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Plágio???

Regicide
  • iuribuscacio
    3126 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio09/08/23 22:11
    iuribuscacio » 09/08/23 22:11

    LeonamSouzaT::Obrigado a todos que responderam.
     Em especial a 
    O Iuri Buscacio que deu aula.

    Caro LeonamSouzaT

    Que isso, camarada, o fato é que isso já foi muito discutido aqui, e na verdade nem há um consenso quanto a questão do uso próprio, sem fins de aferição de lucro exclui o crime de pirataria, ou não. No mais, o objetivo aqui do Ludopedia é esse mesmo, cada um divide o pouco que sabe, e assim todo mundo acaba adquirindo o conhecimento.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    0
  • LeonamSouzaT
    41 mensagens MD
    avatar
    LeonamSouzaT09/08/23 23:00
    LeonamSouzaT » 09/08/23 23:00

    Guy de Lombard ::A galera deu show aqui! Só faria um complemento: se você gostar do jogo usando cartas normais, pode valer a pena comprar o jogo para dar uma força aos designers, pois a iniciativa deles foi muito bacana 

    Penso a mesma coisa. Mas moro no interior de Minas Gerais, nao tem luderia na minha cidade. Sempre que quero conhecer um jogo preciso comprar. Por isso alguns casos vale a pena testar com algumas coisinhas antes pra fazer compras mais certeiras.
    Mas com certeza ter a caixinha bonita da editora na prateleira é diferente.

    1
  • LeonamSouzaT
    41 mensagens MD
    avatar
    LeonamSouzaT09/08/23 23:10
    LeonamSouzaT » 09/08/23 23:10

    Posso passar mais detalhes individualmente pra quem interessar, mas vou deixar uma listinha de jogos mais modernos que são possíveis de ter uma adaptação com 1 ou 2 baralhos comuns com os curingas:

    Regicide
    Rummikub
    Duo Regna
    Dealt
    District Noir
    Corta
    Nessos
    Trio
    Five cucumbers
    Papageno

    Além dos classicos como Copas, Tranca, Buraco, etc

    Lembrando que a ideia não é desencentivar compra de jogos de editoras, até porque não tem comparação em ter a caixinha na prateleira, além de que citei jogos que iniciam seus valores em R$25, então é possível ter alguns desses jogos.

    Mas para quem tem interesse em dar uma conferida na jogabilidade antes da compra ou até pra uma viagem ou aquele churrasco que você não quer arriscar levar algum jogo queridinho pra tomar um banho de cerveja e mão engorduradas. Fica essa lista de possibilidades.

    2
  • johnmatosd
    125 mensagens MD
    avatar
    johnmatosd10/08/23 00:57
    johnmatosd » 10/08/23 00:57

    O Próprio UNO deriva do Mau-mau, acredito que a patente é para o nome, arte, ícones, identidade visual etc... E não as regras especificas ou mecânicas. 
    Até pq grade parte do que vemos, não surgiu do nada, foi inspirado em algo primordialmente. Se vc cutucar um pouco, notará que existem jogos semelhantes ao regicide, que vieram antes dele. E isso com praticamente qualquer jogo.  Se vc pegar, muitos Patern Building carregam a essência do dominó o jogo da velha por exemplo. Muitos jogos de dados usam a mecânica do Yahtzee, muitos jogos usam a ideia de captura de peças de abstratos mais antigos, e muito jogos de cartas, são inspirados em jogos clássicos de baralho.

    Quantos jogos que vc conhecem que usam aquela mesma ideia de deck bulding por exemplo? Há jogos que literalmente se coloca a mesma arte, vira o mesmo jogo. As regras básicas são praticamente as mesmas.  

    Se eu pegar um Jenga, pintar as peças de diversas cores, e usar um dado pra escolher a cor da peça que o jogador deve puxar, eu fiz um novo jogo? (E sim existem diversas versões de jenga, inclusive essa).

    E se eu crio algo que lembra muito algo que existia porém eu nunca tive contato com aquilo? Como eu consultaria isso?

    E se eu quiser fazer um jogo que é uma "paródia" de outro, mesmo sendo um jogo diferente?

    Isso parece gerar um discussão extensa, mas acredito que se vc pegar suas cartas de baralho, e arrumar uma maneira de jogar Scout com elas em sua casa, acho improvável que alguém te acuse de pirataria.

    Sobre o que é cópia ou não, também pode ter uma questão de bom-senso, poxa se eu pego os mesmos componentes, e colo uma nova arte em cima, e jogo do mesmo jeito, está óbvio pra qualquer um que conhece que é um plagio. 

    Tipo, acho que dá pra pensar, este jogo tem mudanças suficientes pra ser considerado um novo jogo, ou é apenas uma adaptação ou customização de outro? 

    É um questionamento que podemos ter ao analisar jogos.  Tipo, o "A Quinta Série que habita em nós" que a bucaneiros lançou agora, é um plágio de "Cards Against Humanity"? É o mesmo jogo? O que é? E o "Cartas controversas" da Estrela?

    3
  • iuribuscacio
    3126 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio10/08/23 02:36
    iuribuscacio » 10/08/23 02:36

    Caros boardgamers

    Plágio eu acho que é uma palavra muito forte, e que está associado a elementos mais objetivos, e mais fáceis de comprovar. Por isso, o plágio ocorre tanto na música,pois bastam oito compassos iguais e já é plágio. São vários exemplos célebres como "Da Ya Think I'm Sexy" de Rod Stewart  e Taj Mahal de Jorge Ben, "Que País é Esse" do Legião Urbana e "I Don't Care" dos Ramones, e até mesmo o mais famoso riff de guitarra do mundo de "Smoke on The Water" do Deep Purple, e a introdução de Maria Moita de Carlos Lyra que saiu oito anos antes. O pessoal do Led Zeppelin eram outros que roubavam músicas sem a menor cerimônia. Em alguns casos o plágio chega às raias do absurdo como ocorreu com a música "Ride on Time" (1989) da BlackBox e "Love Sensation" (1980) de Loleatta Holloway, onde a banda inglesa simplesmente pegou a mesma canção com trechos inteiros da música e dos versos, mudou a ordem (inclusive o famoso grito do início) e lançou como se fosse uma coisa original. 

    Nos filmes e obras literárias, o mais comum é que ocorram roteiros, mais próximos do que deveriam. Ninguém vai copiar "ipses literis" a cena do balcão ou o monólogo de Shylok e esperar se safar disso. O problema é que, excluindo o caso da cópia literal, fica difícil estabelecer onde é que a inspiração termina e onde o plágio começa. Um exemplo claro e bem conhecido é dos livros do Harry Portter e da subsequente série Percy Jackson. E o próprio Harry Potter também lembra imensamente, principalmente no visual, o Timothy Hunter da HQ Livros da Magia, de Neil Gaiman, lançada 7 anos antes. Obviamente esses dois casos são amplamente discutíveis.   

    Assim sendo, o plágio era mais comum, em um mundo muito menos interconectado, em que a informação demorava para chegar a todos os lugares. Atualmente isso ainda acontece, mas fica bem mais difícil, quando a informação é divulgada quase que em tempo real. 

    No caso dos board games, o plágio era mais comum algumas décadas atrás. O caso do WAR da Grow e do Risk, é um bom exemplo. Porém, mais uma vez isso é bastante discutível, porque algumas mudanças foram incluídas no jogo da GROW, e até melhoraram o original em certos aspectos, como as cartas de objetivo. Outros casos mais escandalosos formam os do Scotland Yard, do 221b Baker Street e do Heimlich & Co., que a Grow lançou aqui como Interpol, Scotland Yard e Top Secret, respectivamente. O mesmo ocorreu no caso da Estrela que lançou o Banco Imobiliário, que é o Monopoly, da Hasbro em 1944, mas só começou a pagar royalties, nos anos 70 quando lançou o Detetive.

    Como eu citei em outro comentário, recentemente, aproveitando a impossibilidade de se patentear regras, mecânicas e esquemas de jogos, a editora Pais & Filhos lançou o "Suspeito" que é um plágio descarado do Clue, e aparentemente sem pagar um tostão de royalties, pelo menos até onde se sabe. A editora aproveitou o fato dos direitos sobre o "Detetive" estarem em franca disputa judicial entre Estrela e Hasbro desde 2007, ora ficando com uma, ora ficando com a outra.

    Por outro lado, o que mais acontece com os jogos modernos é a inspiração em um jogo anterior, ou uma reimplementação, principalmente de jogos clássicos. Um ótimo exemplo é o Kingdomino que é uma releitura do ancestral Dominó. Como até mesmo definir uma mecânica de jogo já é difícil, muito mais difícil ainda é dizer qual jogo foi o primeiro a utilizá-la. No hobby existe um consenso de que o Dominion criou a mecânica de draft, mas algumas pessoas contestam isso. O mesmo ocorre com alocação de trabalhadores, que tem diversas origens. No BGG o jogo mais antigo de alocação de trabalhadores é o Valey of the Mammoths de 1991, mas eu já via pessoas defenderem que até mesmo o Xadrez pode ser encarado como um jogo de "alocação de trabalhadores" (coloca-se sua peça em uma determinada posição do tabuleiro, para conseguir um efeito). Eu particularmente acho que isso é forçar a barra demais, mas existe gente que pensa assim e que defende isso. 

    O Prof. Knizia, é indiscutivelmente um dos gênios dos board games, e conhecido pela criação de centenas de jogos, especialmente os infantis. Mas alguns boardgamers apontam grandes semelhanças em diversos de seus jogos, principalmente os de cartas. 

    Por fim existem muitas outras questões a serem consideradas. Se eu comprei um Coup, mas fui a um churrasco sem o jogo, e resolvi mostrar aos meus amigos, usando um baralho normal isso é plágio? Isso é pirataria? Isso é moralmente errado, considerando que eu já paguei e dei dinheiro ao autor e à editora pelo jogo? Todas essas questões também são amplamente discutíveis, tanto quanto até onde um designer pode ir em termos de se inspirar no trabalho de outro designer, sem incorrer necessariamente plágio.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio


     

    3
  • storum
    1089 mensagens MD
    avatar
    storum10/08/23 08:01
    storum » 10/08/23 08:01

    Amigo vc pode criar um novo jogo diferenciado com as mesma regras do jogo anterior, só não pode obviamente fazer o mesmo jogo sem mudar nada com outro nome. Diversos jogos utilizam a mesma regra/mecânica de outros jogos, alguns bem parecidos apenas mudando o visual, sistema, formato, etc. Por exemplo vc não pode fazer um novo monopoly mudando apenas o visual porque o jogo continuaria o mesmo, vc teria q mudar completamente o sistema em si do jogo.

    Mudar apenas o visual das cartas de regicide, mantendo toda a mecânica e sistema do jogo, dependendo do caso, poderá ser considerado plagio. Por exemplo, se eu pegasse regicide, mudasse o visual com tematica de dragonball z, seria plagio contra o autor de regicide dependendo do caso e ainda incorreria em problemas de direitos autorais contra os detentores da marca dragonball z (se não tivesse a devida licença).

    0
  • Bracht
    59 mensagens MD
    avatar
    Bracht10/08/23 09:51
    Bracht » 10/08/23 09:51

    E aí Leonam! Legal te ver por aqui, cara. :)

    LeonamSouzaT::Usar as regras com outros componentes. Isso é permitido pela lei?


    Não apenas permitido, como muito bem explicado pelos colegas acima — é encorajado pela comunidade, e super comum.

    Dois exemplos que me vêm à mente:

    1.
    Em Root, existem duas expansões que trazem automas para jogar solo ou para incorporar a partidas com poucos jogadores. Esses automas usam os mesmos meeples que um jogador usaria, e não passam muito de algumas cartas e um tabuleiro de jogador diferente, com o passo a passo do automa impresso. Como o PDF com as regras é distribuído livremente, é extremamente comum que os jogadores usem os componentes do jogo base e o conhecimento das regras da expansão para jogar com a expansão sem de fato tê-la.

    2.
    Em Marvel Champions (e outros card games similares, com certeza), existe o conceito de “proxy card”, que é quando você usa uma carta no lugar de outra. Você quer usar num deck uma carta que não possui (provavelmente porque ela vem num pack que você não viu outros motivos para comprar), então você pega uma carta “inútil” que você tem e coloca ela no deck para representar a carta que você quer e não tem. Você está usando um componente “genérico” no lugar de um específico, em vez de comprar o específico. E ninguém tem nenhum problema com isso. :)

    No fim, essa discussão é um bom lembrete de que jogos de tabuleiro são folclore.

    Quando a gente compra um jogo, o que estamos comprando é apenas um conjunto de peças, agrupadas sob um nome comercial, que possibilita jogar aquele jogo confortavelmente e falar sobre ele usando termos específicos. O jogo em si, enquanto ideia, enquanto conjunto de regras e comportamentos, não pode ser vendido nem comprado.

    Particularmente, acho fascinante. :)

    3
  • LeonamSouzaT
    41 mensagens MD
    avatar
    LeonamSouzaT10/08/23 14:00
    LeonamSouzaT » 10/08/23 14:00

    Bracht::E aí Leonam! Legal te ver por aqui, cara. :)


    LeonamSouzaT::Usar as regras com outros componentes. Isso é permitido pela lei?


    Não apenas permitido, como muito bem explicado pelos colegas acima — é encorajado pela comunidade, e super comum.

    Dois exemplos que me vêm à mente:

    1.
    Em Root, existem duas expansões que trazem automas para jogar solo ou para incorporar a partidas com poucos jogadores. Esses automas usam os mesmos meeples que um jogador usaria, e não passam muito de algumas cartas e um tabuleiro de jogador diferente, com o passo a passo do automa impresso. Como o PDF com as regras é distribuído livremente, é extremamente comum que os jogadores usem os componentes do jogo base e o conhecimento das regras da expansão para jogar com a expansão sem de fato tê-la.

    2.
    Em Marvel Champions (e outros card games similares, com certeza), existe o conceito de “proxy card”, que é quando você usa uma carta no lugar de outra. Você quer usar num deck uma carta que não possui (provavelmente porque ela vem num pack que você não viu outros motivos para comprar), então você pega uma carta “inútil” que você tem e coloca ela no deck para representar a carta que você quer e não tem. Você está usando um componente “genérico” no lugar de um específico, em vez de comprar o específico. E ninguém tem nenhum problema com isso. :)

    No fim, essa discussão é um bom lembrete de que jogos de tabuleiro são folclore.

    Quando a gente compra um jogo, o que estamos comprando é apenas um conjunto de peças, agrupadas sob um nome comercial, que possibilita jogar aquele jogo confortavelmente e falar sobre ele usando termos específicos. O jogo em si, enquanto ideia, enquanto conjunto de regras e comportamentos, não pode ser vendido nem comprado.

    Particularmente, acho fascinante. :)

    E aí Doutor Fábio. não te esperava por aqui.
    Mas legal saber desse esquema de jogos mais famosos, não tinha noção que rolava isso.

    1
  • grivours
    863 mensagens MD
    avatar
    grivours10/08/23 19:17
    grivours » 10/08/23 19:17

    Sigo o voto do Relator (@iuribuscacio).

    1
  • iuribuscacio
    3126 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio10/08/23 19:49
    iuribuscacio » 10/08/23 19:49

    storum::Amigo vc pode criar um novo jogo diferenciado com as mesma regras do jogo anterior, só não pode obviamente fazer o mesmo jogo sem mudar nada com outro nome. Diversos jogos utilizam a mesma regra/mecânica de outros jogos, alguns bem parecidos apenas mudando o visual, sistema, formato, etc. Por exemplo vc não pode fazer um novo monopoly mudando apenas o visual porque o jogo continuaria o mesmo, vc teria q mudar completamente o sistema em si do jogo.

    Mudar apenas o visual das cartas de regicide, mantendo toda a mecânica e sistema do jogo, dependendo do caso, poderá ser considerado plagio. Por exemplo, se eu pegasse regicide, mudasse o visual com tematica de dragonball z, seria plagio contra o autor de regicide dependendo do caso e ainda incorreria em problemas de direitos autorais contra os detentores da marca dragonball z (se não tivesse a devida licença).

    Caro storum

    Meu amigo, normalmente nós concordamos porque pensamos parecido, mas dessa vez sou obrigado a discordar.

    Você não só pode criar um jogo aproveitando as mesmas regras do jogo anterior, e mudando apenas o visual, como muita gente faz exatamente isso. O caso da editora Pais & Filhos, que praticamente copiou o Clue, mudando o nome para Suspeito é um exemplo claro disso. Inclusive dizem as más línguas que a editora acabou de fazer a mesma coisa com o Conquista de York e o Onitama, com direito a palavra escrita errada na caixa e tudo, mostrando que ela copia até mesmo o que não se deve copiar de outras editoras (Alô Alô Lagartixa). 

    Agora o que você não pode é justamente usar os desenhos dos personagens do Dragon Ball Z, mesmo mudando de nome, porque isso sim é protegido pela lei de direitos autorais. Do mesmo modo, não se pode também copiar exatamente o nome do jogo, porque aí já foge, da generalidade coberta pelos direitos autorais. Você pode lançar um jogo chamado Horror, Arkham (que já caiu em domínio público, como todo universo lovecraftiano), e Eldritch, mas não pode lançar um jogo chamado Arkham Horror ou Eldritch Horror.

    Pelo menos é isso que diz a lei. Agora é aquela história, se uma editora pequena resolver "se inspirar demais" no jogo de uma editora grande, como a Galápagos, e peitar uma briga judicial, muito provavelmente ela vai gastar mais com advogado do que ganhou com o "jogo inspirado".

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

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Regicide - Plágio???
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