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  3. Nemesis
  4. Quick start para iniciantes

Quick start para iniciantes

Nemesis
  • avatar
    caioporaqui27/08/23 14:15
    avatar
    caioporaqui
    27/08/23 14:15
    207 mensagens MD

    Salve queridos.

    Em breve esse carinha chega aqui na coleção e queria pegar umas dicas dos mais experientes nele.

    Será o 1o jogo complexo pra minha mesa e queria saber quais dicas vocês me dariam pra facilitar a imersão do grupo.

    Por exemplo, começar como Coop ou semi coop. Começar por qual tabuleiro. Tomar cuidado com alguma regra/movimentação específica que vocês erraram nas primeiras vezes.
    Ler o manual todo e assistir um gameplay? Algum vídeo de explicação sem gameplay?

    Não sei se por conta das erratas ou pelo tanto de coisas, vi várias dúvidas aqui nos tópicos. Que pretendo passar em breve, mas com medo de tomar spoiler de "surpresas" dessa experiência.

    Agradeço demais a quem puder contribuir com qualquer coisa.

    Abraços 

    4
    0
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  • Compre agora o jogo Nemesis na LUDOSTORE
    R$ 1.238,00 (no boleto)
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  • ScorpiuS
    53 mensagens MD
    avatar
    ScorpiuS27/08/23 15:02
    ScorpiuS » 27/08/23 15:02

    Coop e semi coop não muda muita coisa não na dinâmica do jogo, somente acrescenta a desconfiança! Mas se quiserem aprender bem a regra, joguem coop. A partida tem possibilidade de demorar mais por conta de todos os objetivos.  Sobre as regras, uma que passou bastante batido aqui foi a de movimentação. Na parte em que não rola ruído se vc se movimentar para um local com outro personagem ou monstro.  Com isso o jogo te inclina a andar junto. Fora isso, o jogo é tentativa e erro. Se achar muito fácil, é pq errou alguma regra. Tem vários detalhes que se esquecidos, implicam no resultado.

    2
  • MotokeiroPirata
    390 mensagens MD
    avatar
    MotokeiroPirata27/08/23 17:46
    MotokeiroPirata » 27/08/23 17:46

    As correções desse jogo removem a tradução ridícula? Aquela porcaria de intrusoras? 

    0
  • MatosCaio
    512 mensagens MD
    avatar
    MatosCaio27/08/23 18:55
    MatosCaio » 27/08/23 18:55

    o manual do jogo é ok, mas é um pouco mal formatado. Algumas regras muito importantes pro fluxo da partida não são destacadas o suficiente e/ou ficam no meio de sentenças sobre coisas triviais do jogo. Na minha opinião as partes do manual onde não é dada ênfase o suficiente e que podem arruinar uma partida se não aplicadas corretamente são:

    - a necessidade de comprar e resolver uma carta de evento por rodada

    - a mecânica de barulho (barulho colocado erradamente no inicio do jogo pode arruinar totalmente a imersão e experiencia)

    - consequencias de fugir de um alien na mesma sala que vc (e como o combate e ataques de alien funcionam)

    - a fase de desenvolvimento do bag de aliens (que gera rolagens de barulho que podem desencadear encontros)


    Nemesis não é um jogo difícil de jogar, porém tem inúmeras regrinhas essenciais pro correto funcionamento/imersão na partida. Ensinar cada uma dessas regrinhas (que são essenciais pros jogadores desde o inicio, ja que é um jogo semi cooperativo de papeis escondidos) acaba tornando a explicação bem demorada e confusa pros iniciantes, se você não tiver um roteiro de apresentação pronto na sua cabeça. É bastante coisa pra lembrar, e pode ser meio overwhelming pra pessoa que tá ensinando uma mesa nova. é um jogo Fácil de jogar, dificil de ensinar, e bem burocrático. Recomendo fortemente assistir um video de regras antes de ler o manual, e só depois pegar o manual pra ler. Também recomendo fazer um bloco de anotaçoes com um resumo dos pontos chaves das regras, pra nortear sua explicação

    aqui embaixo vou colar o bloco de notas com os pontos chave que fiz pra me ajudar a explicar o jogo. Não tá nada incrível (nunca fui bom em condensar texto em slides/apresentaçoes de power point), mas você pode usar como ponto de partida pra criar seu próprio roteiro:

    NEMESIS REGRAS

    • ‌contexto
    • ‌setup (explicar arquitetura da nave - salas 1 e 2, escape pods, hibernatorio, motores e cockpit) - SEM DETALHES
    • ‌explicar contador de hiperespaço e autodestruicao
    • ‌estrutura da rodada - fase dos jogadores / fase de evento
    • ‌objetivos de jogador e gatilhos de fim de jogo (hiperespaço / autodestruiçao / marcadores de fogo e malfuncionamento), checagem de motores e coordenadas, e condicoes de vitoria
    • ‌momentos criticos da partida (1o encontro com alien, 1o personagem a morrer, camaras de hibernacao abrem, sequencia de autodestruicao nao pode ser revertida)
    • ‌explicar acoes (acoes basicas, acoes de carta, acoes de item, acoes de sala)
    • ‌acoes de combate vs acoes fora de combate
    • ‌movimento e exploracao
    • ‌marcadores
    • ‌barulho e encontros
    • ‌encontro e combate (ataque surpresa, ranged vs melee vs fuga)
    • ‌injurias, morte e fuga dos aliens
    • ‌ataque dos intruders (surpresa vs fase de evento vs fuga de personagem)
    • ‌ataque de larva (infestacao) e cartas de contaminacao
    • ‌ferimentos (leve vs graves vs morte)
    • ‌intruder board (ovos e fraquezas)
    • ‌objetos e itens (maos, objetos pesados - corpo de alien/jogador e ovo, crafting, itens de classe
    • ‌acao de busca
    • ‌acao de craftar
    • ‌simbolo de computador nas salas
    • ‌acoes das salas (explicar em detalhes cada sala tipo 1 - salas tipo 2 explicar somente após revelar
    • ‌escape pods (como funciona pra destravar/escapar)

    6
  • caioporaqui
    207 mensagens MD
    avatar
    caioporaqui27/08/23 19:17
    caioporaqui » 27/08/23 19:17

    MotokeiroPirata::As correções desse jogo removem a tradução ridícula? Aquela porcaria de intrusoras? 

    Não tenho a menor ideia. Mas qual a questão com a facilitação de jogar o jogo pela 1a vez?

    1
  • caioporaqui
    207 mensagens MD
    avatar
    caioporaqui27/08/23 19:19
    caioporaqui » 27/08/23 19:19

    MatosCaio::o manual do jogo é ok, mas é um pouco mal formatado. Algumas regras muito importantes pro fluxo da partida não são destacadas o suficiente e/ou ficam no meio de sentenças sobre coisas triviais do jogo. Na minha opinião as partes do manual onde não é dada ênfase o suficiente e que podem arruinar uma partida se não aplicadas corretamente são:

    - a necessidade de comprar e resolver uma carta de evento por rodada

    - a mecânica de barulho (barulho colocado erradamente no inicio do jogo pode arruinar totalmente a imersão e experiencia)

    - consequencias de fugir de um alien na mesma sala que vc (e como o combate e ataques de alien funcionam)

    - a fase de desenvolvimento do bag de aliens (que gera rolagens de barulho que podem desencadear encontros)


    Nemesis não é um jogo difícil de jogar, porém tem inúmeras regrinhas essenciais pro correto funcionamento/imersão na partida. Ensinar cada uma dessas regrinhas (que são essenciais pros jogadores desde o inicio, ja que é um jogo semi cooperativo de papeis escondidos) acaba tornando a explicação bem demorada e confusa pros iniciantes, se você não tiver um roteiro de apresentação pronto na sua cabeça. É bastante coisa pra lembrar, e pode ser meio overwhelming pra pessoa que tá ensinando uma mesa nova. é um jogo Fácil de jogar, dificil de ensinar, e bem burocrático. Recomendo fortemente assistir um video de regras antes de ler o manual, e só depois pegar o manual pra ler. Também recomendo fazer um bloco de anotaçoes com um resumo dos pontos chaves das regras, pra nortear sua explicação

    aqui embaixo vou colar o bloco de notas com os pontos chave que fiz pra me ajudar a explicar o jogo. Não tá nada incrível (nunca fui bom em condensar texto em slides/apresentaçoes de power point), mas você pode usar como ponto de partida pra criar seu próprio roteiro:

    NEMESIS REGRAS


    • ‌contexto
    • ‌setup (explicar arquitetura da nave - salas 1 e 2, escape pods, hibernatorio, motores e cockpit) - SEM DETALHES
    • ‌explicar contador de hiperespaço e autodestruicao
    • ‌estrutura da rodada - fase dos jogadores / fase de evento
    • ‌objetivos de jogador e gatilhos de fim de jogo (hiperespaço / autodestruiçao / marcadores de fogo e malfuncionamento), checagem de motores e coordenadas, e condicoes de vitoria
    • ‌momentos criticos da partida (1o encontro com alien, 1o personagem a morrer, camaras de hibernacao abrem, sequencia de autodestruicao nao pode ser revertida)
    • ‌explicar acoes (acoes basicas, acoes de carta, acoes de item, acoes de sala)
    • ‌acoes de combate vs acoes fora de combate
    • ‌movimento e exploracao
    • ‌marcadores
    • ‌barulho e encontros
    • ‌encontro e combate (ataque surpresa, ranged vs melee vs fuga)
    • ‌injurias, morte e fuga dos aliens
    • ‌ataque dos intruders (surpresa vs fase de evento vs fuga de personagem)
    • ‌ataque de larva (infestacao) e cartas de contaminacao
    • ‌ferimentos (leve vs graves vs morte)
    • ‌intruder board (ovos e fraquezas)
    • ‌objetos e itens (maos, objetos pesados - corpo de alien/jogador e ovo, crafting, itens de classe
    • ‌acao de busca
    • ‌acao de craftar
    • ‌simbolo de computador nas salas
    • ‌acoes das salas (explicar em detalhes cada sala tipo 1 - salas tipo 2 explicar somente após revelar
    • ‌escape pods (como funciona pra destravar/escapar)


    Maravilhoso! 
    Dicas super relevantes. Eu adoro organizar coisas nesse sentido. Com ctz vou investir um tempo de qualidade pra evoluir suas dicas. Assim que tiver algo eu posto aqui na comunidade.pra gnt

    0
  • frankhiromi
    499 mensagens MD
    avatar
    frankhiromi27/08/23 19:31
    frankhiromi » 27/08/23 19:31

    Eu só explico todas as cartas de objetivo, o resto o pessoal aprende jogando. 

    0
  • pedro_rpires
    378 mensagens MD
    avatar
    pedro_rpires27/08/23 20:13
    pedro_rpires » 27/08/23 20:13

    Essas dicas e pontos levantados pelo Caio já estão excelentes. Sugiro se atentar bem em todos eles quando for ler as regras.

    Sobre coop e semi-coop, eu diria que se o pessoal não tá acostumado com BG, vai de Coop. Se é uma galera que já manja, vai de semi-coop. Muda quase nada em questão de regra, mas - na minha opinião - o semi agrega muito na experiência. A tensão que fica em não poder confiar em ninguém gera histórias ótimas na mesa.

    Alguns pontos adicionais que acredito que valem a atenção na hora de jogar:

    - explique bem que as cartas são recursos. Além das ações que elas trazem, você as descarta pra pagar as ações. Se uma carta custa 2, você tem que descer ela e descartar mais duas outras cartas;

    - não explique nada específico das salas antes, são muitas informações. Só fale que cada sala tem 2 de custo e fazem coisas variadas. Vai explicando cada uma conforme forem descobrindo;

    - deixe claro que o objetivo "cadáver azul" é o token de cadáver que começa na sala de hibernação, e NÃO o cadáver do capitão (que é o personagem azul);

    - explique o que é "mandar o sinal". Vários objetivos tem isso e é muito comum a galera ficar com dúvida, já que ele não fala o cômodo em que tem que fazer isso;

    - lembre-se que você só repõe as cartas da mão no começo da rodada. Então todos ataques surpresas que ocorrerem durante o desenvolvimento do banco de intrusoras contam com as cartas que você manteve na mão de uma rodada pra outra.

    Curto muito o jogo, ele gera uma experiência incrível, espero que gostem também. Qualquer dúvida nele, pode mandar mensagem que fico contente em ajudar :)

    1
  • caioporaqui
    207 mensagens MD
    avatar
    caioporaqui29/08/23 08:49
    caioporaqui » 29/08/23 08:49

    pedro_rpires::Essas dicas e pontos levantados pelo Caio já estão excelentes. Sugiro se atentar bem em todos eles quando for ler as regras.

    Sobre coop e semi-coop, eu diria que se o pessoal não tá acostumado com BG, vai de Coop. Se é uma galera que já manja, vai de semi-coop. Muda quase nada em questão de regra, mas - na minha opinião - o semi agrega muito na experiência. A tensão que fica em não poder confiar em ninguém gera histórias ótimas na mesa.

    Alguns pontos adicionais que acredito que valem a atenção na hora de jogar:

    - explique bem que as cartas são recursos. Além das ações que elas trazem, você as descarta pra pagar as ações. Se uma carta custa 2, você tem que descer ela e descartar mais duas outras cartas;

    - não explique nada específico das salas antes, são muitas informações. Só fale que cada sala tem 2 de custo e fazem coisas variadas. Vai explicando cada uma conforme forem descobrindo;

    - deixe claro que o objetivo "cadáver azul" é o token de cadáver que começa na sala de hibernação, e NÃO o cadáver do capitão (que é o personagem azul);

    - explique o que é "mandar o sinal". Vários objetivos tem isso e é muito comum a galera ficar com dúvida, já que ele não fala o cômodo em que tem que fazer isso;

    - lembre-se que você só repõe as cartas da mão no começo da rodada. Então todos ataques surpresas que ocorrerem durante o desenvolvimento do banco de intrusoras contam com as cartas que você manteve na mão de uma rodada pra outra.

    Curto muito o jogo, ele gera uma experiência incrível, espero que gostem também. Qualquer dúvida nele, pode mandar mensagem que fico contente em ajudar :)

    Muito obrigado pelas dicas. Vou anotar aqui também
    Real que tô pensando em fazer um teste com chatgpt pra me ajudar a criar um guia geral. Juntando leitura do manual e as dicas de vocês. Se eu fizer isso, posto aqui pra vocês 

    0
  • pedro_rpires
    378 mensagens MD
    avatar
    pedro_rpires29/08/23 11:21
    pedro_rpires » 29/08/23 11:21

    caiotrondoli::
    Muito obrigado pelas dicas. Vou anotar aqui também
    Real que tô pensando em fazer um teste com chatgpt pra me ajudar a criar um guia geral. Juntando leitura do manual e as dicas de vocês. Se eu fizer isso, posto aqui pra vocês 

    Cuidado que a chance do chatgpt gerar coisa errada é altíssima kk

    0
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