Boa noite!
Conheci este jogo no Diversão Off-line/23 e logo que eu o vi, já atraiu o meu interesse. A temática do jogo de certa forma não é novidade, MAAAAS, separei alguns motivos do porquê que a expansão Monstros & Tesouros XP merece uma conferida no Catarse:
1.As mecânicas do jogo são bastante simples e intuitivas
Sério, basta apenas umas poucas rodadas e até os seus amigos menos brilhantes conseguirão jogar. Mas não é simples e sem estratégia, é preciso planejar com cuidado a sua jogada.
O jogo consiste em encontrar monstros, tentar manter o nível de poder do seu grupo maior do que o deles por meio de equipamentos, progressão de personagens e cartas que você baixa na rodada. Mas espere porque não basta somente que o poder total do seu grupo seja maior do que o do grupo do inimigo! Um dado é lançado no fim do turno, podendo alterar o resultado da rodada.
Depois que você derrota os monstros você ganha o quê? Tesouros, duh! O nome do jogo não é "Monstros & Tesouros" a toa. Basicamente, o seu grupo fica mais forte e consegue enfrentar Monstros mais fortes, para ganhar Tesouros melhores, você entendeu a lógica aqui.
2. Melhor Custo-Benefício
O jogo-base possui 400 cartas e custa apenas R$209,00! A expansão está sendo vendida pelo mesmo preço, e promete trazer novidades para o jogo como novos personagens, novas mecânicas de IA, montarias, especializações e novas cartas de poder. Ajudem a fazer um nerd feliz.
3. Junte seus amigos, ou jogue sozinho se você brigar com eles. E jogue de novo em outros modos
O jogo possui várias formas de jogar, seja de acordo com o número de jogadores ou nos modos disponíveis: um pode ser o Dungeon Master que controla os Monstros contra os demais jogadores que jogam em um time; dois jogadores se revezando no contra-turno como DM para controlar os Monstros e ganha o jogador que eliminar o time adversário; Há um modo de jogo arena em que um grupo de personagens enfrenta outro grupo de personagens; Um modo "conquista" em que os jogadores competem para conquistar e defender terrenos; Um modo "moedas e cidades" que adiciona certas funcionalidades como aquisição de personagens, templos de cura e etc.; E se pá com a expansão teremos um modo campanha, se for atingida a meta no Catarse.
4. A arte é linda
A arte das cartas é um mix de vários artistas brasileiros, e lembra muito a arte do Magic The Gathering. Pode ser uma questão de gosto pessoal, mas é estranhamente nostálgico e devo dizer que adquirir o jogo-base foi uma ótima saída para não ter que voltar/gastar uma nota preta no Magic.
5. Incentive a indústria nacional
O jogo foi feito aqui, em terra tupiniquim, com ilustradores brasileiros. Nesta linha, como advogado/designer-de-jogos-que-nunca-lançou-um-jogo-na-vida, eu reconheço a importância de incentivarmos a indústria nacional de board games e acho muito importante ajudarmos um segmento que hoje está engatinhando. Para que um dia, possamos invadir as casas dos gringos e subir em suas mesas e fazer com que fiquem horas debruçados sobre os nossos board games! Talvez algo relacionado a capoeira ou guerra de pão-de-queijo, sei lá.
Se você chegou até aqui, espero que tenha se divertido tanto quanto eu ao escrever este tópico. Uma ótima noite!