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  3. Istanbul
  4. Enquete: Tabuleiro modular é sinônimo de rejogabilidade?

Enquete: Tabuleiro modular é sinônimo de rejogabilidade?

Istanbul
  • avatar
    poeta0421/08/23 15:09
    avatar
    poeta04
    21/08/23 15:09
    41 mensagens MD

    Comunidade querida, esses dias tive um debate com um amigo sobre o fator rejogabilidade do Istanbul Base (sem qualquer expansão). Não vou adentrar em miúdos nos debate, mas uma questão nos atravessou muito e seria bacana ouvir terceiros.

    Pergunto então: Apenas o jogo base Istanbul (sem se ater nas expansões) possui alta rejogabilidade por conta de seu tabuleiro modular? Ou seja, apenas por possuir um tabuleiro modular Istanbul já possuiria boa rejobalidade? 

    Obs. Rejogabilidade entendo ser o fator "novidade"/"novo" que cada partida pode proporcionar, como se fosse possível "cada partida ser única".


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  • maueze
    1403 mensagens MD
    avatar
    maueze21/08/23 16:44
    maueze » 21/08/23 16:44

    Única cada partida será, agora se a sua percepção será essa aí depende de que você espera da sua experiência com o jogo.

    Todo jogo de splendor é diferente, pois sempre serão cartas novas, mas o jogo tem novidade? Tem "rejogabilidade"?

    Se a sua resposta for não para splendor, será não para istanbul tb.

    Cabe a você decidir o que seria a tal rejogabilidade, azul tem? Xadrez tem?

    Na minha opinião sim, portanto é possivel inúmeras partidas diferentes de istanbul, e cada uma seguir rotas totalmente (ou não) diferentes, mas o jogo é esse, em nível abstrato estará sempre fazendo o mesmo, sem "novidades".

    O tabuleiro modular nem é a principal função proporcionar rejogabilidade, mas atrapalhar formar scripts, aberturas ou até mesmo resolver o jogo.

    6
  • MuCiLoN
    524 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN21/08/23 18:31
    MuCiLoN » 21/08/23 18:31

    poeta04::Comunidade querida, esses dias tive um debate com um amigo sobre o fator rejogabilidade do Istanbul Base (sem qualquer expansão). Não vou adentrar em miúdos nos debate, mas uma questão nos atravessou muito e seria bacana ouvir terceiros.

    Pergunto então: Apenas o jogo base Istanbul (sem se ater nas expansões) possui alta rejogabilidade por conta de seu tabuleiro modular? Ou seja, apenas por possuir um tabuleiro modular Istanbul já possuiria boa rejobalidade? 

    Obs. Rejogabilidade entendo ser o fator "novidade"/"novo" que cada partida pode proporcionar, como se fosse possível "cada partida ser única".



    Acho que o teu amigo pode ter defendido o conceito de rejogabilidade como algo inerente ao jogo ser necessariamente bom ou ruim. 

    Sobre o Istambul, não vou me aventurar em comentar um jogo que há muito não jogo MAS, se o argumento de rejogabilidade se deve puramente ao tabuleiro modular, me parece que o conceito não seria o mais adequado.
    É possível que, conforme colocado acima por outro colega, o tabuleiro modular produza interações diferentes entre as diferentes ações do jogo que passam a estar dispostas em uma ordem e localização diferentes, proporcionando diferentes sinergias e interações.

    A grosso modo, isso AINDA ME PARECERIA o mesmo jogo e com a mesma premissa, mas eu realmente teria que jogar Istambul para avaliar isso melhor.

    Como exemplo, o Scythe possui ampla rejogabilidade ainda que sem o tabuleiro modular, proveniente principalmente dos diferentes tapetes de ação; em compensação não vejo catan com tanta rejogabilidade por causa do tabuleiro modular, e sim nas diferentes aberturas que os jogadores fazem nos portos/etc. 

    0
  • rickhawklion
    124 mensagens MD
    avatar
    rickhawklion21/08/23 20:46
    rickhawklion » 21/08/23 20:46

    MuCiLoN::
    poeta04::Comunidade querida, esses dias tive um debate com um amigo sobre o fator rejogabilidade do Istanbul Base (sem qualquer expansão). Não vou adentrar em miúdos nos debate, mas uma questão nos atravessou muito e seria bacana ouvir terceiros.

    Pergunto então: Apenas o jogo base Istanbul (sem se ater nas expansões) possui alta rejogabilidade por conta de seu tabuleiro modular? Ou seja, apenas por possuir um tabuleiro modular Istanbul já possuiria boa rejobalidade? 

    Obs. Rejogabilidade entendo ser o fator "novidade"/"novo" que cada partida pode proporcionar, como se fosse possível "cada partida ser única".



    Acho que o teu amigo pode ter defendido o conceito de rejogabilidade como algo inerente ao jogo ser necessariamente bom ou ruim. 

    Sobre o Istambul, não vou me aventurar em comentar um jogo que há muito não jogo MAS, se o argumento de rejogabilidade se deve puramente ao tabuleiro modular, me parece que o conceito não seria o mais adequado.
    É possível que, conforme colocado acima por outro colega, o tabuleiro modular produza interações diferentes entre as diferentes ações do jogo que passam a estar dispostas em uma ordem e localização diferentes, proporcionando diferentes sinergias e interações.

    A grosso modo, isso AINDA ME PARECERIA o mesmo jogo e com a mesma premissa, mas eu realmente teria que jogar Istambul para avaliar isso melhor.

    Como exemplo, o Scythe possui ampla rejogabilidade ainda que sem o tabuleiro modular, proveniente principalmente dos diferentes tapetes de ação; em compensação não vejo catan com tanta rejogabilidade por causa do tabuleiro modular, e sim nas diferentes aberturas que os jogadores fazem nos portos/etc. 

    Scythe com tabuleiro modular traz mais rejogabilidade do que com o tabuleiro do jogo base isso é fato e istanbul e qualquer jogo de tabuleiro modular traz a mesma premissa. A questão abordada com o jovem que iniciou o tópico foi simples, todo jogo com tabuleiro modular traz algum nível de rejogabilidade, uns trazem mais e outros menos, a depender de outros pormenores do jogo e o rapaz disse que tabuleiro modular não é algo que traz rejogabilidade ao jogo, essa foi a questão pura e simplesmente.

    No caso do Istanbul em específico, que é meu top 3 e já joguei muito, a rejogabilidade proporcionada pelo tabuleiro modular dele é considerável, pois tem 3 tipos de setup pré definidos pra ele e o aleatório, além do que, a 'matriz' possui um tamanho considerável; adicionando a expansão, o tabuleiro modular traz ainda mais rejogabilidade, porque ele aumenta, além de adicionar novidades ao jogo, sem contar que o tabuleiro modular dele não tem tiles repetidos, cada local traz algo diferente, é único, assim como os jogos que possuem cartas únicas (sem se repetir).

    1
  • Raneron
    812 mensagens MD
    avatar
    Raneron21/08/23 21:53
    Raneron » 21/08/23 21:53

    Sim.

    2
  • Spaki
    177 mensagens MD
    avatar
    Spaki21/08/23 23:11
    Spaki » 21/08/23 23:11

    O jogo tem uns três setups definidos e mudam a cara do jogo, mas pensando como novidade, seria só na primeira jogatina de cada configuração.
    Acho q tem que jogar um bom tanto de partidas em cada uma dessas configurações pra sentir q ela ficou scriptada.

    0
  • beto1289
    95 mensagens MD
    avatar
    beto128921/08/23 23:25
    beto1289 » 21/08/23 23:25

    eu nao uso nenhum setup indicado respeito as distancias de alguns tiles indicado.  gosto de pensar que o jogo agrega sempre novas emoçoes a cada partida . eu nao enjoei do meu e jogo sozinho com a esposa em casa . claro que por ter muitos jogos nao se enjoa rapido. mas o istambull dificilmente perdera seu brilho na mesa do jogador que ja gosta dele mesmo sem expansoes

    2
  • isR34L
    1166 mensagens MD
    avatar
    isR34L22/08/23 04:00
    isR34L » 22/08/23 04:00

    Raneron::Sim.

    Não. :angel:
    -----------
    Acho que talvez existem 2 conceitos:
    - Variabilidade (quantidade de elementos randomizados no jogo)
    - Rejogabilidade (número total de estados de jogo em que evidenciam um "aparente situação diferente")
    Xadrez tem 0 variabilidade: 0 sorte antes ou durante o jogo.
    Rejogabilidade: Insana (não tem como negar, ao menos no que diz respeito ao conceito cru, matematicamente falando.).
    Rejogabilidade é SEMPRE uma característica desejável. Variabilidade não necessariamente, embora tende a ajudar.
    - Acho que Barony é um jogo que apesar de ter um mapa modular, o que ajuda na variabilidade, enjoa muito rápido (baixa rejogabilidade). 
    - Alguns euros tu poderia argumentar que a variabilidade é altissixma (7 mil tokens randomizadas em 99 espaços), mas que no fundo o jogo meio que da na mesma.
    - Particularmente acho que Istambul tem um bom mix de ambos.
    Fique ai com uma reflexão pseudo-ciêntífica para sua degustação. :D

    0
  • Raneron
    812 mensagens MD
    avatar
    Raneron22/08/23 04:18
    Raneron » 22/08/23 04:18

    isR34L::
    Raneron::Sim.

    Não. :angel:
    -----------
    Acho que talvez existem 2 conceitos:
    - Variabilidade (quantidade de elementos randomizados no jogo)
    - Rejogabilidade (número total de estados de jogo em que evidenciam um "aparente situação diferente")
    Xadrez tem 0 variabilidade: 0 sorte antes ou durante o jogo.
    Rejogabilidade: Insana (não tem como negar, ao menos no que diz respeito ao conceito cru, matematicamente falando.).
    Rejogabilidade é SEMPRE uma característica desejável. Variabilidade não necessariamente, embora tende a ajudar.
    - Acho que Barony é um jogo que apesar de ter um mapa modular, o que ajuda na variabilidade, enjoa muito rápido (baixa rejogabilidade). 
    - Alguns euros tu poderia argumentar que a variabilidade é altissixma (7 mil tokens randomizadas em 99 espaços), mas que no fundo o jogo meio que da na mesma.
    - Particularmente acho que Istambul tem um bom mix de ambos.
    Fique ai com uma reflexão pseudo-ciêntífica para sua degustação. :D

    "Pergunto então: Apenas o jogo base Istanbul (sem se ater nas expansões) possui alta rejogabilidade por conta de seu tabuleiro modular? Ou seja, apenas por possuir um tabuleiro modular Istanbul já possuiria boa rejobalidade?"
    A pergunta dele foi simples. Resposta simples. Sem teorias.
    Istanbul possui alta rejogabilidade? Sim. :silly:
    Mas me divirto com as teorias. rsrs 

    1
  • isR34L
    1166 mensagens MD
    avatar
    isR34L22/08/23 05:07
    isR34L » 22/08/23 05:07

    Raneron::
    isR34L::
    Raneron::Sim.

    Não. :angel:
    -----------
    Acho que talvez existem 2 conceitos:
    - Variabilidade (quantidade de elementos randomizados no jogo)
    - Rejogabilidade (número total de estados de jogo em que evidenciam um "aparente situação diferente")
    Xadrez tem 0 variabilidade: 0 sorte antes ou durante o jogo.
    Rejogabilidade: Insana (não tem como negar, ao menos no que diz respeito ao conceito cru, matematicamente falando.).
    Rejogabilidade é SEMPRE uma característica desejável. Variabilidade não necessariamente, embora tende a ajudar.
    - Acho que Barony é um jogo que apesar de ter um mapa modular, o que ajuda na variabilidade, enjoa muito rápido (baixa rejogabilidade). 
    - Alguns euros tu poderia argumentar que a variabilidade é altissixma (7 mil tokens randomizadas em 99 espaços), mas que no fundo o jogo meio que da na mesma.
    - Particularmente acho que Istambul tem um bom mix de ambos.
    Fique ai com uma reflexão pseudo-ciêntífica para sua degustação. :D

    "Pergunto então: Apenas o jogo base Istanbul (sem se ater nas expansões) possui alta rejogabilidade por conta de seu tabuleiro modular? Ou seja, apenas por possuir um tabuleiro modular Istanbul já possuiria boa rejobalidade?"
    A pergunta dele foi simples. Resposta simples. Sem teorias.
    Istanbul possui alta rejogabilidade? Sim. :silly:
    Mas me divirto com as teorias. rsrs 

    Pô e eu respondi a pergunta do título, que é diferente: "Tabuleiro modular é sinônimo de rejogabilidade?" :D
    ---
    Aparentemente esse post é uma cebola com várias camadas. 

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