogos). Me preocuparia muito olhar notas de jogos com cada pessoa com um criterio aleatorio/diferente, pois estariamos agrupando bananas e laranjas no mesmo saco, e nao acho q daria uma boa vitamina.