endou_kenji::iuribuscacio::
Só para não deixar dúvida, eu gosto do It's a Wonderful World e mantenho na minha coleção, juntamente com o 7 Wonders. Portanto, eu definitivamente não tenho nada contra o jogo. O que não concordo e critico foi a forma como It's a Wonderful World foi promovido, e que acabou prejudicando o desempenho em vendas do jogo.
Como eu disse no texto, se a comparação tivesse sido feita com o Century, ou com os outros jogos que você citou, ela teria sido muito benéfica. O problema é que esse jogos não tinham tanto prestígio quanto o 7 Wonders, que é um dos melhores jogos já criados até hoje. Ele surgiu quase 15 anos atrás e ainda é um top 100 do BGG, e isso não é para qualquer um. E aí quando as pessoas tiveram um contato real com o It's a Wonderful World elas viram que o jogo era bom, mas dentro do seu próprio patamar, sem sequer chegar perto do 7 Wonders. Além disso, muita gente se frustrou porque acharam que o jogo era um novo 7 Wonders melhorado, e o It's a Wonderful World não é nada disso.
Mais uma vez, o It's a WOnderful Wolrd é um jogo ótimo e tem muitos méritos, mas joga em uma "liga" bem diferente do 7 Wonders, ou pelo menos é essa a minha opinião.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
Discordo muito, mas muito mesmo disso... o IaWW foi um sucesso absurdo, muito maior do que se esperava, e duvido que os autores tenham ficado tristes com qualquer resultado dele. Um dos poucos lugares onde o jogo não emplacou, foi aqui no Brasil, porém, no resto do mundo ele vendeu muito bem e faturou vários prêmios... obviamente ele nunca teria como competir com o 7W de igual pra igual simplesmente pq o 7W tem 8 anos de vendas e consolidação de marca no mercado. Simplesmente não dá pra vc competir com isso no curto prazo...
Caro
endou_kenji
Rapaz, o que eu defendo no meu texto não é que o IAWW seja ruim, nem que ele não tenha feito sucesso. Eu inclusive tornei a dizer explicitamente, no meu comentário, que o jogo é bom, porque ele realmente é bom, e é claro que ele fez sucesso, o que não se pode negar. Só que entre ser um bom jogo e bem sucedido, e se comparar a um dos melhores jogos feitos até hoje, como o 7 Wonders, vai uma distância enorme. Por isso, a diferença entre os dois não é apenas que o 7 Wonders foi lançado nove anos antes, mas sim que os dois jogos estão em patamares diferentes.
E isso nem é uma questão de gosto pessoal. Basta ver os números, ler os comentários, conferir as Ludostats e dar uma olhada aqui no Ludopedia, e até mesmo no BGG, para ver o quanto se fala e se comenta a respeito do 7 Wonders e o quanto se comenta sobre o IAWW. Os dois jogos são bons, mas cada um dentro da sua categoria, e não dá para negar que essas categorias são diferentes, muito diferentes. Infelizmente, tentaram convencer as pessoas que o IAWW era o novo 7 Wonders e que iria substituir um dos maiores clássicos do board game. Esse foi o problema e é isso que eu defendo no meu texto.
Só para comparar, na ficha do BGG consta que o IAWW ganhou apenas 4 prêmios internacionais de board games, e todos eles sem tanta expressão. Inclusive dois desses prêmios são de Portugal, e nem são a principal premiação do país. Os prêmios são:
2020 Japan Boardgame - Japão
2020 Vuoden Peli - Finlândia
2020 5 Seasons - Portugal
2021 GEEKS d'OURO - Portugal
2021 Nederlandse Spellenprijs - Holanda
Por outro lado o 7 Wonders mesmo 13 anos após o lançamento, ainda é o board game mais premiado da história dos board games. São mais de 30 prêmios internacionais. Além de ganhar os mesmos prêmios que o IAWW ganhou no Japão, Finlândia e Holanda, o 7 Wonders levou à criação do Kennerspiel des Jahres, e também ganhou o Golden Geek, o As d'Or, o JoTa, o Deutscher Spiele, o Ludoteca Ideale, todos prêmios top de linha, entre muitos outros.
Para terminar, eu gostaria de desfazer qualquer impressão que porventura tenha ficado de que eu disse que o 7 Wonders é bom e o IAWW é ruim. Não foi isso que eu disse em absoluto. Os dois jogos são bons, mas é muito injusto comparar o IAWW, que é um ótimo jogo, com o 7 Wonders que é um verdadeiro fenômeno e, não me canso de frisar, um dos maiores board games de todos os tempos. Claro que isso não impede, de forma alguma, que alguém goste mais do IAWW do que do 7 Wonders, e essa pessoa não estará errada, porque esse é o gosto dela. Porém, obviamente quando se compara dois jogos, e foi isso que foi feito no lançamento do IAWW, não dá considerar apenas o gosto pessoal, porque quanto a isso não cabe discussão. Seria o mesmo que discutir que cor é mais bonita azul, amarelo, verde ou vermelho.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio