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  3. Legendary: A Marvel Deck Build...
  4. Solo review - Legendary A Marvel Deckbuilding Game

Solo review - Legendary A Marvel Deckbuilding Game

Legendary: A Marvel Deck Building Game
  • avatar
    Guilherme.felga12/05/16 13:35
    avatar
    Guilherme.felga
    12/05/16 13:35
    978 mensagens MD

    Legendary: A Marvel Deck Building Game, publicado pela Upper Deck Company, é, como o próprio nome diz, um deckbuilder do universo Marvel. Já se imaginou comandando Wolverine, Justiceiro e Hulk contra o Dr. Doom?



    Lançado em 2012, o jogo já teve várias expansões. Estas são de dois tipos: as big boxes, com 350 cartas, e as small boxes, com 100 cartas. As big boxes aumentam significativamente o pool de heróis e vilões, enquanto as small boxes centram-se em torno do universo de um herói ou um grupo específicos, trazendo outros heróis e vilões diretamente relacionados a eles. Até o momento foram lançadas 3 expansões grandes (Dark City, Secret Wars vol. 1 e Secret Wars vol. 2) e 4 pequenas (Fantastic Four, Paint the Town Red, Guardians of the Galaxy, Captain America 75th Anniversary).



    Para que o texto não fique excessivamente longo, farei o meu review e, ao final deste texto, farei um apanhado das expansões uma a uma. Caso se interesse, não deixe de conferir lá em baixo.



    Gameplay

    Não vou me deter em explicar como é o jogo, pois a excelente postagem do canal Amigos da Jogatina faz isso de forma muito melhor do que eu jamais serei capaz de fazer. Leia aqui.



    Componentes

    Este é um jogo de cartas e ponto final. Com exceção de tokens de papelão representando as shards, que acompanharam a expansão Guardians of the Galaxy, não há muitos outros elementos além delas. As cartas tem ótima gramatura, mas o fato de não serem laminadas pode limitar um pouco sua vida útil. A arte é espetacular, afinal, na maioria das vezes, aproveita elementos oriundos dos quadrinhos. A legibilidade das fontes e a iconografia também são adequadas. É um jogo com alta dependência do idioma, pois a maioria das cartas tem algum tipo de texto com impacto sobre o jogo.



    Além do material oficial, um grande número de versões extra-oficiais de heróis, vilões e outras cartas, as chamadas fan-made expansions, estão disponíveis para download e impressão no BGG. Embora essas expansões customizadas não sejam tão boas quanto as oficiais, há coisas muito interessantes ali e isto pode 



    Prepare-se para colocar sleeves! Como é a tônica nos deckbuilders, você embaralhará suas cartas um sem número de vezes durante uma partida. Ainda que as cartas sejam de boa qualidade, fiz a ressalva de que não são laminadas e o embaralhamento recorrente pode danificá-las. Se você considerar que muitas tem borda um pouco mais escura, logo suas cartas terão aspecto de desgaste e isso certamente desvalorizará seu jogo em uma eventual venda ou troca.



    Embora este seja um jogo de cartas, o tabuleiro é necessário para que ele seja jogado. A caixa básica acompanha um tabuleiro de papelão de boa qualidade, mas que já ficou ultrapassado, pois o tabuleiro não tem espaço para cartas que foram incorporadas a posteriori, como os sidekicks. O fato de não ter espaço para estas cartas é bogagem, de verdade, não limita a jogabilidade. Em algum momento, a Upper Deck comercializou um play mat em neoprene, mas ele está out of print há muito tempo. Isto é um problema menor, mas um problema de toda forma, pois o play mat melhora muito a experiência táctil do jogo. Se você quiser e puder, faça como eu fiz: customize o seu. No BGG há inúmeras opções de play mats para download. Eu baixei a que gostei mais e encomendei um play mat numa loja especializada que faz isso para Magic, the Gathering (não vou fazer propaganda de ninguém, mas me mande MP se quiser mais detalhes). Ficou tão bom que já aposentei meu tabuleiro e não pretendo utilizá-lo nunca mais.



    Na caixa básica estão incluídos os seguintes heróis: Captain America, Black Widow, Hawkeye, Hulk, Iron Man, Thor, Cyclops, Emma Frost, Storm, Rogue, Gambit, Wolverine, Spider-Man, Nick Fury, Deadpool. Os vilões são Red Skull, Magneto, Dr. Doom e Loki. Além desses há os personagens de suporte dos heróis, os villains e henchmen, e as cartas que fazem o jogo rodar (bystanders, wounds, schemes, scheme twists e masterstrikes), mas o que dá o tom, de modo geral, são os heróis e os masterminds, mesmo.



    Eu listei as expansões lançadas abaixo e posso dizer que, como com demais jogos que usam a mecânica de construção de baralho, as expansões tornam-se necessárias se você quiser maior variedade de opções e mecânicas para o jogo. Para o jogador casual de Legendary isto pode ser dispensável, mas para quem gosta e o joga muito, ou gosta de deckbuilders, certamente as expansões trarão muitas novidades e elementos que tornarão a experiência ainda melhor. Dark City, a meu ver, é imprescindível, mas as demais trazem coisas boas em todas. Vai muito do que você quer ter na sua coleção e na sua mesa. Não deixe de ler os comentários mais detalhados sobre cada uma.



    Discussão

    1) Decisões interessantes: O jogo começa meio devagar, com a consolidação do deck, mas na medida em que você vai comprando cartas e melhorando seu próprio baralho, o jogo fica dinâmico e interessante. A cada turno várias escolhas são importantes, quem recrutar, quem combater, o que descartar, enfim, muito há que se ponderar. E não há fórmula aplicável a todos os casos, pois a combinação de scheme, mastermind, villain, henchmen e sua seleção de heróis pode modificar completamente a abordagem necessária para se vencer o jogo. O advanced solo mode, em particular sua variante avançada, é absolutamente fantástico e muda muito pouco ou quase nada dos elementos essenciais do jogo. Em outras palavras, o modo solo replica perfeitamente o que representa o Legendary.

    2) Rejogabilidade: Quando você utiliza somente as cartas da caixa básica (3 heróis, 1 mastermind, 1 villain, 1 henchmen e 1 scheme), você já tem um número muito grande de combinações possíveis. Na medida em que você agrega expansões, a rejogabilidade vai crescendo. Hoje, caso você tenha todo o material, ela beira o infinito.

    3) Dificuldade: As regras são bastante simples, dá para a gente aprender e explicar sem grandes problemas. O jogo em si também não é difícil. Na medida em que você vai experimentando com heróis e masterminds, você nota alguns caminhos de conseguir encaixar seu jogo, mas isso é muito variável e você pode encontrar mais ou menos dificuldade conforme o setup que você montar. São raras as combinações em que é impossível ganhar. Na Apple Store há um aplicativo chamado Assemble, que permite randomizar os setups com diferentes graus de dificuldade, para um número variável de jogadores e com as expansões que você tiver disponíveis, até mesmo as customizadas. Isso é uma boa para que você nunca jogue uma partida igual à outra. 

    4) Tema e senso de aventura: Esse é um jogo muito temático sobre super-heróis combatendo supervilões no universo Marvel. Tema e senso de aventura estão embutidos no conceito do jogo de forma inseparável e agradam muito.



    Veredito final

    Eu gosto muito de deckbuilders e posso dizer que já joguei alguns dos melhores. Thunderstone Advance foi um dos primeiros jogos de tabuleiros modernos que experimentei e até hoje permanece como um dos meus favoritos. XenoShyft Onslaught é um jogo incrível, temático, com arte belíssima e que rivaliza em dificuldade com o Ghost Stories. Legendary: A Marvel Deckbuilding Game, para mim, é como um sábado de sol e jogar bola com a galera, sabe?! É confortável, gostoso, relaxado e diverte. Como os quadrinhos da Marvel são uma parte muito importante da minha juventude, esse mundo me traz recordações muito boas. O tema está presente em tudo que fazemos, tem uma arte fantástica, os componentes tem boa qualidade e o jogo funciona muito bem, as coisas parecem se encaixar. Não vá atrás do Legendary esperando encontrar um jogo daqueles que derrete o cérebro da gente, com partidas que duram horas e com estratégias mirabolantes e complicadas. Este é um jogo simples, divertido e gostoso. Ponto final.



    O modo solo, sobretudo depois que Dark City incorporou o advanced solo mode, é bastante desafiador e replica o jogo multiplayer com perfeição. Vale ressaltar que não é necessário ter a expansão para jogar com as regras solo avançadas. São raros os elementos que se perdem na conversão multiplayer-solo. Alguns criticam o Legendary por ele ser um semi-cooperativo, pois na versão multiplayer um dos jogadores acaba ganhando quando soma mais pontos no final da partida. Eu não acho legal jogar Legendary dessa forma, prefiro ele puramente cooperativo quando jogado com mais gente, sem contagem de pontos no final e com todos contra o mastermind. Acho dessa forma mais legal e dentro do verdadeiro espírito do jogo. Considerando-se isso, reitero que o jogo solo replica bem o que entendo como sendo a melhor forma de se jogar.



    Para os jogadores solo, este jogo tem algo muito bom e que é produto da sua própria comunidade. É frequente no BGG e no site Legendary Leagues que tenhamos desafios solo com setups pré-definidos nos quais os jogadores são convidados a postar seus resultados e, com isso, fazer um ranking daquele desafio ou, eventualmente, de uma liga constituída por uma sequência deles. Eu não sou um jogador competitivo por excelência, gosto muito do aspecto cooperativo nesse jogo, mas estes desafios são interessantes para nos sentirmos motivados a jogar, termos uma sensação de lutar contra um objetivo específico e também para sabermos se estamos fazendo a coisa da forma certa. Nos fóruns deles é muito comum que os jogadores mais experientes destrinchem suas estratégias de jogo, o que faz com que cada partida seja uma oportunidade de aprender mais sobre ele.



    Para não dizer que ele não é isento de problemas, vou citar alguns. O principal problema que vejo é a dependência de expansões. O jogo básico tem bastante coisa, dá para jogar muito, mas nem de longe ele mostra o jogo em sua plenitude. Falta coisa do ponto de vista mecânico. Dark City corrige e melhora muitos destes aspectos. O segundo ponto é que cada expansão traz um novo elemento mecânico e isso bode embolar um pouco a cabeça da gente quando colocamos heróis e vilões de expansões diferentes em um mesmo setup, mas, como as regras são simples de um modo geral, isso é facilmente contornável, sobretudo se você já se acostumou com elas. Ademais, este jogo depende de sleeves, o que encarece muito, e o armazenamento, sobretudo mediante a aquisição de expansões, pode ficar complicado. No último Gamma Trade Show, o pessoal da Upper Deck ventilou que estão desenvolvendo uma caixa própria para o jogo. Vamos ver o que vem, né?! O jogo poderia também se beneficiar de ter divisórias melhores para as cartas, o que o Thunderstone trouxe de fábrica. O último ponto negativo é a falta de um play mat. Antes de confeccionar o meu isso não me incomodava, mas agora acho inviável usar o tabuleiro. 



    Todos esses problemas são menores, claro! O ganho é muito superior ao prejuízo em todos os aspectos aqui. Não posso dizer, ainda, que este seja meu deckbuilder favorito, mas certamente ele, Thunderstone Advance e Xenoshyft Onslaught hoje são minha santíssima trindade do gênero. Se eu quiser fantasia, vou de Thunderstone. Se eu quiser ficção científica e dificuldade, vou de Xenoshyft. Se eu quiser super-heróis, vou de Legendary: A Marvel Deckbuilding Game. Este é um jogo que eu creio que jamais deixará minha coleção.



    Para não dizer que não falei da questão Sentinels of the Multiverse vs. Legendary: A Marvel Deckbuilding Game, os dois jogos são muito bons, não competem e ambos estão em minha coleção sem previsão de saírem. São bastante distintos e tem em comum apenas o tema.



    Expansões

    Como eu disse aí em cima, agora vou fazer alguns comentários a respeito das várias expansões e o que cada uma delas trouxe de novo. Para facilitar deixei a relação em sequência cronológica.



    Dark City

    Heróis: Angel, Bishop, Iceman, Professor X, Nightcrawler, Jean Grey, Cable, Colossus, Domino, Forge, Wolverine (X-Force), Punisher, Ghost Rider, Blade, Iron Fist, Elektra, Daredevil.

    Masterminds: Stryfe, Kingpin, Mephisto, Mr. Sinister, Apocalypse.



    A primeira expansão big box, Dark City, é fundamental ao jogo em meu entender. As cartas que constituem a caixa básica permitem um sem número de combinações e variabilidade quase infinita, mas o grau de dificuldade deixou bastante a desejar. Esta primeira expansão corrigiu alguns destes elementos e fez de Legendary um jogo melhor. Para se ter uma idéia do peso desta expansão, ela traz 17 novos heróis (2 a mais do que a caixa básica) e 5 masterminds (1 a mais do que a caixa básica). Além disso, há também 6 novos villains e 2 novos henchmen, mas isso não é o que mais interessa. Os novos schemes também são muito legais! Duas habilidades incorporadas nessa caixa são fantásticas em termos estratégicos. Bribe, que lhe permite combinar pontos de recrutamento e ataque para combater inimigos, e Versatile, que você ganha pontos e pode usá-los como recrutamento ou ataque à sua escolha. Além disso, esta caixa traz novos tipos de bystanders, que, quando resgatados, podem dar benefícios aos jogadores, como sacar uma outra carta, nocautear um herói ou curar um ferimento, entre outros.



    Fantastic Four

    Heróis: Mr. Fantastic, Invisible Woman, Thing, Human Torch, Silver Surfer.

    Mastermind: Galactus, Mole Man.



    Realmente temática e centralizada em um grupo muito específico, Fantastic Four traz alguns heróis muito bons e um dos mais fortes masterminds do jogo, Galactus. Entre as novas habilidades incorporadas ao jogo, temos Focus, na qual você gasta um determinado número de pontos de recrutamento para ativar poderes especiais, Burrow, na qual os vilões escapam para o espaço street quando derrotados e caso ele esteja vazio, fazendo com que você tenha que lutar com eles novamente, e, por fim, a habilidade Cosmic Threat, específica de Galactus e seus arautos, que reduz os pontos de ataque do mastermind e dos villains mediante a presença de símbolos específicos (ex.: tech, covert, strength).



    Esta é uma ótima expansão! Altamente temática e com elementos fantásticos para o jogo em si, especialmente a habilidade Focus e a presença de Galactus. Por um problema relativo à propriedade intelectual sobre o Quarteto Fantástico, esta expansão está out of print e não há a mínima previsão de haver nova reimpressão. A impressão geral da comunidade é de que isto não ocorrerá em nenhum momento. De abril de 2015 para cá, quando isto foi constatado, os preços dela dispararam e hoje você consegue comprar uma por uma bagatela de 150 a 300 dólares no Geek Market do BGG.



    Paint the Town Red

    Heróis: Symbiote Spider Man, Black Cat, Moon Knight, Scarlet Spider, Spider Woman.

    Materminds: Carnage, Mysterio.



    Eu gosto dessa expansão. Não tudo, mas da maior parte. Os heróis da facção Spider Friends possuem em geral habilidades relacionadas a sacar cartas e rodar o deck, o que acho uma ótima habilidade em um jogo como Legendary. Dois heróis desse grupo, em particular, são grandes adendos: Symbiote Spider Man e Scarlet Spider. Dois novos poderes foram acrescentados nesta expansão: Wall Crawl, no qual os heróis recrutados são colocados diretamente no topo do deck ao invés da pilha de descarte, e Feast, específica de Carnage e dos villains Maximum Carnage, que é um efeito fight e aplica-se a um ou todos jogadores, geralmente envolvendo o descarte da carta do topo do deck de cada um dos jogadores. Um dos masterminds desta expansão, Mysterio, é um adversário potencialmente muito difícil, pois os master strikes, tornam-se novas tactic cards quando sacados, podendo fazer com que seja necessário derrotá-lo 9 vezes para realmente vencer o jogo!



    Guardians of the Galaxy

    Heróis: Rocket Racoon, Starlord, Gamora, Groot, Drax.

    Masterminds: Thanos, Supreme Inteligence of the Kree.



    Das small boxes do Legendary, esta é definitivamente a minha favorita. Em termos de custo benefício, depois de Dark City, esta é a expansão que mais vale à pena. Os heróis são todos muito legais, mas Starlord é ultra fodástico! Thanos é um mastermind que impõe bastante dificuldade e que vale a pena combater. Esta caixa trouxe a mecânica das shards, que são fragmentos de jóis de poder que podem ampliar os poderes de ataque de heróis e vilões. Alguns personagens tem capacidade de gerar essas shards, como Gamora. Uma outra habilidade incrível foi a de artifacts. As cartas com esta habilidade, uma vez reveladas, permanecem na mesa, em frente ao jogador, até serem descartadas por ele. Isto, em um deckbuilder, pode conferir enorme vantagem estratégica, pois você passa a ter as habilidades destes artefatos e, além disso, as das cartas de sua própria mão. Todos os heróis aqui deste grupo tem pelo menos 1 carta em seu baralho com a habilidade de artefato.



    Secret Wars vol. 1

    Heróis: Black Panther, Black Bolt, Dr. Strange, Superior Iron Man, Thanos, Namor, Maximus, Proxima Midnight, Magik, Old Man Logan, Apocalyptic Kitty Pride, Captain Marvel, Lady Thor, Ultimate Spider Man.

    Masterminds: Zombie Green Goblin, Wasteland Hulk, Madelyne Pryor, Nimrod.



    Desde Dark City, a Upper Deck não lançava uma expansão de peso para o Legendary, mas isso foi devidamente corrigido com as expansões da Secret Wars. Uma das novidades que eu mais gosto aqui foi a adição dos sidekicks, que são heróis recrutados com 2 pontos e permitem que você saque duas novas cartas quando retorna um deles para a pilha deles. Em baralhos nos quais você não tem um rodízio grande das cartas, esta habilidade é ótima. Alguns dos heróis são multiclass, isto é, apresentam ícones múltiplos (combinações variáveis de strength, covert, tech, instinct e ranged), o que dá uma nova dimensão tática quando são adquiridos. Há a possibilidade de um dos jogadores ser o mastermind, controlando os vilões e jogando contra os demais. Isso é legal e modifica drasticamente a experiência, mas não o jogo em si. Para o jogo solo, no entanto, isso é irrelevante. Entre os heróis, algumas pérolas: Captain Marvel, Ultimate Spider Man e Black Panther.



    Secret Wars vol. 2

    Heróis: Beast, Captain Britain, Corvus Glaive, Black Swan, Ruby Summers, Time-travelling Jean Grey, Phoenix Force Cyclops, Soulsword Colossus, Silk, Agent Venom, Spider-Gwen, Shang-Chi, Dr. Punisher, Elsa Bloodstone, The Captain and the Devil, Arkon the Magnificent.

    Masterminds: King Hyperion, Spider Queen, Shiklah the Demon Bride, Immortal Emperor Zheng-Zhu.



    Captain America 75th Anniversary

    Heróis: Captain America 1941, Captain America (Falcon), Steve Rogers Director of S.H.I.E.L.D., Agent X-13, Winter Soldier.

    Masterminds: Arnim Zola, Baron Heinrich Zemo.



    Essas duas fico devendo o review, afinal eu ainda não joguei o suficiente para ter uma opinião formada como nas demais. Dei uma olhada por alto, gostei do que vi, no entanto, em particular a primeira delas. Do pouco que joguei, acho que mantiveram o ótimo nível das anteriores. Vamos ver como elas se comportam na mesa daqui por diante.

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    Comentários:

  • TDias
    243 mensagens MD
    avatar
    TDias12/05/16 14:05
    TDias » 12/05/16 14:05

    Parabéns, excelente review ! O Legendary é definitivamente meu deck building favorito e dentre as expansões que possuo a do Capitão America ( que adquiri recentemente :D) tem a temática que mais me agradou, alem da nova habilidade man out of time que eu achei bem bacana.
    O problema na minha opinião é o valor, ja que pra importar o jogo muitas vezes sai muito caro, principalmente as expansões maiores.

    1
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga12/05/16 14:19
    Guilherme.felga » 12/05/16 14:19

    TDias, eu nem coloquei a questão do valor, pois fica subentendido que sai cara a brincadeira. Caixa base mais ou menos 45 dólares, expansões grandes 30 dólares, pequenas 15 dólares... Sleeves para todas as cartas... Divisórias customizadas... Vai somando, vai somando e, quando a gente se dá conta, saiu caro pra burro!

    Mas é um baita jogo. A meu ver vale o investimento sem dúvida nenhuma.

    1
  • TDias
    243 mensagens MD
    avatar
    TDias12/05/16 14:41
    TDias » 12/05/16 14:41

    Guilherme.felga eu entendi, mas quis dizer que as expansões acabam saindo caras demais, sem contar os sleeves e a caixa basica kkk a brincadeira tem ficado mais cara a cada dia, mas a diversão vale kkk

    1
  • Guerra
    370 mensagens MD
    avatar
    Guerra05/07/16 23:05
    Guerra » 05/07/16 23:05

    Esse é realmente um jogo muito bom de se jogar solo!

    As ligas são um incentivo a jogar várias partidas e comparar seu desempenho com outros jogadores!

    0
  • Maclouly
    12 mensagens MD
    avatar
    Maclouly12/11/19 00:45
    Maclouly » 12/11/19 00:45

    Dá uma atualizada no Review, saiu várias novas ecpanexpa, que tal comentar sobre isso?

    0
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Legendary: A Marvel Deck Building Game - Solo review - Legendary A Marvel Deckbuilding Game
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