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  3. Terra Mystica
  4. Terra Mystica e o princípio da cooperação

Terra Mystica e o princípio da cooperação

Terra Mystica
  • avatar
    Linauro28/06/23 19:23
    avatar
    Linauro
    28/06/23 19:23
    351 mensagens MD

    "Então, Malkuzar, um Mago do Caos velho e sábio se pronunciou. A razão de ser chamado de sábio era resultado de ter sobrevivido a cinco ou mais de seus próprios experimentos. 'Não existe mais nada a ser feito. Ter vizinhos não é necessariamente ruim para nós, é bom para o comércio. Quando construirmos nossos próprios assentamentos, poderemos economizar muito ouro comercializando'" (Manual, p. 1).


    Terra Mystica, um verdadeiro clássico dentre os jogos de tabuleiro modernos, possui uma temática interessante: retrata a terraformação e o povoamento de um mundo mágico por diferentes facções. A partir de uma narrativa de fantasia medieval, o objeto dos jogadores é o de conseguir mais sucesso no seu desenvolvimento que os seus oponentes, todavia, com um detalhe importante: todo o progresso no jogo é feito de forma pacífica. Além disso, quanto mais as construções das diversas facções se aproximam, mais surgem oportunidades de vantagens mútuas. As facções que optarem por receber essa vantagem, todavia, devem abrir mão de avanços individuais, perdendo alguns preciosos pontos de vitória.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/9b128_223833_m.jpg


    Tal valorização da cooperação é representada em Terra Mystica por meio do chamado ´Poder das Estruturas', que se dá da seguinte forma: sempre que um jogador construir estruturas diretamente adjacentes a estruturas de um oponente, o oponente pode ganhar poder, conforme o valor das estruturas que possui diretamente adjacentes àquela que está sendo construída. Todavia, como citei anteriormente, esse poder tem um preço: é necessário ao jogador que aceita receber o poder perder uma quantidade de pontos de vitória igual ao número de poderes recebidos menos um, sendo vedado, entretanto, que termine com um valor negativo quando perder pontos de vitória dessa maneira. A facção dos Cultistas se favorece, especialmente, desse princípio colaborativo, pois possui a habilidade de avançar na Trilha do Culto ou de ganhar poder sempre que ativar o Poder das Estruturas aos seus oponentes.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/a3594_223832_m.jpg


    Tenho a impressão que os jogos competitivos formam uma esmagadora maioria dentre os modernos, nada que seja surpreendente numa sociedade neoliberal como a nossa, onde a concorrência entre os indivíduos aprofundou-se ao ponto de modificar as nossas formas de agir, pensar, falar e, principalmente, de nos relacionar. Terra Mystica é mais um dentre tais incontáveis jogos competitivos lançados, mas com esse pequeno e interessante diferencial, que é o princípio de cooperação entre as facções. O jogo não chega a ser um semi-cooperativo, mas destaca o senso de cooperação nos jogadores, de modo seja possível um desenvolvimento mútuo e não bélico entre facções tão diferentes entre si. Enfim, imagino que, se houvesse uma historiografia da Terra Mystyca, não poderia ser dos grandes conflitos, mas da cooperação entre os povos.



    Por: Linauro. Apaixonado por literatura, música e jogos, desde sempre. Descobriu nos jogos de tabuleiro uma desculpa perfeita para passar mais tempo com amigos e pessoas amadas.

    Imagens: acervo pessoal.

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    Comentários:

  • Pes Soberbos
    1091 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos28/06/23 20:24
    Pes Soberbos » 28/06/23 20:24

    Muito legal o texto.
    Terra Mystica é meu top 1 e acho difícil algum dia ser superado (inclua Projeto Gaia aí que, apesar de eu preferir Terra Mystica, entendo perfeitamente quem o prefere, e acima de tudo Projeto Gaia é uma versão de Terra Mystica).
    Como o texto foca na questão da colaboração, faltou somente citar a vantagem da adjacência pra construir uma das estruturas (casa de comércio) mais barato.

    1
  • Pes Soberbos
    1091 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos28/06/23 20:47
    Pes Soberbos » 28/06/23 20:47

    Outro excelente jogo que pode ser incluído nesse contexto é o Brass.
    Um termo muito utilizado pra definir essa característica de colaboração é “interação positiva”.

    3
  • Linauro
    351 mensagens MD
    avatar
    Linauro28/06/23 22:19
    Linauro » 28/06/23 22:19

    Pes Soberbos::Muito legal o texto.
    Terra Mystica é meu top 1 e acho difícil algum dia ser superado (inclua Projeto Gaia aí que, apesar de eu preferir Terra Mystica, entendo perfeitamente quem o prefere, e acima de tudo Projeto Gaia é uma versão de Terra Mystica).
    Como o texto foca na questão da colaboração, faltou somente citar a vantagem da adjacência pra construir uma das estruturas (casa de comércio) mais barato.


    Obrigado! Muito bem lembrado!

    1
  • Linauro
    351 mensagens MD
    avatar
    Linauro28/06/23 22:21
    Linauro » 28/06/23 22:21

    Pes Soberbos::Outro excelente jogo que pode ser incluído nesse contexto é o Brass.
    Um termo muito utilizado pra definir essa característica de colaboração é “interação positiva”.



    Não sabia e acho que é um conceito bem apropiado ao que eu quis trasmitir no texto, valeu pela resposta!!

    1
  • Guy de Lombard
    458 mensagens MD
    avatar
    Guy de Lombard 28/06/23 22:34
    Guy de Lombard » 28/06/23 22:34

    Pes Soberbos::Outro excelente jogo que pode ser incluído nesse contexto é o Brass.
    Um termo muito utilizado pra definir essa característica de colaboração é “interação positiva”.

    Apesar de haver realmente algo similar no Brass, a interação não me parece inteiramente positiva. Muitas vezes, usar uma estrutura de outra pessoa serve mais para furar ozóio dela do que para ter uma vantagem significativa 

    1
  • Pes Soberbos
    1091 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos28/06/23 22:49
    Pes Soberbos » 28/06/23 22:49

    Guy de Lombard ::
    Pes Soberbos::Outro excelente jogo que pode ser incluído nesse contexto é o Brass.
    Um termo muito utilizado pra definir essa característica de colaboração é “interação positiva”.

    Apesar de haver realmente algo similar no Brass, a interação não me parece inteiramente positiva. Muitas vezes, usar uma estrutura de outra pessoa serve mais para furar ozóio dela do que para ter uma vantagem significativa 


    Mas no Terra Mystica a interação também não é inteiramente positiva. Muito pelo contrário. Você tem a interação positiva, mas tem muita furação de olho na disputa por territórios, pelos poderes, slots de culto, etc.
    A principal interação positiva no Brass é a utilização das conexões dos adversários, mas obviamente tem muita furação de olho também (o que, como eu já disse acima, não é diferente no Terra Mystica).

    1
  • Rhapsody
    1693 mensagens MD
    avatar
    Rhapsody29/06/23 10:07
    Rhapsody » 29/06/23 10:07

    Eu sinto falta de mais jogos com interação positiva assim.

    Não curto jogo coop mas ao mesmo tempo não curto wargame onde vc tem que destruir as coisas que o amiguinho tem.

    2
  • Pes Soberbos
    1091 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos29/06/23 10:27
    Pes Soberbos » 29/06/23 10:27

    Rhapsody::Eu sinto falta de mais jogos com interação positiva assim.

    Não curto jogo coop mas ao mesmo tempo não curto wargame onde vc tem que destruir as coisas que o amiguinho tem.

    O último jogo que adquiri, que ADOREI e tem bons elementos com essa pegada de interação positiva é IKI.
    Um jogão que tá valendo muito a pena, o preço tá bem legal.

    3
  • Guy de Lombard
    458 mensagens MD
    avatar
    Guy de Lombard 29/06/23 21:01
    Guy de Lombard » 29/06/23 21:01

    Pes Soberbos::
    Guy de Lombard ::
    Pes Soberbos::Outro excelente jogo que pode ser incluído nesse contexto é o Brass.
    Um termo muito utilizado pra definir essa característica de colaboração é “interação positiva”.

    Apesar de haver realmente algo similar no Brass, a interação não me parece inteiramente positiva. Muitas vezes, usar uma estrutura de outra pessoa serve mais para furar ozóio dela do que para ter uma vantagem significativa 


    Mas no Terra Mystica a interação também não é inteiramente positiva. Muito pelo contrário. Você tem a interação positiva, mas tem muita furação de olho na disputa por territórios, pelos poderes, slots de culto, etc.
    A principal interação positiva no Brass é a utilização das conexões dos adversários, mas obviamente tem muita furação de olho também (o que, como eu já disse acima, não é diferente no Terra Mystica).

    Sim, são jogos que tem uma tensão gigantesca por conta desse equilíbrio precário, por isso eu os amo (na verdade, joguei e jogo muito mais o Gaia, por conta da contagem de jogadores). Os dois estão entre os meus jogos preferidos, acho deliciosos.

    O Gaia e seu irmão mais velho por conta da enorme variedade de estratégias. Eu gosto desses jogos em que posso fazer um plano para construir um motor durante toda a partida e botá-lo para rodar só no final, passando de 5 pontos para 180 em duas rodadas, adoro essa tensão. Ao mesmo tempo, o jogador também pode fazer a estratégia de pontuar desde a primeira rodada e vencer.

    Já o Brass eu adoro por conta da tensão a cada ação. Como o cara do No Pun Intended bem definiu, parece que toda jogada que você faz não só é a pior possível para você, como ajuda todo mundo. É demais, tenso do começo ao fim, uma obra prime que, em relação a Gaia e TM, ainda tem a elegância de ser curto em regras e em componentes

    3
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