Northgard: Terras Desconhecidas, que está aqui através da Best Mark Distribuidora e Across the Board nos trás o game digital de 4x (explorar, extrair, expandir e exterminar) em sua versão boardgame, através de tiles, miniaturas, muitos tokens (fichinhas), dados e cartas (com belíssimas artes, por sinal).
O jogo tenta reproduzir tudo que há no jogo criado originalmente já há muitos anos para as mais diversas plataformas digitais de jogo e de forma geral, toda a implementação agora em seu formato físico foi possível graças as belas escolhas de suas mecânicas para a sua jogatina, que são:
- Deckbuilding
- Set collection
- Domínio de território
- Batalhas
- Force sua sorte
O jogo utiliza dos recursos como comida, madeira e pedra da sabedoria para que os clãs nórdicos, que neste jogo são assimétricos, possam sobreviver, aumentar a sua população e conquistar novos territórios (ou perderem também em invasões planejadas ou inesperadas).
Assim como em Stone Age e Agricola, ao final do ano, devemos alimentar o clã. Com o mesmo problema já conhecido destes outros jogos, sem comida suficiente, bem, sofremos penalidades severas de pontuação final da partida (tem gente que não vai curtir muito mais uma vez - risos).
Podemos construir assentamentos para produzir mais recursos como madeira, comida, guerreiros valentes, como deve ser um jogo neste estilo. Age of Empires e outros jogos do gênero agradecem a inspiração.
A pontuação do jogo: os pontos de fama são responsáveis para decidir o grande vencedor. Consiga estes pontos explorando e expandindo território (mesmo que estejam temporariamente com miniaturas do adversário). Este processo faz ganhar vários pontinhos importantes para a contagem. Também há construções, cartas e outras formas de se ganhar fama, portanto, atente-se à todos estes. Lembra que eu falei sobre não alimentar o clã ao final do ano? Pois é, se isto acontecer, uma carta de -5 pontos de fama é recebida e você não pode se livrar mais dela (um problemão!).
E por falar de clãs, o jogo em sua versão boardgame vem com os seguintes:
- Urso
- Javali
- Bode
- Corvo
- Veado
- Lobo
Ah! Você pode escolher em jogar com o módulo adicional de criaturas, o que aumenta a dificuldade consideravelmente. Para mim foi sugerido jogar as primeiras sem as criaturas para que o jogo não passasse uma impressão de frustração logo de início. Acredito que foi uma bela sugestão e uma escolha bem aceita.
Pontos que me chamaram a atenção:
- O espaço na mesa, que precisa ser ligeiramente grande;
- Cartas de ações e evolução dos clãs: poderiam ter mais cartas, mas ainda sim rodou bem;
- Arte: o jogo em si enche os olhos e foi muito bem produzido;
- Manual: muito bom, didático e facilmente se encontra as informações para tirar possíveis dúvidas;
- E sim, eu jogaria novamente.
Na minha mais modesta opinião, os tiles poderiam ser um pouco menores que ainda sim, daria para trabalhar bem com todos os demais componentes e ajudaria na questão da área ocupada pelo jogo na mesa.
Na minha mais modesta opinião, os tiles poderiam ser um pouco menores que ainda sim, daria para trabalhar bem com todos os demais componentes e ajudaria na questão da área ocupada pelo jogo na mesa.
Um jogo de 2 a 5 jogadores, que leva em torno de 90 minutos, em média.
Eu curti e digo que vale sim a pena, experimentar uma jogatina de Northgard: Terras Desconhecidas. Se criarem um modo solo, seria mais legal ainda!
Aproveito e sugiro para seguir os meus canais:
Sem mais eu fico por aqui, abraços do tio Glauber.