Boa noite! Vamos lá:
1) O contra-ataque - que é o dado vermelho - sempre ocorre quando um jogador ataca um monstro. O jogador pega os dados pretos que seu ataque permite MAIS o dado vermelho e joga eles ao mesmo tempo. Primeiro ele resolve seu ataque e caso não mate o monstro, ele deve resolver os efeitos do dado vermelho. Salvo engano, todos os monstros do jogo são capazes de contra-atacar todas as formas de ataque (meelee, distância, feitiços), tanto faz a distância que se encontram do herói. Outra coisa, bem diferente, é quando a tocha passa por um espaço de ação inimiga. Neste caso, consulte a carta de cada monstro: alguns andam e atacam, outros só fazem uma das duas coisas. Mas na prática dá quase no mesmo: cada monstro irá atacar o herói mais perto possível ou ao menos se mover para o herói mais próximo e/ou ataca-lo. Neste caso, você não joga o dado vermelho e o ataque do monstro é indefensável, nem mesmo as defesas funcionam;
2) acredito que você esteja correto, o monstro ganha uma defesa contra magia superior a zero;