De fato, o manual não fala nada sobre as personagens e as suas "classes".
A grosso modo, existe, sim, uma diferença (sutil para alguns, nem tão sutil para os mais observadores) entre as personagens, lembrando, como já foi dito anteriormente por outros, que cada personagem tem apenas duas cartas diferenciadas em seu baralho. Essa diferença pode ser chamada de "classe" ou de "especialidade". Vamos a elas....
Tovak: é o TANK. Suas cartas únicas e suas habilidades tendem a focar mais em defesa/resistência/sobrevida, enfim, aguentar o tranco;
Norowas: é uma espécie de "COMMANDER". Suas cartas únicas e suas habilidades são mais focadas em facilitar o recrutamento e o manejo de aliados (seja fortalecendo-os, seja reutilizando-os ao colocá-los de prontidão para serem utilizados uma segunda vez no mesmo turno), é o cara que zerga os inimigos;
Goldix: é um "MAGE", está mais para uma "Fábrica de Mana". Suas cartas únicas e suas habilidades são mais focadas em criar/reaproveitar mana, facilita a utilização do poder máximo das cartas;
Arithea: é uma "BLOOD WITCH". Suas cartas únicas e suas habilidades focam em manipular/moldar/transformar a mana e em utilizar as cartas de sangue (é a única que consegue usar as cartas de sangue para combater). Diga-se de passagem, usar as cartas de sangue é uma capacidade EXCELENTE!!;
WolfHawk: é a "NINJA". Suas cartas únicas e suas habilidades focam em mobilidade e em manipular/enfraquecer os inimigos, como um ninja sorrateiro;
Kraang: é uma espécie de "SUMMONER/NECROMANCER/HEXER". Suas cartas únicas e suas habilidades focam em "escravizar" inimigos derrotados para usá-los como bucha de canhão e em amaldiçoar (enfraquecer) os inimigos. Na minha opinião, o mais genérico e difícil de usar dentre todas as personagens;
Braevalar: é o "DRUID". Suas cartas únicas e suas habilidades focam em movimento (principalmente em locais proibidos, como Montanhas) e em versatilidade, "mudando de forma", como um Druida faz, convertendo ataque, defesa e movimento entre si. A palavra que o define seria, flexibilidade.
Isso é uma geral, muito grosseira, de cada classe. Lembrando que as Habilidades são mais decisivas do que as cartas únicas para definir uma classe/papel/função de uma personagem.
Uma coisa que não gosto nas regras do Mage Knight é a questão das Habilidades ficarem em um Pool Comum onde todos podem pegar. Na minha opinião, isso deixa as personagens muito genéricas.
Aqui jogamos com a seguinte "Regra da Casa": cada personagem só pode usar suas próprias Habilidades. Nada de pegar as habilidades de outra personagem. Assim, conseguimos fazer com que cada personagem tenha uma especialização/função/"personalidade" específica. Coisa que nos agrada mais.