Acho que esse é o tópico dos Gustavos. rs.
bom vamos lá aos meus pitacos:
1 - tudo depende de pra que objetivo você quer fazer o jogo. esse é o primeiro passo. Se você pensa em fazer só para jogar com os amigos e tal ou quer que mais gente conheça. Se for pra que mais gente conheça, eu te recomendo a antes de pensar em criar, jogar muito, o máximo de jogos possíveis. pois provavelmente já existe algum jogo com exatamente a mesma ideia que você tem agora. Então vai poupar tempo conhecer os jogos, além é claro de te permitir misturar mecânicas de forma mais interessante, por conhecer mais coisas diferentes.
2 - uma das principais fases de criação de jogos é o protótipo. em caso de protótipos, principalmente de começo, você não precisa fazer algo top, que gaste muito dinheiro. eu te recomendaria inclusive usar cartolina ou coisa assim.. pois você vai começar a testar o jogo com seus amigos, ver que algumas cartas não funcionam direito, mudar uns textos, mudar umas ações.. se cada vez que vc fizer ajustes, você for imprimir tudo de novo em couche, ou em papel parana, ou o que seja, tu vai gastar uma grana absurda..
3 - depois de fazer um protótipo simples, quando for hora de levar seu game em lojas locais, ou eventos, ou sei lá o que, ai sim você pode investir um pouco mais (ainda não precisa ser muito por que vai ter mudança) mas começar a fazer algo mais bonito, pras pessoas já se interessarem mais.
4 - eu recomendo sempre a ludeka como forma de comprar material. eles vendem caixas, tabuleiros, cartas, meeples, cubinhos, dados com números ou lisos, tudo que vc precisa pra montar seu jogo. os tabuleiros são brancos em vários tamanhos e não são caros. dá pra comprar muito baratinho. já comprei algumas coisas lá e o pessoal envia rápido e é gente boa.
5 - um lugar que eu nunca utilizei, mas conheço é o ludenslab. não sei quanto eles cobram, mas no caso eles realmente FAZEM o jogo pra vc.. tu manda os arquivos em corel se não me engano, e eles montam o jogo pra ti, na quantidade de cópias que vc quiser.