Eu nunca joguei com Lampião, então leve isso em consideração ao ler meus comentários, mas nunca joguei pois ao olhar as cartas encontrei os mesmos problemas que você citou.
Primeiro, muitas dúvidas surgem porque pegaram o "padrão" de escrita dos efeitos e jogaram pela janela. Por exemplo, "Benção do Padim" diz "Adicione a carta Lenço de Maria Bonita à sua mão.", adicionar de onde? Do baralho? Embaralho meu baralho depois? Benção do Padim também diz "aumente em 1 o valor de ataque dos combatentes", eu assumo que seja dos SEUS combatentes, mas não é isso que ta escrito na carta. Enfim, sobre os seus pontos especificamente:
Realmente, a habilidade dele não funciona, se Corisco recebe o dano que o Lampião levaria, e não pode usar nenhuma carta pra se defender, ele vai levar 2 ataques e morrer (em certos casos só 1). Uma vez que o Corisco morre, todas as cartas que referenciam Tocaia já não ativam mais; Pra funcionar, Corisco teria que ter uma forma de se defender, e provavelmente, Lampião ter menos vida pra compensar;
Sobre o Lenço e a Benção do Padim, volto ao problema de termos e padrão de escrita dos efeitos: o lenço diz "Quando Lenço de Maria Bonita entrar em jogo" o que significa "entrar em jogo"? Não existe esse termo. Cartas táticas resolvem seus efeitos quando jogadas, então não faz sentido a carta dizer pra adicionar outra a sua mão, e logo em seguida dizer pra devolvê-la pra caixa.
É difícil dizer o que mudar pra fazer sentido. Pois não vejo incentivo pra usar o Lenço, por quê você usaria o lenço para perder o efeito permanente da Benção? O efeito dele tinha que ser muito bom.
Acho que o jeito mais simples de ajustar o lenço seria usar ele como se fosse a dama do lago do arthur, busca a carta no baralho e é isso, esquecer essa parte de quando é jogada a outra é descartada.