O Bom do Videogame – mini review e primeira impressão
Estive buscando e buscando
Por quatro coisas muito preciosas.
Ora, não sei quando e nem onde
Eu as perdi:
A inocência da infância,
A coragem da adolescência,
A minha serenidade interior,
O meu sorriso supremo.
-Sri Chinmoy, Wings of Light, part 14, Aum Press, Puerto Rico, 1974.
O que interessou
O tema nostálgico! Estudar durante a semana e se preparar para jogar durante os fins de semana, depois de alugar cartuchos no sábado de manhã!
Como funciona
A cada rodada você pega um número com cor, faz uma ação associada com o lugar de onde tirou o número e pode jogar um jogo (utilizando coleções de números). Jogando um jogo o suficiente (que exige o uso dos números com cor), você zera o jogo, que pode dar pontos extras - e por pontos é como se vence o jogo. Para ajudar, você pode comprar revistas, que funcionam como coringas, e que contribuem para completar o seu caderno de passwords, que dá bônus durante e no fim do jogo. Gostei muito do mecanismo da "empolgação", que é ganhar um número após jogar ou completar um jogo, o que faz com que a sua mão, agora mais vazia, possa completar mais um jogo com o que restou dos números na sua mão. Depende de um pouco de sorte, se os seus colegas jogarem antes de você e escolherem primeiro qual número pegam. Achei genial, e me vi contando com isso para fazer uma rodada perfeita.
Tema
É muito presente, e é um dos grandes trunfos do jogo. Na hora que você percebe tem que estudar para poder jogar, tudo começa a fazer sentido na temática. Ou que a sua avó dá um jeitinho na sua lição de casa. Até o manual tem algumas frases épicas, como "Ah, o jogo que você queria já foi alugado? Escolhe outro qualquer, e anda logo, porque a mamãe tá com pressa!" (escrevo da memória)
Densidade
É um jogo médio a pesado na minha opinião. Você tem de fazer planos, mas se contentar com o limite de 8 cartas na mão, considerar que alguém pode alugar a fita que você quer, tem os bônus ganhos após jogar uma fita, tem os bônus de objetivos, os cristais de novidade para completar a ficha de password, tudo isso a ser contado numa ação, e são apenas três ações antes do "fim de semana" (fim da rodada), o que lhe obriga a escolher bem o que vai fazer... O tema ajuda a simplificar um pouco.

Setup
Médio a rápido.
Interação
A interação é de forma mais indireta - uma pequena corrida para conquistar objetivos antes do colega, ou alugar uma fita antes - mas normalmente não é intencional, pois é difícil saber exatamente o que o seu colega pretende fazer...
Andamento
As rodadas são bem rápidas uma vez que você entende o fluxo - mas, uma vez que você tenta otimizar a sua pontuação, principalmente nas rodadas finais, a grande possibilidade de estratégias pode causar demora nos turnos dos jogadores. Esse é a maior crítica que tenho ao jogo - talvez possibilidades demais nas rodadas finais do jogo, deixando-o mais lento.
Regras
O manual é muito bem escrito. Após uma leitura, eu me senti sabendo tudo do jogo. No dia seguinte, já tinha esquecido algo, mas foi fácil achar no manual e resolver.
Produção
Simples, mas funcional. O jogo é bem feito. Como é comum, tem muito espaço vazio na caixa, que poderia ser de metade do tamanho.
Partidas
Uma partida em dois jogadores.
Conclusão final:
Gostamos bastante e vamos jogar mais vezes. O tema é muito bem implementado, e rico, pois há diversos mecanismos no jogo, todos bem implementados, o que faz com que a imersão temática seja bem grande.
Comparação com outros jogos:
Em alguns momentos, senti uma similaridade estratégica com o Lewis & Clark, de que gostamos muito. Você tem que preparar a sua rodada toda durante os seus turnos, pensando em ter um final de rodada bastante positivo.
Sobre esta série de mini-reviews:
Esses reviews vão ser sempre baseados em primeiras impressões, pois é justamente como gostamos de jogar por aqui: se o jogo é muito, muito bom, jogamos mais vezes; se não encanta de primeira, é vendido/trocado. Preferimos buscar jogos que nos encantam já na primeira tentativa do que investir tempo e experiências tentando descobrir se aprenderemos a gostar de um jogo que não se demonstrou inicialmente promissor. A vida é curta!