
Expeditions (Jamey Stegmaier, 2023)
Estamos continuando a história inciada em Scythe, do mesmo autor. Agora um estranho meteoro caiu na Sibéria e nós iremos controlar expedicionários que partirão em seus mechs nesta empreitada. Eu gosto bastante do cenário steampunk dieselpunk desta saga, em especial as artes.

Trata-se de um euro médio, baseado na seleção de ações e na construção de motor. Existem 3 ações possíveis: mover, jogar e recolher. No 1º turno você poderá realizar as três. Nos demais você normalmente escolherá uma ação para não fazer e realizar as demais. A ação não feita tem que ser diferente da escolhida no turno anterior. Alternativamente, você poderá passar. Com essa opção você recolherá as cartas e os trabalhadores já utilizados e poderá fazer as três ações no turno seguinte. Achei essa mecânica bem simples e interessante, ela provoca decisões interessantes. Os efeitos das ações são:
- Mover: você terá um mech que andará em um mapa hexagonal.
- Jogar: você jogará uma das cartas da sua mão. Isso lhe dará alguns recursos e a possibilidade de utilizar um trabalhador para efeitos variados.
- Recolher: Você ativará o hexágono no qual o seu mech está. Isso poderá lhe dar recursos, cartas e trabalhadores além de ativar efeitos específicos.

Existem 7 objetivos envolvendo normalmente a feitura de uma “tarefa” várias vezes. Quando alguém completar 4 desses objetivos aciona-se o fim do jogo.
Eu achei Expeditions interessante. O ponto que eu mais não gostei foi a pouca interação entre os jogadores (problema que eu também identifico no Scythe). Também fiquei incomodado com a alta aleatoriedade na disponibilidade de cartas. Apesar de ser um pouco mais leve que o Scythe, acredito que Expeditions deve agradar os apreciadores da franquia.
_______________________
O Dino Escape está com nova edição e o preço abaixou.
Dê uma olhada em:
https://tgmeditora.com.br/produto/dino-escape/