Por: Linauro. Apaixonado por literatura, música e jogos, desde sempre. Descobriu nos jogos de tabuleiro uma desculpa perfeita para passar mais tempo com amigos e pessoas amadas.
"A crise dos mísseis cubanos de 1962, um exercício de força desse tipo inteiramente supérfluo, por alguns dias deixou o mundo à beira de uma guerra desnecessária, e na verdade o susto trouxe à razão por algum tempo até mesmo os mais altos formuladores de decisões" (Hobsbawn).
Diante das diversas guerras que assombram o mundo atualmente, como os conflitos sofridos na Síria, Iêmen, Congo e Ucrânia, o horror de uma guerra nuclear retornou às preocupações da pessoas comuns em todo o planeta, face ao acentuado risco de escalada dos embates militares, especialmente, entre a Rússia e as forças da OTAN, em solo europeu, na Guerra Russo-Ucraniana. Sobre os temas bélico e nuclear, na tradição dos war games, destaca-se '13 Minutes: The Cuban Missile Crisis', um pequeno card driven inspirado em seu irmão mais velho, '13 Days: The Cuban Missile Crisis'. O microjogo aborda a chamada 'Crise dos mísseis de Cuba', quando, em 1962, o mundo passou por aquele que talvez tenha sido o seu momento de maior risco nuclear até os dias de hoje.
'13 Minutes: The Cuban Missile Crisis' é exclusivo para 2 jogadores e composto por apenas 13 cartas e 26 marcadores. Os jogadores representam Kennedy ou Khrushchev, enquanto chefes de Estado das duas superpotências, EUA e URSS. O objetivo é o de sair da crise dos mísseis cubanos como a mais poderosa superpotência. A sequência de jogo, em resumo, acontece da seguinte forma: durante a partida, cada um dos jogadores joga cinco Cartas de Estratégia que se tornam, na mesa, Campos de Batalha. Como as cartas jogadas se tornam novos Campos de Batalha, o mapa do mundo envolvido no conflito é sempre dinâmico. Nos Campos de Batalha, enfim, são alocados Cubos de Influência, cujas finalidades são as de manipular os campos em disputa ou alcançar maiorias.

As Cartas de Estratégia, ilustradas com fotos reais, reforçam o sentimento de imersão, representando diversos eventos e personagens que fizeram parte da crise dos mísseis: Protestos Públicos, Quarentena, Balanço Estratégico, Fidel Castro, dentre outros. Destaco que '13 Minutes: The Cuban Missile Crisis' é um jogo rápido com decisões apertadas, no qual é preciso ter cuidado para não desencadear uma guerra nuclear global, antecipando o fim da partida. Enfim, é um jogo que recomendo pelo tema, já que nos faz refletir sobre o risco nuclear do nosso próprio tempo. Além disso, é uma boa opção para quem procura por um filler com partidas de até 13 minutos, principalmente, se você estiver pensando em colocar Twilight Struggle ou Cuba Libre na mesa logo em seguida.
Imagens: acervo pessoal.
Referência: HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 180-181.