A esperada viagem para os Estados Unidos está chegando e você, como fã assíduo de jogos, decide que vai separar uma verba e um bom espaço em sua bagagem somente para trazer jogos de tabuleiro. Tão pouco você toma essa decisão, você começa a se indagar quais títulos deveria comprar. Bom, estou aqui para sugerir alguns títulos e tentarei selecionar jogos onde a dependência de idioma é baixa/moderada e, principalmente, focando em jogos que não estão disponíveis ou não foram anunciados no Brasil.
Obviamente, o custo de envio não será adicionado e ao pesquisar, busquei o preço de menor valor de jogos lacrados. Não citarei o nome de lojas para não ter problemas com a plataforma. Em muitos jogos citados é possível encontrar versões de usados por um preço ainda menor. As pesquisas de valores foram feitas nos dias 14 e 15 de novembro de 2023.

Comecei a lista com um título que eu não entendo porque não foi publicado no Brasil. Esse jogo venderia como água no nosso país. O que temos disponível é a versão infantil que possui similaridades, mas não é o mesmo jogo.
O Quacks of Quedlinburg tem duas mecânicas principais: bag-building e push-your-luck. É um jogo família que deve ser jogado de forma despretensiosa, não espere um jogo altamente estratégico e sem sorte envolvida. O jogo diverte bastante e roda bem em qualquer quantidade de jogadores. Apresenta boa rejogabilidade por diversos fatores: tabuleiros com dupla face; cartas de cartomante e livros de ingredientes com poderes variáveis.
A dependência de idioma é baixa. Se uma pessoa da mesa falar inglês, você nem precisa fazer qualquer tipo de adaptação. As informações em inglês são as cartas (uma carta nova é aberta a cada rodada) e o que cada poção faz.
O jogo de carteado mais hypado dos últimos tempos não poderia deixar de constar nessa lista. O hype se justifica? Sim, o jogo é excelente. Vale o preço exorbitante que estão cobrando nele no Brasil? Não.
Scout é um jogo de ladder-climbing (escalada) onde os jogadores terão cartas na mão e tentarão superar as cartas que estão na mesa. Os jogadores podem usar sequências de números ou números iguais para tentar vencer a vaza.
Scout é bem estratégico, mas é fácil de jogar e as regras são simples. Possui uma caixinha pequena, sendo bem difícil colocar tudo dentro após jogar rs. Se a maioria das suas jogatinas são em duas pessoas, melhor ignorar esse jogo. Apesar de ter regras para 2 pessoas, roda bem em 3 jogadores e melhor a partir de 4 jogadores.
O jogo não possui cartas com texto, portanto, não tem dependência de idioma.
Facilmente encontrado em lojas grandes nos EUA. Por ser um jogo que já foi lançado há um certo tempo, é corriqueiro encontrá-lo em grandes promoções. Já vi o preço chegar na casa dos $20~$25.
Em Villainous, cada jogador assumirá o controle de um vilão da Disney. As regras gerais são iguais para todos os personagens, mas a forma de cada vilão vencer é extremamente diferente. Além de ser um jogo temático, a assimetria se destaca aqui. Explorar cada personagem é bem interessante. No jogo base temos os seguintes personagens: Malévola, Rainha de Copas, Capitão Gancho, Príncipe João, Úrsula e Jafar.
A dependência de idioma é bem alta, então para jogar com pessoas que não falam inglês é bem complicado, você precisa de uma tradução completa para jogar. Esse vai ser o único da lista que vai ter alta dependência de idioma. Acabei abrindo uma exceção, pois acho esse jogo incrível e possui os arquivos traduzidos na Ludopedia.
Ready Set Bet é um jogo festivo para até 8 jogadores. Vocês vão ver 2-9 jogadores na caixa, mas aqui estão considerando que uma pessoa será apenas narrará a partida. O jogo possui um app que pode fazer o papel de narrador e simular as rolagens de dado, infelizmente, a aplicação não tem a opção do idioma português brasileiro e nem a narração no nosso idioma. Acredito que é importante informar que esse é o único jogo dessa lista que eu ainda não importei, mas pretendo importar em breve rs.
No jogo realizamos apostas enquanto os cavalos estão correndo. Os cavalos se movimentam conformem os dados são rolados. É mais difícil os números dos cavalos que estão mais nas extremidades rolarem, porém, quando o número deles sai, eles se movimentam mais espaços.
Assim como o Quacks, a dependência de idioma é baixa. Se uma pessoa da mesa falar inglês você nem precisa fazer qualquer tipo de adaptação. As informações em inglês estarão abertas para todos.
Com 75 dólares sobrando, vamos para um jogo bem consistente...
Heat foi uma grata surpresa. Sou fã de fórmula 1 e por bastante tempo procurei um jogo de corrida que me agradasse. Buscava algo que fosse simples, emocionante e que tivesse a possibilidade de ficar mais estratégico. Tentei o Downforce e tinha altas expectativas com o Rallyman GT, mas apesar de serem interessantes, não eram o que eu procurava em um jogo de corrida. Heat me agradou desde a primeira partida.
Em Heat temos que fazer o gerenciamento das cartas que estão no nosso baralho e na nossa mão, buscando ser o mais rápido possível sem esquentar muito o nosso motor. É um jogo que pode ser simples para iniciantes e que pode apresentar uma estratégia maior caso você já o tenha jogado algumas vezes. Tive a sensação que os módulos que vem nele poderiam ser vendidos como pequenas expansões, ou seja, o jogo com a caixa base tem muito conteúdo a ser aproveitado. O modo garagem adiciona um draft inicial que modifica os baralhos iniciais e traz assimetria para o jogo. O modo legends (bots são usados para mover os carrinhos) faz com que o jogo rode bem em qualquer quantidade de jogadores e seja interessante mesmo em dois jogadores.
O jogo possui apenas 12 cartas com texto que são para o setup, portanto, a dependência de idioma é quase nula.
______
Alguns jogos que ficaram muito próximo de entrar na lista:
- Sea Salt & Paper - Preço ótimo e jogo pequeno.
- Earth - A dependência de idioma aqui é bem alta, mas o jogo parece ser muito interessante. Para mim, alguma editora BR ainda vai anunciá-lo.
- Everdell Farshore - Outro com alta dependência de idioma, mas como a Galápagos trouxe o jogo base + expansões, acredito que vai trazer este também.
- Clank!: Catacombs - Dependência de idioma média para alta. Como a Galápagos trouxe o clank base + expansão, faria bastante sentido publicá-lo no Brasil.
E a sua lista, como ficaria? Caso tenha curtido o conteúdo, considere dar um like e se inscrever no canal para fortalecer o canal. No Instagram vocês me encontram como @hermano_brasileiro.bg .