Bora falar sobre Marceneiros, um jogo de Vladimir Suchy e Ross Arnald, trazido para o Brasil pela Mosaico.
Em
Marceneiros, você irá experimentar a “deliciosa” profissão da marcenaria, plantando árvores, trabalhando a madeira (serrando, colando e emendando dados) e coletando ferramentas para entregar produtos/contratos e construir uma excelente reputação para a sua loja.
O jogo é
complexo,
não recomendo para iniciantes. Jogamos em 2 e 4 jogadores e em ambas as partidas o jogo rodou super bem, mas em 4 jogadores o rondel de ações fica muito mais interessante. As partidas duraram por volta de 1h30 em 2 jogadores e 2h30 em 4 jogadores.
Durante seu
turno, você deve:
- Fazer uma ação do rondel (existem 7 possíveis).
- Fazer quantas ações livres você conseguir e quiser (6 possíveis).
- Comprar pontos, se quiser.
Vamos falar do
rondel.
Eu adoro, porque ele acaba por valorizar ações que “estão paradas” e, consequentemente, desvaloriza, até mesmo trava, ações que são muito usadas. É preciso pensar bem em qual ação fazer, já que ao girar o rondel, você pode deixar uma ação muito valorizada para outros jogadores e porque você pode, com certos recursos, mover uma peça para ganhar os bônus do espaço e executar a ação de outra.
Sim, o rondel é de
fritar a cabeça. Inclusive, o manual começa te ensinando como utilizar o rondel e depois te explica o jogo.
As primeiras partidas foram
apertadíssimas. Se você “erra”, pode ser complicado se recuperar, mas quando você consegue criar um bom sistema, pode arrasar.
Na minha primeira partida, fiz 69 pontos, muito sofridos, achei o jogo completamente apertado, já na quarta partida, fiz 110, o jogo rendeu muito mais.
Durante a partida, você tem que conseguir engrenar muito bem suas ações para
não ficar sem dinheiro e sem dados, porque depois pode ser difícil de se recuperar. O jogo se passa em 14 rodadas, o que parece bastante, mas quando você vê tudo o que precisa fazer, pode ser desesperador hahaha.
Existem
3 trilhas para avançar no jogo: trilha de
pontos,
dinheiro e
reputação. As trilhas de pontos e dinheiro são muito úteis durante todas as fases de manutenção (a cada 4 rodadas) e a trilha de
reputação é extremamente importante.
Digo isso, porque em uma partida fiz ponto atrás de ponto durante o jogo, estava disparado na frente, mas no final não entreguei algumas encomendas e a trilha de reputação ficou zerada… No fim, perdi.
Conforme você avança na trilha de reputação, recebe 1, 2, 3 ou 4 (acho que até 5) pontos por cada encomenda que você entregar.
O jogo é uma fritada violenta,
AP altíssimo, nada recomendado para quem não gosta de pensar. E quando eu falo em fritada e AP, é algo como: “
vou fazer a ação de comprar um contrato, mas para completá-lo eu preciso de um dado 2, um dado 3 e uma serragem, então vou gastar minha lanterna para movimentar a peça do rondel que me dá de bônus a serragem, mas fazer a ação de comprar o contrato. Eu tenho um dado 4, vou usar a ação do meu assistente para aumentá-lo para 5 e a serra para serrá-lo em 2 dados, um de valor 2 e outro de valor 3. Dessa forma, consigo completar o objetivo que acabei de comprar e com isso ganho uma ferramenta, que vou colocar no sótão da minha loja e vai me permitir andar na trilha de pontos. O avanço nessa trilha me dará outra ferramenta de bônus e com ela conseguirei ativar a trilha de reputação…"
Ufa… 3 passos no seu turno viram uma loucura, mas é muito gostoso ir combando tudo isso hahaha. Como disse, alto AP para você organizar todas as ideias e possibilidades.
Resumindo,
adoramos o jogo, foi uma grata surpresa. Eu tinha expectativas, mas quando li sobre ele, pensei “
vai dar preguiça e a Vanessa não vai curtir… Talvez seja muito pesado”. Bom, errei hahaha, tenho vontade de jogar frequentemente, não dá preguiça. É um jogo pesadinho, mas bem gostoso.
Os
componentes são ótimos, os dados de madeira são um show a parte hahaha.
Pra
quem curte um jogo de fritar, pesadinho, pra pensar muito e com um rondel top,
fica a recomendação!
Já jogou
Marceneiros?
Comenta aí o que achou!
Aproveita e segue a gente lá no Instagram para mais conteúdos!
@ticket.toboard