Sempre fui um aficionado por listas.
Quando tive oportunidade de ler sobre os jogos de tabuleiro que haviam ocupado o primeiro lugar no BoardgameGeek (BGG), logo de cara me deparei com Paths Of Glory.
O primeiro jogo de tabuleiro a ocupar o primeiro lugar no ranking geral no BGG.
Imediatamente quando tive oportunidade em trazer um para o Brasil (muitíssimo obrigado ao meu amigo que reside no Reino Unido), não tive dúvidas que Paths of Glory (PoG para os íntimos) permeava meus pensamentos fora da Eurolândia, como Pax Pamir em 2022 ou Arkham Horror Cardgame em 2021.
A jogatina, se é que podemos chamar de uma partida, na verdade foi uma simulação de 2 turnos de um jogo real, descrito minuciosamente no livro de regras.
Minha esposa descreveu a experiência como um curso.
Como vencer no PoG? Como mover e atacar com suas unidades? Como recrutar? Quando a Itália entra na Grande Guerra, os EUA... quando o Império Russo deixa de existir?
Foram mais de 4 horas e meia aprendendo sobre como trincheiras e condições do relevo favorecem os defensores; como ataques em flanco podem ser mortais e remontam quase nostalgicamente aos ataques em flanco no RPG; como os belgas conseguem se entender com os britânicos, ou como os russos não conseguem fazer grandes movimentos fora do império Russo ou a força expedicionária britânica não atua fora do império britânico, Bélgica, Império Francês e império Alemão.
E outras exceções que não lembro, ou que simplesmente ignoramos, mas que estão ali muito mais como um complicador, mas sim como um compromisso temático com o que realmente ocorreu, embora tenhamos alguma liberdade para alterarmos e fazermos nossa própria estória.
Afinal, o Império Alemão não conseguiu conquistar o Império Francês pela Bélgica mas... PoG oferece essa difícil, contudo não impossível, reescrita.
Enfim, repetimos os passos, muitas vezes inexperientes, de 2 outros jogadores de PoG, naquele agosto e setembro de 1914. Após, ainda eufóricos com o tema, assistimos Um Dia No Front, e todos os corpos (cerca de 15 a 18 mil pessoas cada) e exércitos (no mínimo 2 corpos ou cerca de 30 a 36 mil pessoas) perdidos (e não foram poucos) durante os 2 meses da Grande Guerra, tornaram-se assustadoramente perturbadores.
Ansiosos para nós mesmos tomarmos nossas próprias decisões e jogarmos a partida curta, ou os meses de agosto, setembro e outubro de 1914, da Grande Guerra.
Paths of Glory se mostrou uma grata surpresa aqui em casa.
Ainda adoramos eurogames (ark nova por exemplo) ou amerigames (me permito incluir arkham Horror cardgame e seu dungeon crawler muito sutil) MAS wargames tem se mostrado uma escola ainda mais de nicho, difícil de dominar, mas muito, muito temáticas, e muito mais sobre uma experiência, seja de aprendizagem, seja com o grupo, e menos sobre competir ou vencer algo.



