Post original: https://www.boardseyeview.net/post/siliconvania
Vampiros envolvidos no planejamento urbano para modernizar a Transilvânia pode parecer um tema improvável para um jogo, mas essa é a premissa de
SiliconVania de JB Howell, onde 2 a 5 jogadores competem para construir seus tabuleiros individuais. O jogo é publicado pela WizKids e a arte é de Mihaljo (The Mico) Dimitrievski.
Em
SiliconVania, os jogadores comprarão peças de um display e as colocarão na grade 4 x 4 em seus tabuleiros individuais. Eles também recrutarão “especialistas”: cartas que inicialmente oferecem uma variedade de complementos que podem ajustar as pontuações finais do jogo, mas que, a partir do meio do jogo, são jogadas para determinar os “objetivos da cidade” (ou seja: quais bônus de adjacência de peças que você receberá). Este elemento dá a cada partida um arco de desenvolvimento claro e pode dar origem a alguns dilemas interessantes à medida que os jogadores sacrificam a perspectiva de ganhos imediatos para otimizar as suas pontuações no final do jogo.

A seleção das peças é feita jogando cartas de 'lance silencioso' para determinar a ordem em que os jogadores selecionam aquelas em exibição. As cartas com números mais baixos permitem adicionar um vampiro (o que pode significar um ponto no final do jogo) e as cartas de valor mais alto custam um ou dois vampiros. Você adiciona as peças que você escolhe ao seu tabuleiro individual e também recebe quaisquer benefícios mostrados nessas peças, que podem ser mais vampiros, caixões (necessários para alojar os vampiros para que eles pontuem), sangue (novamente contribuindo para a pontuação final), animais (para bônus de coleta de conjuntos) e/ou avanço nas trilhas de Inovação e Sobrevivência, que novamente dão bônus de marcos e podem contribuir para pontuações finais do jogo.

Ao mesmo tempo em que fazem lances pelas peças, os jogadores jogam uma carta de especialista de sua mão para determinar quem terá a primeira escolha entre as cartas de especialista em exibição. Todas as cartas de especialistas mostram um valor de iniciativa (o número mais alto é melhor), mas também dão um bônus ou ação especial. Novamente, você recebe o bônus ao usar a carta para fazer lances.
Como é a norma em jogos de construção de cidades, as peças no seu tabuleiro individual beneficiam de várias regras de adjacência; então, por exemplo, os Mausoléus deveriam ser adjacentes a um Banco de Sangue. A diferença no
SiliconVania é que essas regras de adjacência só entram em vigor na pontuação se você tiver jogado um especialista para escolher essa opção de pontuação. No caso do Mausoléu e do Banco de Sangue, por exemplo, isso exige um Nobre como especialista. Jogue múltiplos do mesmo especialista e você pontuará para o objetivo relevante da cidade várias vezes. Isso significa que os jogadores podem ajustar suas prioridades de pontuação no meio do jogo para refletir o layout que estabeleceram. Também gostamos do fato de que entre as habilidades especiais disponíveis, especialmente em cartas de especialistas com números baixos, estão poderes para trocar peças em sua exibição por aquelas em uma 'reserva de troca'. Pode valer muito a pena guardar esses especialistas para jogar mais tarde no jogo.
SiliconVania pode ser jogado como um jogo família leve, sem pensar muito em suas opções, mas jogadores experientes irão jogá-lo como um jogo de programação onde todas as suas escolhas são otimizadas para seu potencial de pontuação no final da partida. Mesmo assim, SiliconVania joga rapidamente em suas oito rodadas. A pontuação pode trazer algumas surpresas - então você não terá certeza de quem ganhou até que todas as súmulas sejam somadas e verificadas...
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.