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Não, este não é um jogo satírico sobre o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak!
Quando a BBC (British Broadcasting Corporation) lançou um novo canal de TV - BBC2 - em meados da década de 1960, foi um grande acontecimento: até então, o Reino Unido tinha apenas dois canais (BBC - renomeado BBC1 - e ITV). A programação na BBC2 pretendia ser distinta da BBC1 mais convencional e, portanto, tendia a ser relativamente cerebral. Quando foi tomada a decisão de adicionar um programa de perguntas e respostas às programações, a busca foi por algo diferente do formato populista transmitido na BBC1 ou ITV. Os executivos da BBC se depararam com um formato que havia sido testado nos EUA, onde fracassou miseravelmente, mas na BBC2 Call My Bluff provou ser popular, rodando por quase 550 episódios ao longo de quase um quarto de século (e depois ressuscitou para outro 550 episódios em um espaço na BBC1). A ideia era simples: havia duas equipes de três (um capitão regular e duas celebridades visitantes em cada) e as equipes se revezavam para oferecer à outra equipe três definições diferentes de uma palavra altamente obscura. Apenas uma das definições estaria correta, e palpites errados invariavelmente envolveriam o jogador levantando alegremente uma aba para revelar a palavra Blefe.

Sounds Fishy de Rob Piesse é essencialmente uma versão de jogo de tabuleiro de Call My Bluff. Em vez de equipes, é um jogo festivo para 4 a 10 jogadores, onde cada um assume o papel de adivinhador e todos os outros jogadores oferecem respostas para o adivinhador escolher. Além do adivinhador, todos os jogadores recebem um peixe de papelão. Eles vão espiar seus peixes para ver se é um 'Arenque Vermelho' ou o 'Arenque Azul'. O adivinho tira uma carta para que ele veja apenas a pergunta, enquanto todos os outros jogadores podem ver o verso que mostra a pergunta e a resposta correta. O jogador com o Arenque Azul deve dar a resposta verdadeira à pergunta do cartão, enquanto os outros oferecem respostas falsas.

O adivinhador então tenta eliminar as respostas falsas, marcando um ponto para cada 'Arenque Vermelho' que escolher. Eles podem parar a qualquer momento e depositar seus pontos, mas se escolherem a resposta correta 'Arenque Azul' enquanto houverem Arenques Vermelhos restantes, eles perderão todos os pontos que marcaram neste turno. Isso adiciona um elemento de force sua sorte, onde vários jogadores apresentam respostas igualmente plausíveis. Os jogadores do Arenque Vermelho marcam um ponto se sua resposta não for selecionada, pois isso significa que eles enganaram o adivinho, e o jogador do Arenque Azul ganha um ponto para todos os Arenque Vermelho não selecionados naquele turno.
É uma ideia simples e bem executada pela Big Potato com os peixinhos de papelão e um bom estoque de fichas de perguntas bem localizadas e adequadas ao seu mercado. A equipe do Board's Eye View se divertiu muito jogando
Sounds Fishy, especialmente em contagens mais altas de jogadores. Descobrimos que, à medida que os jogadores entravam no jogo, eles cada vez mais enfeitavam suas respostas com histórias de apoio para aumentar sua plausibilidade ou, no caso do Arenque Azul, para fazer com que a resposta parecesse menos provável de ser verdadeira. Nós apenas desejamos que o pacote inclua cartas Blefe com abas que possamos levantar lentamente. De fato, nossa memória de Call My Bluff é tão boa que não resistimos em adicioná-la nas nossas partidas.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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