piogovieira::maueze::poeta04::Vale a pena lembrar que para o mercado é melhor pegar do lojista do que a editora, que por sinal tem um frete horrível
Já acho justamente o contrário.
Pois é, nada impede uma editora de ser também um lojista, o que não pode é ela manter o produto só na suas lojas próprias.
Palavras de alguem que já trabalhou ANOS com o comércio: O que impede uma editora de manter ou não uma loja própria é a prática de preços que ela faz e a exclusividade de entrega antecipada.
Para um lojista, concorrer contra a própria fornecedora é desleal e impossível. Ela sempre terá margens de lucro e preço melhor. SEMPRE. Portanto o fornecedor/distribuidor pode ter produtos em loja própria mas estes precisam ser mais caros, ter um MRSP maior e FIXO, evitando com isso duas coisas: lojista jogar o preço la em cima a toa arrastando o mercado e ao mesmo tempo, evitando a concorrência com os próprios lojistas. Do contrário, o fornecedor distribuidor será o único a trabalhar com aquilo, uma vez que não fará sentido comprar de um lojista.
Eu mesmo já parei de trabalhar com produtos, na época que possuia loja, de um certo fornecedor porque ele vendia para CPF ao invés de ser exclusivo a CNPJs, e além de tudo, mais barato. Para competir, o lucro tinha que ser 5% do valor do produto. E ai não dá para sobreviver.
Vários lojistas largaram o distribuidor por essa prática e assim ele parou de ter vendas a não ser as próprias.