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Outwit Outflank Outlast pode soar como o refrão cantado pelo general George Washington no musical
Hamilton de Lin-Manuel Miranda, mas na verdade é o slogan do general Shenanigans no jogo
Tactigon. É um jogo de estratégia abstrata para dois jogadores semelhante ao xadrez. Tactigon é jogado em um tabuleiro dividido em hexágonos e os jogadores possuem quatro tipos de peças, identificadas pela forma bidimensional na parte superior. Cada jogador tem seis Círculos, três Triângulos, três Quadrados e um único Pentágono.
As peças em Tactigon podem se mover o número de hexágonos igual ao número de lados de sua forma; assim, um Círculo pode mover apenas um hexágono, um Triângulo pode mover-se até três hexágonos, um Quadrado pode mover-se até quatro hexágonos e o Pentágono pode mover-se até cinco hexágonos. As peças não precisam se mover em linha reta, mas, no jogo básico, elas não podem pular nem sobre as suas peças nem sobre as do seu oponente.
Há uma hierarquia sobre a captura. Embora sejam a peça mais fraca para fins de movimento, os Círculos são os mais poderosos quando se trata de capturar: eles podem pegar qualquer peça adversária. Triângulos podem pegar um Triângulo, Quadrado ou Pentágono oposto, mas pegar um Círculo também eliminará o Triângulo que faz o ataque. Quadrados podem capturar outros Quadrados e Pentágonos, mas não podem capturar Círculos e são eliminados ao capturar um Triângulo. Finalmente, os Pentágonos não podem capturar nenhuma peça que não seja o Pentágono do oponente.

O objetivo do jogo é capturar o Pentágono do seu oponente, e em nossas partidas no Board's Eye View descobrimos que era assim que a grande maioria dos jogos terminava. Existe, no entanto, uma condição de vitória alternativa de ter peças em ambos os hexágonos amarelos na área central do tabuleiro no final do turno do seu oponente. Essa condição de vitória pode levar a jogadas em que um jogador força um oponente a atacar essas posições para evitar essa vitória, mas, ao fazer isso, deixa seu Pentágono vulnerável à captura.

Gostamos muito de nossas partidas neste jogo de estratégia fácil de aprender. Ele joga rapidamente: o tabuleiro é apertado e as capturas geralmente envolvem o sacrifício de uma peça enquanto você manobra para a posição. Nossas jogadas duraram cerca de 10 minutos, o que significava que muitas vezes nos víamos jogando uma sucessão de revanches imediatas. Também apreciamos a inclusão de regras avançadas opcionais para agitar o jogo. A primeira delas adiciona aos Quadrados a habilidade de pular sobre as suas peças e as do seu oponente (contando os hexágonos que você pula como parte do seu movimento). A limitação é que você não pode pular o Quadrado do oponente. Incorporar esta regra visivelmente abre o jogo.

A segunda regra opcional é dar um hexágono extra de movimento a qualquer peça que comece seu movimento em um dos hexágonos amarelos. O efeito disso é tornar os hexágonos amarelos muito mais parecidos com um campo de batalha. Colocar um Círculo em um hexágono amarelo pode colocá-lo em uma posição em que você está ameaçando um corredor importante do tabuleiro. Com outros Círculos e Triângulos reduzidos em trocas anteriores, você pode encontrar seu Círculo quase inexpugnável e no caminho para atender à condição de vitória do hexágono amarelo. No jogo final, onde restam poucas peças no tabuleiro, colocar seu Pentágono em um hexágono amarelo pode ganhar o jogo, pois dará ao Pentágono um alcance de seis no próximo turno, o que ameaçará o Pentágono do seu oponente onde quer que ele esteja no tabuleiro, a menos que o caminho para eles esteja bloqueado por outras peças.
Tactigon é um ótimo jogo de estratégia abstrata. Achamos extremamente viciante.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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