Post original: https://www.boardseyeview.net/post/sigil
Sigil, de Andreas Voellmer, é um jogo de estratégia para dois jogadores onde os jogadores competem por posição colocando pedras em um tabuleiro. Para vencer, você só precisa ter três pedras a mais no tabuleiro que seu oponente, então a vitória sempre parece tentadoramente próxima...
Cada jogador começa com uma pedra no nó da sua cor. No seu turno você deve realizar uma ação de movimento, o que significa colocar uma pedra adjacente a outra da sua cor já no tabuleiro. Inicialmente, você pode colocar pedras em espaços vazios, mas, sujeito às regras de adjacência, você pode jogar uma pedra no espaço ocupado por seu oponente. Isto desloca a pedra deles para um espaço adjacente ou para o espaço vazio mais próximo, a menos que você tenha a posição deles cercada, caso em que a pedra deles é esmagada (ou seja: removida do tabuleiro). Na prática, a maioria das partidas serão ganhas e perdidas ao esmagar as pedras do seu oponente.
Além do seu movimento, você pode realizar uma ação de correr. Isso lhe dá um movimento adicional (colocação de pedras), mas ao custo de remover duas de suas pedras de qualquer lugar do tabuleiro. Correr deixa você com uma pedra no chão, então você provavelmente só usará essa ação quando ela lhe der uma vantagem tática muito significativa. Nas partidas que fizemos aqui, quase invariavelmente eram posicionamentos que esmagavam uma pedra e preparavam o jogador para um segundo esmagamento.
Além dessas ações, você pode lançar um feitiço. Ao preparar o jogo, você preenche o tabuleiro com peças de feitiços que levam cinco, três e uma pedra.
Sigil vem com mais peças do que lugares para elas no tabuleiro, então você pode variar a preparação e a partida. Para lançar um feitiço, você deve ocupá-lo totalmente (portanto, ter todos os cinco espaços preenchidos com suas pedras para um feitiço principal) e custar-lhe todas essas pedras para lançar o feitiço. Obviamente, você não vai querer lançar feitiços, a menos que o resultado líquido o deixe com uma pedra no chão e/ou em uma posição taticamente melhor. Para cada nó que você controla, você recebe um desconto de uma pedra - então, se você ainda mantiver seu nó inicial, lançar um feitiço de cinco pedras fará com que você perca apenas quatro de suas pedras naquele feitiço, e esse desconto aumenta se você tiver capturado o nó inicial do seu oponente ou o terceira nó que está vazio no início do jogo; é por isso que esse terceiro nó será fortemente contestado...

Os feitiços também podem dar aos jogadores regras especiais de posicionamento. Onde eles especificam um movimento suave, você só pode colocar uma pedra em um espaço vazio. Quando for especificado um movimento difícil, você deve colocar sua pedra de forma que ela desaloje uma das pedras do seu oponente. Um movimento de piscar permite ignorar as regras de adjacência para esse posicionamento.
Quando você lança um feitiço de três ou cinco pedras, você o marca com seu dado de bloqueio. Este é um dado de seis lados que não é lançado; ele é usado como um contador: você o define como 1 para o primeiro feitiço, 2 para o segundo, etc. O dado de bloqueio sinaliza que você não pode repetir aquele feitiço até lançar outro. Ele também atua como um cronômetro de jogo: o jogo termina quando um dos jogadores atinge 6 em seu dado de bloqueio. Quando o jogo termina desta forma, em vez da vantagem de três pedras, você ganha simplesmente por ter a vantagem de uma única pedra. Mas cuidado - se você encerrar o jogo desta forma e terminar seu turno empatado no mesmo número de pedras que seu oponente, é seu oponente quem leva a vitória.
Embora tenha feitiços variados com efeitos específicos,
Sigil é antes de tudo um jogo de estratégia abstrata, e não uma competição entre magos. É tudo uma questão de posicionamento para obter aquela pequena vantagem tática necessária para a vitória. Embora os jogadores queiram verificar se cada um deles entende os efeitos mágicos disponíveis em seu jogo, as regras são rápidas de aprender e bastante intuitivas. Quando você começa a jogar, pode ser difícil fazer o sacrifício necessário para realizar ações de Correr, mas, como no xadrez, você descobrirá que há circunstâncias em que esse sacrifício pode valer a pena. É um jogo fascinante e tem o mérito adicional de ser jogado rapidamente: a maioria das partidas duraram cerca de 20 minutos.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.