iuribuscacio::storum::Amigo vc pode criar um novo jogo diferenciado com as mesma regras do jogo anterior, só não pode obviamente fazer o mesmo jogo sem mudar nada com outro nome. Diversos jogos utilizam a mesma regra/mecânica de outros jogos, alguns bem parecidos apenas mudando o visual, sistema, formato, etc. Por exemplo vc não pode fazer um novo monopoly mudando apenas o visual porque o jogo continuaria o mesmo, vc teria q mudar completamente o sistema em si do jogo.
Mudar apenas o visual das cartas de regicide, mantendo toda a mecânica e sistema do jogo, dependendo do caso, poderá ser considerado plagio. Por exemplo, se eu pegasse regicide, mudasse o visual com tematica de dragonball z, seria plagio contra o autor de regicide dependendo do caso e ainda incorreria em problemas de direitos autorais contra os detentores da marca dragonball z (se não tivesse a devida licença).
Caro storum
Meu amigo, normalmente nós concordamos porque pensamos parecido, mas dessa vez sou obrigado a discordar.
Você não só pode criar um jogo aproveitando as mesmas regras do jogo anterior, e mudando apenas o visual, como muita gente faz exatamente isso. O caso da editora Pais & Filhos, que praticamente copiou o Clue, mudando o nome para Suspeito é um exemplo claro disso. Inclusive dizem as más línguas que a editora acabou de fazer a mesma coisa com o Conquista de York e o Onitama, com direito a palavra escrita errada na caixa e tudo, mostrando que ela copia até mesmo o que não se deve copiar de outras editoras (Alô Alô Lagartixa).
Agora o que você não pode é justamente usar os desenhos dos personagens do Dragon Ball Z, mesmo mudando de nome, porque isso sim é protegido pela lei de direitos autorais. Do mesmo modo, não se pode também copiar exatamente o nome do jogo, porque aí já foge, da generalidade coberta pelos direitos autorais. Você pode lançar um jogo chamado Horror, Arkham (que já caiu em domínio público, como todo universo lovecraftiano), e Eldritch, mas não pode lançar um jogo chamado Arkham Horror ou Eldritch Horror.
Pelo menos é isso que diz a lei. Agora é aquela história, se uma editora pequena resolver "se inspirar demais" no jogo de uma editora grande, como a Galápagos, e peitar uma briga judicial, muito provavelmente ela vai gastar mais com advogado do que ganhou com o "jogo inspirado".
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
Nesse caso ai Yuri, essa matéria é um absurdo de complexa, cada caso tem que ser analisado, eu consigo entender mas não estou conseguindo explicar direito, é que não conheço esses jogos, mas se copiaram tudo, foi errado e faltou a empresa responsavel reivindicar seus direitos. Muitas não vão atrás devido a complexidade. O que eu quero dizer é que, vou tentar explicar abaixo...
Vamos partir do exemplo acima, se vc criar um jogo monopoly sem colocar o nome monopoly mas manter as mesma características das mecanicas, tabuleiros e apenas um visual diferente, ou seja, se tudo for igual, o juiz poderá entender que ocorreu sim plagio dependendo do caso, se a empresa quiser questionar, vc terá q mostrar e provar tudo. Mas se vc acrescentar um único detalhe ou mudar algo, invenção nova, plagio inexistente. Mecanicas sempre existiu, inúmeras sao universais, mas tento me referir às invenções em si, vc tem o direito ao seu conteúdo de invenção.
O que um amigo da área de direito falou é que o caso em si é bem complexo, cada caso um caso, se eu conseguir provar que copiaram a minha ideia e meu conteudo e estao usando sem minha autorização,, tenho direito de ser ressarcido.
O problema ocorre qdo justamente copiam a minha ideia mas acrescentam uma inovação, nesse caso a minha ideia sofreu transformação pela outra ideia, e nesse caso eu não teria mais direito, não se trata mais de plagio direto.
Se vc inventar uma peça e essa peça for registrada e protegida legalmente, eu não posso copiar essa sua peça, mas se eu pegar essa sua invenção e acrescentar alguma modificação extra, já não estou mais incorrendo em plagio direto, dei uma nova finalidade, por exemplo vc criou um L em.aço..eu fui.la e peguei a sua peça em L e coloquei uma perna que transformou em U, a lei entende que nao cometi plagio mais nesse caso. É mais ou menos isso que funciona as cópias registradas e protegidas. Se vc cria um monopoly, coloca outro nome, só muda o logo e escreve Yuri no Centro do tabuleiro, mecanicas iguais, peças iguais, por incrível q pareça, será entendido como plagio, vc não modificou nada, pelo contrário só disfarçou o logo e esta tirando proveito disso economicamente...esta usando o produto e invenção de outrem, se quiserem processar possivelmente ganham a causa.
Agora outro exemplo, esta cheio de jogo de cartas por aí, um copiando o outro kkk, tudo plagio, só que se o cara utilizar, por exemplo: 50 cartas no jogo original e 49 cartas no novo jogo, pronto, não é mais plagio...50 cartas no original, 50 cartas no clone, mas 2 cartas com 2 funções diferentes do original: não é mais plagio. Putz, é um absurdo essa matéria, se o cara q fez o plagio conseguir provar alguma coisa diferente que modifique ou dê nova função, não é mais plagio. Observe que o simples fato de o seu monopoly só estiver escrito Yuri no centro do tabuleiro, isso não acrescentou em nada no jogo, poderá em tese ser interpretado como plagio. Agora se eu criar ao invés de 5 peões/5 jogadores,, colocar 8 peões e 8 jogadores, pronto, modifiquei o jogo, permiti q 8 pudessem jogar ao invés de 5 no original, não é mais plagio.
Lembrando também que muita coisa sequer tem registro legal. Se vc criar uma marca ou algo, vc tem que registrar, sem registro vc não terá amparo legal.
Olha q loucura, se vc inventar algo, não registrar, o cara vai la e faz o registro, a invenção embora seja sua, ele que será considerado o inventor se registrar antes de vc...já viu isso ? Kkkk Pra vc reverter isso, será um longo e processo burocrático..