CrashConker::Sobre o citado Five Tribes eu comprei ele por R$500,00 lacrado, numa época que ele já estava OoP. Perdi de comprar por esses 300 por ainda não conhecer o autor. Foi um jogo que eu comprei sabendo muito pouco e hoje ele tá no meu top 5 com toda certeza.
Já o Descent, o jogo nem é do estilo que eu gosto, mas baixou tanto por um tempo que até eu fiquei tentado a pegar rs.
Foi um tiro no escuro, mas pra mim, tu acertou em cheio porque five tribes é um jogão.
Sobre o Descent, te entendo kkkk. Fui procurar mais sobre ele somente quando o preço caiu.
Rhapsody::O que também pode acontecer é o fenômeno inverso: "Quando um jogo da sua coleção está tão valorizado que você decide vender."
Eu tinha o Dominion Segunda Edição da Conclave e curtia o jogo, mas demoraram pra reimprimir e uma pessoa me ofereceu 500 reais nele (o dobro do que paguei). Por esse preço eu achei que valia vender e usei o dinheiro pra outras coisas.
Esse tema dá muito pano pra manga, tem muita coisa que leva os OOP ficarem super valorizados, mas uma coisa que dá para destacar nesse caso é que o dominion é um jogo que tem bastante texto e por mais que seja possível comprar na gringa, grande parte dos brasileiros vão preferir a edição em português.
Heitor F::Resumindo... O jogo é lançado valendo X, mas no fim das contas é a qualidade do jogo que vai determinar o valor justo daquele produto (depois que o público experimentar e naturalmente ajustar esse valor pela relação de oferta x demanda)
Entender a relação de oferta x demanda é essencial nesse caso, ótimo ponto Heitor!